Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Como ajudar o Vitória - Capítulo 6: Apoie os jogadores da base

home / menu / ajudando o vitória / capítulo 6

Hoje eu vou falar de um assunto que diz respeito dos jogadores são formadas pelas divisões de base do Esporte Clube Vitória, que são ou poderão ser grandes craques de bola.

Capítulo 6: Apoie os jogadores da base
Capítulo 6: Apoie os jogadores da base

Que os jogadores da base é um bom investimento, acho que todo mundo sabe, mas será que todo mundo sabe a sua real importência para clubes desprovidos de recursos financeiros? Este investimento não é somente para ser revertido em cifras, mas também em títulos.

A melhor campanha do Vitória até hoje no cenário nacional foi em 1993, quando disputamos a final do Campeonato Brasileiro contra o Palmeiras, infelizmente não conseguimos derrubar o time de Vanderlei Luxemburgo. Este time rubro-negro teve como principais destaques os jogadores oriundos das divisões de base do Vitória.

Se um time investe nas divisões de base, é porque quer ter um retorno, são centenas de garotos que passam para que restem apenas os melhores. Esses jogadores irão jogar na equipe principal (profissional) e com seus desempenhos ajudarão o clube nas competições. Mas nem sempre a "safra" rende vários jogadores bons, e nem sempre os jogadores que foram bons aqui conseguirão render o mesmo em outros clubes. Há um risco, o futebol é assim, aí que entra os gestores.

Como saber que um jogador será craque? Com o time cheio de dívidas, carente de recursos, vender ou não vender o atleta? Recusar uma boa (ou razoável) proposta? O gestor tem consciência das negociações? São perguntas que devem ser respondidas e avaliadas caso a caso, mas este ainda não é o meu foco. Independente do que o gestor irá fazer com o passe do jogador, devemos fazer com que ele seja (ou vire) um grande craque, para que possa de certa forma ajudar o Esporte Clube Vitória.

Não quero alongar muito o texto, então vou ser mais preciso nas informações:

-A AVF (Associação Vitória Forte) ajuda no possível as categorias de base do Vitória, conheça o trabalho deles;

-Quando se vaia um jogador (principalmente os que estão começando sua carreira no profissional), é bem provável que seu desempenho caia, até por questões psicológicas, por isso temos que ter PACIÊNCIA com as futuras revelações;

-Jogadores prata da casa, querem mostrar seu futebol, com isso as chances de nos darem mais títulos são maiores, já que não temos cacife de montar um elenco com jogadores já conhecidos e consagrados;

-Quando um jogador é vendido, gera receita para o clube, que normalmente cai como uma luva, então devemos fazer de tudo para que este esteja bem com o futebol;

-Mesmo após ser negociado, um atleta vendido para o exterior ainda rene para os cofres do clube que o revelou. A FIFA criou o "Mecanismo de solidariedade e Indenização por formação" (procure no Google para maiores informações), que destina aos clubes formadores de determinado atleta entre as idades de 12 a 23 anos, direito de receber proporcionalmente 5% do valor da negociação deste atleta, conforme a tabela:

12 anos

0,25 %

13 anos

0,25 %

14 anos

0,25 %

15 anos

0,25 %

16 anos

0,5 %

17 anos

0,5 %

18 anos

0,5 %

19 anos

0,5 %

20 anos

0,5 %

21 anos

0,5 %

22 anos

0,5 %

23 anos

0,5 %

Total

5,0 %


Para finalizar, um exemplo bem recente, a venda de Kaká do Milan para o Real Madrid. O time São Paulo tem direito à uma parte do valor negociado, cerca de R$ 7.000.000,00 (veja mais detalhes). Ou seja, o São Paulo irá receber esse valor que será revestido para a formação de mais atletas e até no elenco atual, sem dúvida nenhuma as chances de sucesso será maior.

Pense duas vezes antes de criticar os jogadores.

Por: Lucas Serra

Veja outras formas de ajudar o Vitória.
__________
Comentários
6 Comentários

6 comentário(s):

Pedro Luiz disse...

é isso mesmo, temos que apoiar esses jogadores, quanto mais vaias eles tomarem, menos nós iremos ganhar.

Saulo disse...

Ter uma boa categoria de base é muito importante para um clube.
É preciso ter muita paciência com esses jogadores que conseguem subir logo para o profissional e demora ter o resultado.

Peter Crouch disse...

Mais do que apoida a iniciativa!

Lucas Serra disse...

Sem dúvida Pedro, Saulo e Peter, a base é a "base" de tudo mesmo!

Gilberto Rangel de Freitas disse...

Prezado Lucas,
Sou torcedor do Vitória e tenho uma idéia que gostaria de apresentar a você e saber sua opinião. Trata-se de um modelo de geração de receita totalmente voltado para a divisão de base do nosso Vitória para que ela passe a ser A Melhor Divisão de Base do Brasil!

Lucas Serra disse...

Oi Gilberto, o ideal é vc entrar em contato com o clube, mas envie pra mim para eu dar uma olhada e tentar repassar para o Vitória...

http://www.ecvitorianoticias.com/2008/04/contato.html

SRN

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM