Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Carlos Falcão lamenta erro do Olodum e diz: "Estamos atentos e monitorando o assunto"

O que era para ser uma homenagem aos times brasileiros se tornou alvo de revolta dos torcedores do Esporte Clube Vitória contra o Bloco Olodum, que no Carnaval deste ano celebra o futebol e o samba.

A confusão começou na última segunda-feira, 4, quando os abadás começaram a ser entregues. Os torcedores do rubro-negro repararam que o nome do escudo, impresso no abadá que será usado no desfile de domingo, havia sido trocado pelo "Vice", em vez do original E.C.V (Esporte Clube Vitória). O símbolo que estampa o figurino foi criado pela torcida do arquirrival Bahia como forma de gozação.

// Diretoria do Olodum emite Carta de Retratação

As fotos das fantasias foram postadas no site da Central do Carnaval, empresa responsável pela comercialização. Indignados, os torcedores do rubro-negro baiano começaram a se manifestar na página da empresa: "Convoco a torcida Rubro-Negra a boicotar essa charanga de péssima qualidade, e levar para as ruas o seu protesto com cartazes faixas e vaias!!! A partir de hoje o batuque sem graça desse dito "bolco" deve ser considerado não bem vindo ao seio da torcida rubro-negra", postou Guilherme Hirsch Conclamo.

"Estão de brincadeira não é? Ninguém vai tomar uma providência? Isso é falta de respeito... Não gostar do time é um direito deles, mas fazer isso é palhaçada! Desrespeito com o torcedor rubro negro... Patético e anti-profissional. Caiu completamente no meu conceito". Postou a torcedora Bruna Lima na página Seleção Rubro Negra.


Após perceber a dimensão da gafe e a revolta dos torcedores do Vitória, a Central do Carnaval resolveu excluir as fotos das vestes de sua página na internet.

Desculpas ao Leão - Em nota, a direção do bloco Olodum pediu nesta terça, 5, desculpas aos torcedores e à direção do Vitória pelo erro. "Pedimos oportunamente desculpas ao time Esporte Clube Vitoria, pois o ato em si não teve, em absoluto, a intenção de atingir pessoalmente a ninguém, tão pouco prejudicar a imagem de tão honroso e respeitoso clube que desde muito alegra a sociedade baiana".

Ainda de acordo com o comunicado, assinada pelo presidente do bloco, João Jorge Santos Rodrigues, a direção afirmou que o erro não vai ser repetido e justificou a troca como um erro humano. "Gostaríamos de retratação pública com a consciência de que atos como estes não mais se repetirão, pois, tratou-se de um erro humano, nada portando de cunho pessoal e desrespeitoso. Em tempo, informamos que determinamos o imediato recolhimento das fantasias que estão sendo distribuídas na Central do Carnaval, e que as mesmas não serão utilizadas em qualquer evento da instituição", concluiu.

Segundo o vice presidente do Esporte Clube Vitória, Carlos Falcão, o time lamentou que uma instituição como o Olodum tenha funcionários despreparados e desse nível, mas a direção entendeu que o erro foi de uma pessoa e não da instituição. "O bloco já entrou em contato com a gente e explicou o que ocorreu, nós entendemos que foi o erro de uma pessoa, e se as medidas de recolhimento dos abadás forem cumpridas, nós não vamos tomar medidas judiciais", explica.

Porém, de acordo com o vice presidente, se a troca dos abadás, prevista para começar nesta terça, não acontecer de forma eficaz, o clube vai tomar as providência cabíveis na Justiça. "Estamos atentos e monitorando o assunto. Medidas adotadas, assunto encerrado, caso contrário, tomaremos providências".

Retirada suspensa - Conforme a assessoria de imprensa do Bloco Olodum, as fantasias que foram retiradas já podem ser trocadas a partir desta terça. Ao todo, 140 camisas com o escudo errado foram distribuídas para os foliões, o restante teve a retirada suspensa.

Ainda segundo o bloco, os foliões devem entrar em contato com a produção por meio do telefone 3322-0487 e consultar qual o ponto de venda mais próximo para que a troca possa ser feita. Quem realizar a troca nesta terça vai ganhar um par de ingressos para o último ensaio do Olodum que será realizado no mesmo dia, na Praça Tereza Batista. (Bárbara Silveira / A TARDE)


Olodum diz que torcida e Vitória serão retratados
A organização do bloco afro Olodum recebeu o G1 na tarde desta terça-feira (5), na sede do bloco, no Centro Histórico de Salvador, para explicar o erro na confecção do abadá deste ano.

O designer baixou o símbolo em um site que escrevia aqueles dizeres do clube e não viu o erro. Quando me falaram, eu não acreditei. Vi a foto, mas pensei que alguém tinha levado para casa e feito aquilo no computador, uma montagem. Mas aí me trouxeram a camisa e eu vi que era verdade”, explicou o vice-presidente do Olodum, Marcelo Gentil.

"A primeira providência foi de retirar os abadás de circulação”, disse Gentil.

De acordo com a assessoria do Olodum, 2.500 camisas foram confeccionadas com o erro. Destas, 140 já tinham sido entregues nos postos de distribuição da capital antes de serem recolhidas para o reparo. Para corrigir o problema, o bloco entrou em contato por telefone com os associados, solicitando a troca das camisas.

Também preparamos uma carta de retratação que foi de imediato enviada à diretoria do Esporte Clube Vitória. Além disso, preparamos meios de retratação para com o clube e para o folião que recebeu o produto errado”, acrescentou.


Retratações
Para o folião que entregar as camisas com o erro até esta terça-feira (5), será feita a troca pela camisa reformulada. Além disso, ele receberá gratuitamente um par de ingressos para o evento terça do Olodum, que acontece à noite, no Pelourinho. “Quem fizer a troca a partir de amanhã receberá um CD promocional ao vivo da banda”, complementou Marcelo Gentil.

Além disso, uma ala de percussionistas do bloco fará uma ação especial no jogo do Vitória no dia 17 de fevereiro também em forma de retratação. “Queremos dizer ao torcedor baiano que temos um grande respeito, tanto pelo Bahia, quanto pelo Vitória. No Olodum tem torcedores de ambos os times”, disse o vice-presidente.

O Olodum desfila no carnaval com o tema "samba e futebol". O designer que confeccionou as camisas foi procurado duas vezes durante a tarde, mas disse que não poderia comentar o assunto naquele momento.

'Gafe'
A gafe, que virou motivo de piada entre torcedores do Bahia nas redes sociais, não foi bem recebida por torcedores do Vitória. Vários procuraram a direção do clube para pedir medidas contra o bloco. O Vitória entrou em contato com a diretoria do bloco para resolver a situação.

De acordo com o diretor de marketing do clube, Adilson Batista, Vitória e Olodum chegaram a um entendimento sobre o problema, mas ressaltou que o clube não gostaria de se manifestar sobre o assunto.

"O posicionamento do Vitória foi direto com o Olodum. O nosso presidente se comunicou diretamente com o João Jorge, presidente do bloco, e eles trataram o assunto. O Vitória prefere não comentar porque acredita que não é necessário. Houve um erro, esse erro foi corrigido com muita boa vontade, então entendemos que não é preciso comentar o ocorrido", disse o Batista. (Egi Santana / G1 / GloboEsporte)
__________
Comentários
2 Comentários

2 comentário(s):

Anônimo disse...

Como pode msis de 2500 camisas serem confeccionadas sem conhecimento da direção do bloco?

Anônimo disse...

A resposta do Vitória está muito branda. Na verdade a diretoria ainda dá muito espaço para o desrespeito alheio. Já passou da hora de exigir mais respeito porque o vitória precisa melhorar seu posicionamento diante de si mesmo. Precisa mais auto estima. O vitória precisa ser percebido como grande clube, inclusive por ele mesmo.Chega de desrespeito.Chega de pensar pequeno. Chega de chacota . O profissionalismo precisa ser a prioridade.

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM