O estudo demonstra tendências do cenário nacional, tais como a queda nos valores de transferência de atletas e bilheteria na participação da receita total e, por outro lado, o crescimento da receita das cotas de TV.
No ano passado, apenas seis clubes não tiveram déficit no exercício. Alem do Vitória, somente Santos, Corinthians, Vasco da Gama, São Paulo e Gremio Barueri não fecharam 2011 no vermelho.
Porém, quando se analisa os números nos últimos cinco anos é que se percebe melhor os resultados e efeitos da gestão financeira do Vitória. O rubro-negro baiano foi o único clube brasileiro que reduziu seu endividamento nesse período (88%).
A evolução do faturamento do Vitória também foi um dos destaques desse Relatório. O clube foi o segundo do Brasil em crescimento de receita nos últimos cinco anos, com 205% nesse período.
Em relação aos investimentos no departamento de futebol, o Vitória também aparece bem no ranking, é o 9º clube que mais aumentou esses investimentos nos últimos cinco anos.
Segundo o vice-presidente financeiro do Vitória, Carlos Sérgio Falcão, “O relatório da BDO confirma que nosso clube vem sendo administrado de forma bastante profissional, e esses números são o reflexo dessa gestão responsável”. (Site ECV)