Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

O coletivo não pode ser sacrificado em prol de uma glória pessoal. Por Franciel Cruz.

A economia vai bem, mas o povo vai mal”. Esta frase poderia ilustrar algum compêndio de análise sociológica. No entanto, conforme é de conhecimento da culta população do Nordeste de Amaralina, tal denúncia foi proferida no auge da ditadura militar exatamente pelo mais perverso dos generais, Emílio Garrastazu Médici.

Pois bem, digo, pois mal.

Mutatis mutandis, o mesmo axioma se aplica ao futebol. Por mais paradoxal que possa parecer, não é raro que o centroavante vá bem e o time ande mal. Às vezes, esta anomalia, inclusive, é causada pelo próprio técnico, que arma a equipe para jogar em função do atacante e o resto do time fica mais torto do que o Corcunda de Notredame.

Vejam o caso do brioso Araripina. Rebaixado antecipadamente para a segunda divisão do fraco campeonato pernambucano, a equipe tem um dos artilheiros da malamanhada competição, o centroavante Vanderlei.

Alguns podem dizer, não sem razão, que o Araripina num é exemplo pra porra de nada – e eu respondo: num é mermo, não. Coloquei o “bode”, como a equipe do sertão pernambucano é conhecida, apenas como introito (recebam, fariseu, um introito nos mamilos) ao tema central: O Vitória.

E fi-lo porque qui-lo (alô, Jânio Quadros), mas também porque temos, ou tínhamos, um time jogando em função de um centroavante. E, assim, enquanto este apresentava números exuberantes, o Leão penava (e matava os torcedores de raiva) nos péssimos gramados do Valerão-2012.

Não era para menos. Afinal, se já num é recomendável que se sacrifique uma equipe, um coletivo, por causa de um craque, imagine armar um esquema tático (?), como fez Cerezo, que deus o tenha, onde o jogador mais habilidoso, no caso Marquinhos, era obrigado a carregar piano para Neto tocar.

VÀ MATAR A MÂE DO DEMÔNHO!!!

A propósito, cansei de reclamar ao ver o Gênio Franzinho, morto de cansado, tendo que cobrir a lateral, fechar a meiúca e depois sair para armar jogadas, enquanto o outro ficava ali, na boca de espera, para correr pra galera e se consagrar.

Pois muito bem.

Com a saída de Cerezo, Marquinhos voltou a ficar mais livre para jogar, especialmente na zona do agrião, aquela parte do campo em que ele se transforma no cão de calçolão chupando manga num dia de neblina. Duas partidas e dois gols decisivos – e isso ainda com o espectro de Neto pairando no ar.

No último domingo, na primeira apresentação sem o centroavante, Marquinhos votou a brilhar e o Vitória a jogar menos engessado, praticando o Ludopédio com leveza, rapidez e com alternativas de jogadas. Não foi à toa que teve gol de todo jeito, de cabeça, de cobertura, de sacanagem. Enfim, um resultado e um futebol para alegrar até o mais carrancudo e corneteiro torcedor – e como tem sacana naquela arquibancada.

PUTAQUEPARIU A MURRINHA!

Derivo, mas volto para encerrar esta prosa, alertando que a goleada de 6 x 1 diante do poderoso Feirense não deve servir para obnubilar os problemas. Ainda precisamos de algumas peças urgentes, especialmente nas laterais e na zaga. E mais. Este convincente triunfo, com o perdão da quase redundância, não pode se transformar em convencimento. Afinal, para ficar rebolando já basta a Moça do Shortinho Gerasamba.

Quebra, ordinária.

Por: Franciel Cruz (@ingresia)

P.S Sei que muitas viúvas de Neto vão rebarbar. Nem me importo. Já enfrentei coisas piores. Lembro, por exemplo, que quando falei umas prosopopeias sobre Rildo alguns me chamaram de tudo – menos de santo. Confiram comigo no replay http://victoriaquaeseratamen.wordpress.com/2012/01/30/
__________
Comentários
3 Comentários

3 comentário(s):

Anônimo disse...

franciel concordo com vc em numero genero e grau,cerezo armou um esquema pra beneficiar esse jogadorzinho chamado neto ruim baiano,pra mim dinei joga muito mais que esse enganador neto baiano chorão.

gabi e rafa disse...

tenho botar o braço a torcer, ate q enfim vi algo produtivo de Franciel esse ano, pois com Neto o Vitoria joga em prol de um jogador "Neto baiano", no entanto "Ele" sempre deixa a desejar com muitas finalizações equivocadas, temos q acabar com o mito de q um time precisa de um centroavante, acredito q jogadores livres no ataque com agressividade ocupando varios lugares em campo podem dar muito certo, q o diga o Barça

pois então, quero ver + de indio, tarta, Rildo e por q não de Dinei.

desta vez vc acertou, adorei a materia .

Anônimo disse...

até concordo que um jogador que esta fazendo muitos gols,apesar de perder muito mais.tenha que ser titular até ai tudo bem certo?. agora o que o vitoria ta fazendo com neto baiano não existe na maioria das partidas ele esta mal em campo muito mal e não é substituido,então pra que reservas?um reserva de luxo como dinei e indio que tb joga como centroavante.neto não é nenhum craque pra não poder ser substituido,muito pelo contrario acho um jogador fraco e limitadissimo que esta dando sorte e vendendo o peixe dele como quer ai no vitoria e o pessoal comendo.ja tinha falado antes e vou repetir.time que tem neto baiano como jogador principal não ganha nada pode ter certeza.olha como o time jogou solto sem ele em campo.

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM