Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Renegados, ex-tricolores ajudam o Vitória à conquistar o título do Baianão 2013

Mansur, Luís Alberto, Vander e Marcelo Nicácio. O que esses quatro campeões baianos de 2013 têm em comum? Todos nasceram para o futebol no clube vice-campeão da competição, o Bahia. Além disso, o quarteto de ex-tricolores foi fundamental para a conquista do 27º título estadual do Vitória.

As jogadas de linha de fundo de Mansur, a liderança e o bom passe de Luís Alberto, os gols de Nicácio e o gás sempre renovado de Vander deram um ar de saudosista, por parte dos tricolores, para o título rubro-negro. E um sabor ainda mais especial para a torcida do Vitória.

Batuqueiro tricolor, artilheiro rubro-negro
Autor de nove gols na temporada (4 no Campeonato Baiano), Marcelo Nicácio é provavelmente o ex-tricolor mais ligado ao ex-clube. Antes de vestir a camisa do Bahia, Nicácio era membro de uma torcida organizada do clube. A titularidade com o uniforme do time de coração veio em poucas doses. Após muitos empréstimos, Nicácio deixou o Tricolor de vez em 2006, com 13 gols marcados. Rodou por diversos clubes até chegar, em 2012, ao Vitória. Na chegada, avisou que agora era torcedor do Vitória, mas não esqueceu suas origens.

// Confira a artilharia do Vitória em 2013

- Sempre costumo falar que torço pelo time que me paga. Hoje pode ter certeza que eu sou Vitória desde criancinha. Eu creio que não sou conhecido no Bahia. Tive uma passagem muito discreta. Fiquei na base e joguei por apenas um ano lá. A única lembrança que tenho do Bahia é da base, porque, no profissional, eu fiquei por apenas um ano. A questão da torcida começou com 15, 16 anos. Não vou dizer que não foi bom, porque vou ser hipócrita. Aquele momento foi muito bom em minha vida e nunca vou esquecer daquilo. Mas é passado. Agora eu estou no Vitória, e tomara que tenha a possibilidade de conquistar o que não conquistei pelo Bahia – garantiu

O atacante não se firmou como titular e foi colocado em uma lista de negociáveis para a temporada 2013. No entanto, o técnico Caio Junior decidiu apostar em Nicácio e fez dele o artilheiro do Vitória no campeonato. Apesar de ter ficado fora das partidas finais, o atacante foi fundamental para a campanha rubro-negra. O ex-batuqueiro tricolor agora faz barulho de campeão do lado rubro-negro.

De humilhado a algoz
Em janeiro de 2012, o jovem lateral Mansur deixou o Bahia, após uma decisão judicial. O jogador havia ficado dois meses sem receber salário e sem recolhimento do FGTS. Com isso, Mansur partiu para novos ares e foi recebido na Toca do Leão. No Vitória, ganhou a confiança da comissão técnica.

Promovido a titular por Paulo César Carpegiani, foi importante na campanha do acesso à Série A. Um ano depois de chegar ao Rubro-Negro, o lateral levanta a sua primeira taça como profissional. Durante a campanha do título, Mansur marcou gol contra o antigo clube - e não teve piedade.

- Eu não fui revelado pelo Bahia, fui revelado pelo Vitória! E esse gol que fiz contra o time onde eu fui humilhado foi presente de Deus, porque ele é perfeito. Estou feliz em marcar em um time onde fui humilhado – disse.

Com a camisa do Vitória, o jogador também chegou à Seleção sub-20. Se no Bahia lhe faltava carinho, em solo rubro-negro, Caio Junior foi mais um a lhe dar abrigo e pedir que o torcedor o apoiasse. Impiedoso, mas verdadeiro. O ex-humilhado lateral agora é campeão baiano.

O desconhecido de Old Trafford
Revelado pelo Bahia, o volante Luís Alberto foi autor de um gol histórico na temporada passada, quando marcou em Old Trafford, o tento que garantiu a vitória do Cluj sobre o poderoso Manchester United na Liga dos Campeões da Europa.

Poucos meses depois, Luís Alberto estava de volta à Bahia, com saudade de atuar em casa. Informações de bastidores dão conta que o jogador teria procurado o Bahia, mas ouviu dos seus dirigentes um “não”. A justificativa era de que não conheciam o seu futebol.

Diante disso, Luís Alberto foi bater na porta rival. Aceito, o volante se tornou uma referência no meio-campo do Rubro-Negro. Líder por natureza, o ex-tricolor se apresentou para quem não o conhecia: muito prazer, Luís Alberto, campeão baiano de 2013.

V de Vingança
Entre os ex-tricolores do elenco do Vitória, nenhum tem uma história tão conturbada quanto Vander.

Depois de aparecer como promessa e ajudar o Tricolor a voltar para a Série A, o meia-atacante foi emprestado ao Flamengo. Elogiado por Ronaldinho Gaúcho e Vanderlei Luxemburgo, o jovem meia sofreu com seguidas contusões. Voltou ao Bahia, mas teve poucas chances. Com problemas para renovar o contrato, Vander foi colocado de lado a pedido do presidente Marcelo Guimarães Filho.

Sem jogar, o meia enfrentou meses de treinos separado do restante da equipe tricolor para só voltar a jogar em 2013. No Vitória, Vander voltou a atuar. Encontrou do caminho do gol e, quando encarou o antigo clube, fez como Mansur: sem piedade, marcou um gol na humilhante goleada de 5 a 1 e lembrou pelo que passou.

- Tudo que eu sofri... Hoje eu pude mostrar que tenho valor. Não poderia ser dispensado por deficiência técnica. Pude dar minha resposta em campo.

De demitido por deficiência técnica a vingador rubro-negro, Vander é bi. Campeão baiano de 2012 pelo Bahia e de 2013 pelo Vitória.

Renegados, humilhados, esquecidos. Pouco importa o que sofreram no lado contrário. O ex-quarteto tricolor é agora o quarteto campeão baiano. (Eric Luis Carvalho / GloboEsporte / Fotos: Felipe Oliveira - Mauro Akin - Robson Mendes)
__________
Comentários
0 Comentários

postar comentário(s):

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM