Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Vitória lidera o Troféu Fair Play da CBF. Victor Ramos é "campeão" de cartões amarelos.

Não há dúvidas de que a campanha do Vitória no Brasileirão 2013 é motivo de orgulho entre os seus torcedores. A 6ª posição na tabela, que possibilita ao clube baiano entrar na reta final do campeonato lutando por uma vaga na Libertadores do ano que vem, é fruto de um futebol bonito, vertical, de quem joga e deixa jogar.

Para o time de Ney Franco, não há espaço para jogo truncado. Prova disso está nos números: o Vitória é um dos times mais disciplinados da Série A.

Passadas 35 rodadas, o Leão acumula 61 cartões amarelos, média de 1,7 por jogo. Quando se trata de cartões vermelhos, a média impressiona ainda mais: apenas um jogador do Vitória foi para o chuveiro mais cedo durante todo o campeonato.

Quando comparados os números do Leão com os de outros adversários, o 'jogo limpo' salta aos olhos. Rivais históricos, Vitória e Bahia também caminham em lados opostos no quesito fair play. Um dos times mais indisciplinados do campeonato, o Tricolor já recebeu 93 cartões amarelos (32 a mais que o Vitória) e seis vermelhos (cinco a mais). Outro time adepto do ‘jogo sujo’, o Atlético-MG acumula 93 amarelos e nove vermelhos. Por outro lado, com apenas 57 amarelos e três vermelhos, o Flamengo é um dos clubes mais leais da competição, ao lado do Vitória.

Porém, existe um ponto fora da curva dentro da Toca do Leão. Se, por um lado, o Vitória faz bonito no quesito fair play, por outro, Victor Ramos apela para a força para manter os adversários longe da meta do goleiro Wilson. Com a incrível média de 13 chapinhas amarelas no campeonato, o zagueiro é responsável por 21,3% dos cartões recebidos por todo o elenco rubro-negro. Atrás dele, vêm o meia Renato Cajá, com cinco cartões (8,2%), e o lateral Juan, com quatro (6,5%).

O grande número de advertências faz de Victor Ramos um dos destaques negativos do Campeonato Brasileiro. Ao lado do volante Willians, do Internacional, e do lateral Rogério, da Portuguesa, ele é o jogador que mais recebeu cartões amarelos na competição. Ao todo, o defensor ficou fora de quatro partidas do Vitória por suspensão, após quatro sequências de três amarelos. O número de faltas cometidas pelo zagueiro também é alto: foram 57 infrações até aqui.

Apesar de ser o jogador mais indisciplinado do Vitória, o único cartão vermelho do clube no Brasileirão não foi obra de Victor Ramos. Foi Kadu, seu companheiro de zaga, quem foi posto para fora pelo árbitro Fabrício Neves Corrêa, no duelo contra o Fluminense, pela 31ª rodada, partida vencida pelos baianos por 3 a 2. Ainda na primeira etapa do confronto, Kadu chegou atrasado no lance e acertou a canela de Diguinho. As câmeras flagraram a perna direita do volante do Flu sangrando, mas, mesmo assim, o defensor rubro-negro contemporizou. Para ele, zagueiro tem que chegar firme.

– Na hora ali, no meu entender, foi uma jogada normal. Uma dividida. Às vezes, o zagueiro vai por cima. Naquele lance, comentei com o juiz que ele [Diguinho] estava sem caneleira. Zagueiro é assim. Se não chegar firme, a zaga começa a abrir, e o pessoal não respeita – afirmou o zagueiro.

Novo carniceiro?
Se olhar para o próprio elenco rubro-negro, Victor Ramos vai encontrar o exemplo de um companheiro que um dia levou fama de indisciplinado, mas hoje desfruta de uma fase ‘paz e amor’. Quando atuava pelo Ceará, Michel era um caçador voraz dos seus adversários. No Brasileiro de 2010, o volante recebeu 15 cartões amarelos e foi apelidado de ‘carniceiro’. Hoje na reserva do Leão, mas sempre acionado pelo técnico Ney Franco, Michel recebeu apenas três amarelos. Ele comemora a fase ‘zen’ do elenco vermelho e preto.

- No Ceará, em 2010, ganhei o apelido de carniceiro. Tomei 15 amarelos. Fiquei fora de várias partidas por suspensão. Acho que não sou só eu que estou me destacando por não levar cartões este ano. A equipe toda está de parabéns. Somos um time bastante disciplinado – afirmou Michel.

A três rodadas do fim da Série A, Victor Ramos pode igualar a marca do companheiro, caso seja amarelado mais duas vezes – depois que cumpriu suspensão contra o Corinthians, Victor Ramos já levou um amarelo, portanto, caso receba mais dois nos dois próximos jogos, estaria suspenso da última partida do Vitória, não podendo superar a marca dos 16 cartões amarelos nesta Série A.

Vitória lidera o Troféu Fair Play
O Vitória também é destaque no Troféu Fair Play da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), premiação criada para ‘distinguir o clube mais leal do Campeonato Brasileiro da Série A 2013’, nas palavras da própria entidade.

O clube baiano liderava o troféu até o dia 4 deste mês, data da última atualização, logo após a rodada de número 32 do campeonato. Para chegar à pontuação dos times mais disciplinados da Série A, a CBF lança mão de uma equação com pesos diferentes para os cartões amarelos, vermelhos, expulsões de treinador, expulsões de membros de comissão técnica e faltas cometidas. (Rafael Santana / GloboEsporte)
__________
Comentários
1 Comentários

1 comentário(s):

didi disse...

Endurecer; SEMPRE. Perder a ternura...JAMAIS. Jogo é jogo, na dúvida, meu pirão primeiro, se possível atenção redobrada para evitar o uso da brutalidade.

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM