Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

L’enfer c’est les autres. Por Franciel Cruz.

A culta e pacata população do Norte e Nordeste de Amaralina tem consciência de que a frase que ilustra o título desta resenha, proferida pelo covarde personagem Garcin, na peça Entre quatro paredes, comporta uma interpretação muito mais complexa do que supõe os almanaques de autoajuda.

Porém, como o tempo urge e ruge, e as semifinais do Valerão-2012 estão batendo na porta, não vamos aqui ficar esmiuçando as abrangentes artimanhas da alteridade. Assim, para adiantar o lado, simplificaremos e reduziremos o axioma sartreano à questão da transferência de culpa, o velho e bom tirar o seu da seringa.

Ah, sim, o marido de Simone de Beauvoir disse também (em outro contexto, mas sobre a mesma questão), que se abster das responsabilidades, botando o fracasso nas costas de outros, é “má fé da consciência”.

Pois bem.

Vocês podem nem acreditar, mas pratiquei todas estas piruetas filosóficas por causa de Marcos André, aquele meio-campista que também deu (lá ele) um monte de piruetas muito mais arriscadas, na rampa do Palácio do Planalto. Sim, amigos de infortúnios, estou falando dele mesmo: Vampeta, o homem, o mito, o pentelho.

Seguinte foi este. De acordo com matéria publicada na página Sociedade online (http://www.radiosociedadeam.com.br/portal/noticia.aspx?nid=96701), o moço de Nazaré das Farinhas teria largado a seguinte prosopopeia no Programa Bem, Amigos, do Sport TV. ”Sou conselheiro, mas os caras estão fazendo um monte de cagada lá“.

Como é, Vampeta ? Você é conselheiro, mas somente os caras estão fazendo merda?

Pois é, minha comadre, nestas parcas palavras do ex-jogador está a personificação, involuntária, da tese rasteira de que L’enfer c’est les autres (O inferno são os outros). Afinal, na concepção do modelo da Revista G Magazine, ser conselheiro do Vitória exime-o de qualquer responsabilidade na construção dos caminhos que o Clube deve seguir.

Em vez de ir às reuniões do Conselho e lutar para mudar o atual estágio de coisas, ele apenas vai à TV e diz que “os caras estão fazendo um monte de cagadas lá”, como se não tivesse as suas cotas de (ir) responsabilidades.

Aliás, a bem da verdade, parece que realmente não as tem – pelo menos não no Conselho do Rubro-Negro, pois seu nome não consta na lista do Site Oficial do Clube, nem como Vampeta, nem como Marcos André.

Sei que algum incauto pode argumentar que, ao menos, este ato de Vampeta (sim, ato, pois palavra também é ação) serve para desnudar a diretoria, já que a declaração foi feita em um programa nacional.

E eu digo não é nécaras. O inverso é o verdadeiro. A fala de Vampeta, além de mascarar o problema, transferindo responsabilidades exclusivamente aos outros , ainda denota falsidade ideológica, pois afirma ser o que não é.

Então, se a declaração do rapaz tem alguma serventia é somente para nos mostrar como não devemos agir. Afinal, se queremos mudanças efetivas no Esporte Clube Vitória não podemos fingir que o inferno são (apenas) os outros.

E encerro esta homilia com a mais profunda e necessária filosofia para o atual momento: “Que venha o ABC, pois vamos lascá-lo em banda. E tenho dito!".

Por: Franciel Cruz (@ingresia)
__________
Comentários
1 Comentários

1 comentário(s):

Anônimo disse...

Só imbecil para confiar em Ricardo Silva, eu torço para que o Vitória vença esses jogos mesmo com ele à frente da Comissão técnica do Clube, é inexplicável que o time sem mudança tenha melhorado tão rapidamente. Ora a torcida exige o retorno de Douglas, por entender que ele seja melhor que o Renan, mais o paizão consegue com uma boa conversa convencer os jogadores a se doarem. Grande mágico, isto subentende que existe uma divisão entre os atletas, exemplo é o discurso do Neto baiano que para mim é garoto de recado da Diretoria, mais ele deixa claro que Cerezo estava sendo sacaneado, por alguns independentes da sua falta de autoridade, e isto o paizão tem conhecimento.
Quando afirmo que Ricardo Silva é um tumor maligno no Clube, esta certeza passa por essas ocorrências, como pode tantos treinadores passar pelo Clube e suas saídas culminam por racha entre os jogadores, sei que a culpa principal é da Diretoria amadora sem autonomia para lidar com estes problemas.
A partida de hoje é de suma importância para o Clube, acredito que venceremos independente do resultado, porque nosso time é bom e melhor que o ABC, longe de subestimar o time Potiguar, com isto não quero assegurar a permanência do câncer RS, se eu tivesse condições econômica para presidir este Clube mandaria embora de imediato, Flavio Tanajura, Carlos Falcão, RS, Alex Portela,Raimundo Queiroz este não deveria ter retornado, e acabaria com ás interferências dos membros do conselho, só fazem atrapalhar.
O Vitória precisa se profissionalizar porque é inaceitável, tanta burrice dentro deste Clube, é uma babação de ovo do caralho atrás de Treinadores que na realidade não passam de medianos, a certeza disto está nos times que dirigem e a situação de emprego de cada um deste. Ainda assim esnobam o Clube, pelo ao menos é o que a imprensa maldita divulga.
O Vitória precisa mudar sua cultura e esta passa por se profissionalizar, e por consequência acabar com o protecionismo, paternalismo e o nepotismo que permeiam o Clube, isto acabando poderemos aspirar títulos de expressão.
Lamento as tentativas por Marcio Araujo, PCC, Helio dos Anjos, Waldemar Lemos, não servem para nosso Clube, precisamos de renovação motivação e encarnação com a identidade necessidade do Vitória.

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM