Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

O evangelho do apocalipse segundo Pica-Pau. Por Franciel Cruz.

Quem gosta de rock não tem o direito de falar mal da música de seu ninguém.

Esta sábia boutade acima é sempre repetida por uma amiga (fã de rock) quando seus comparsas começam a fazer carinha de nojo para outros tipos de música, especialmente para os ritmos desta província lambuzada de dendê e rebolation, tion, tion. E olhe que a referida criatura até teria autoridade para fazer biquinhos, pois ela é apreciadora de Leonardo Cohen, Lou Reed (que Andy Warhol o tenha) e de umas fases de David Bowie.

Porém, os adeptos da música zuadenta, em vez de escutarem este bom conselho, se acham os ungidos. E não ficam quietos. E querem dar pitacos em tudo. Ouçam o desplante.

Você vai ao Rio de Janeiro só para ver um jogo de futebol?”, indagaram-me, com ar de quase desprezo, como se eles não fossem useiros e vezeiros em fazer diversas viagens à referida urbe para aplaudir astros velhacos que se tornaram caricaturas de si mesmo.

Homi, quá; sinhô, me deixe!

Como meu prato de comer sugesta quebrou faz tempo, não dei ouvidos à maldade alheia e desci a pirambeira para acompanhar a inolvidável e já histórica labuta entre Vitória x Fluminense.

Aliás, nem sei mesmo porque diabos meti os roqueiros nesta prosopopeia. Na verdade, o que queria dizer para vocês, amigos de infortúnios, era que hoje, mais do que nunca, acordei com uma inveja disgramada de Nelson Rodrigues. Afinal, nada melhor do que estar morto neste momento, sem ter a obrigação de relatar a epopeia ocorrida na tarde desse domingo no muderno Maracanã – até porque nem mesmo se sacasse do coldre todas as hipérboles melodramáticas do ilustre e finado tricolor conseguiria ser (in) fiel às devastadoras emoções da peleja.

PUTAQUEPARIU A TRANSCENDÊNCIA!!!

A verdade é que, com sua afeição às metáforas grandiloquentes, o menino Nelson provavelmente diria que tudo começou 40 minutos antes do nada e seguiria tranquilamente por este caminho de devaneios. Porém, cartesiano, vou pra cima do fato igual a um carrapato e informo que o início da chibança teve hora precisa. O ponteiro do relógio marcava exatamente 18h13 quando o assoprador de apito, ladrão e gaúcho (desculpe-me as redundâncias) resolveu expulsar o zagueiro Kadivisky do Vitória só porque ele rasgou a canela de Diguinho. Uma injustiça. Afinal, deveria existir uma lei garantindo que quem desce a madeira num sujeito de nome ridículo como Diguinho está, a priori, absolvido, perdoado. Porém, o desinfeliz de preto contrariou esta cláusula pétrea da Carta Magna.

Mas, derivo.

O fato é que, a partir de então, o que era para ser apenas uma partida de vida ou morte se transformou num rebuceteio dos 600 DEMÔNHOS.

Depois de um chutão providencial do zagueiro, que os românticos chamariam de lançamento, a bola desviou na cabeça de pica amassada de Dinei e sobrou para Marquinhos. O GÊNIO FRANZINO apareceu em diagonal tal e qual um raio da silibrina (seja lá que porra isto signifique) e brocou.

Antes que eu subornasse o fiscal, para que providenciasse o desligamento de todos os refletores, o lateral direito (ala é a senhora sua mãe) Ayrton traiu a pátria. 1 x 1. Como desgraça pouca é bobagem, Ney Franco (esta história de que passei a noite dando beijos em sua boca é apenas boato) coloca em campo Pica-Pau.

Antes de prosseguir, parênteses. (Assim é fácil, menino Nelson. Falar de Pelé adolescente é uma beleza. Basta dizer que o negão andava em campo com uma dessas autoridades irresistíveis e fatais. Depois, é só completar, sem deixar a criança cair no chão, afirmando que a bola ia aos seus pés com uma lambida docilidade de cadelinha. Ato contínuo, o Edson Arantes ia lá e brocava. Queria ver você largar estas prosopopeias sobre o instável Pica-Pau).

Para quem não conhece nosso herói, repito. O sujeito é cheio de pernas, de braços e com cabelos completamente malamanhados. Tem nome de príncipe, William Henrique, e atuação de personagem de desenho animado. É, não custa repetir, um homem-sintese, que funde a nobreza com o mass media. Talvez por conta desta mistura nunca tenha escutado o que é compromisso tático. Traduzindo de forma mais gentil: é um pica tonta.

Assim, com sua entrada, o que era ruim, piorou. O time, que já estava com um jogador a menos, perdeu mais ainda poder de marcação, virou um bando. E o fraco Fluminense virou o jogo.

No entanto, por um desses fenômenos que nem todo o estoque de mentiras e devaneios de Nelson Rodrigues conseguiria explicar, em menos de três minutos o Rubro-Negro fez dois gols. Um com o lateral Juan, após chute de Marquinhos e outro, com ele, o homem, o mito, o pentelho, o príncipe William Pica Pau Henrique, primeiro e único.

A partir de então, não me cobre mais nenhum relato, pois apenas vi uma mulher vestida de sol e um dragão que tinha sete cabeças e dez pontas, e nas suas cabeças sete diademas.

Sei que houve no céu uma grande batalha: O arcanjo Miguel, os seus anjos o o Todo-Poderoso PICA-PAI pelejavam contra o Dragão, e o Dragão com os seus DEMÔMNHOS pelejavam contra eles – e, ao contrário do que garantiu Nelson Rodrigues, ficou provado para todo o sempre que existe, sim, no futebol, vitória improvisada, espetacularmente improvisada.

Palavras da salvação. Amém.

Por: Franciel Cruz

P.S Esta homilia vai para Dorival Caymmi, João Gilberto, seus conterrâneos da Leões do Vale, os Vianei Bezerra, Pai e Filho e Dora, rainha do frevo e do Maracativisky, Tiago Campelo, Jai Teixeira e Iza Silva, o insano Otto Bruno, o conselheiro Antônio Rocha e os outros 10 mil Rubro-Negros que invadiram o Maraca neste domingo.
__________
Comentários
0 Comentários

postar comentário(s):

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM