Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Breve ode a um craque eterno. Por Franciel Cruz.

Mais hesitante do que a diretoria do Esporte Clube Vitória, só nesta manhã de domingo decidi rabiscar algo sobre Ederaldo, o Gentil que abandonou este vale de lágrimas na noite da última sexta-feira.

Neste interregno, fiquei em obsequioso silêncio por diversos motivos. Primeiro, apesar de ter o diploma de jornalista, livrei-me há tempos de um grave defeito que acomete esta raça de gente ruim: falar sempre sobre o que desconhece. E, na seara musical, ando tão desconfortável quanto um Maluf no campo da probidade.

Além disso, meu amigo Idelber Avelar já havia dito tudo o que importava dizer sobre o referido, nesta bela homenagem. Não bastasse citar os clássicos do poeta, o professor proferiu prosopopeias deste quilate aqui, ó. Às aspas. “Ederaldo Gentil nasceu em 07 de setembro de 1943, no Largo 02 de julho, em Salvador, e foi sepultado em 31 de março de 2012. Com estas três datas, você compõe a alegoria. Nascido no dia da nossa independência nominal, epidérmica, no Largo nomeado pelo dia da nossa independência real, conquistada com o sangue dos baianos, ele calhou de morrer na véspera do aniversário do golpe que marca em definitivo a nossa característica mais própria, a desmemória, a amnésia. Até na morte ele inventou alegorias cheias de sentido”.

Para complicar mais ainda, Cláudio Leal, rapaz erudito a quem sempre obedeço, largou a seguinte e educada admoestação: "Deixem de vitimização, ouçam Ederaldo Gentil e não encham o saco!". Bom conselho. Como sói, aquiesci e segui. Desde a fatídica noite do dia 30 não faço outra coisa – a não ser escutar Ederaldo. A agulha da radiola já pediu clemência.

Porém, apesar de tudo, não havia como calar. E, mesmo não tendo muita coisa a acrescentar, eu tinha que falar. Afinal, aprendi com o próprio Ederaldo que o pior do silêncio é a agonia. E esta agonia obrigou a me raciocinar todo para escrever algo minimamente original.

Acontece que criatividade aqui é produto escasso. Assim, a primeira coisa que tive vontade de dizer foi o surrado chavão de que a Bahia perdeu Ederaldo Gentil. Mas, nem isso se sustentava – até porque ele não pertencia mais à Bahia – pelo menos não a esta Bahia ordinária onde só as nulidades triunfam.

Como não havia saída, restou-me buscar refúgio nos caminhos do afeto e das afinidades. Ato contínuo, lembrei-me logo que Ederaldo é autor de uma bela homenagem ao meu querido Nordeste de Amaralina ( http://www.sambaderaiz.net/page/2/?s=Nordeste+de+Amaralina ), louvando o delicioso samba chula de Santa Cruz. Por isso que Amarallina nunca mais viu a tristeza.

E por falar em alegria: Futebol. E futebol de alto nível. Ederaldo praticou o ludopédio com ninguém menos que o maior centroavante do Vitória e do Brasil (o que dá no mesmo) André Catimba.

E como esta é uma página esportiva, creio que podemos aproveitar o legado do poeta também nesta área. Afinal, Ederaldo, gentil até no nome, com sua delicadeza, deve nos servir de exemplo na luta contra a barbárie que hoje impera no pebolismo.

Amém.

Por: Franciel Cruz (@ingresia)
__________
Comentários
4 Comentários

4 comentário(s):

Anônimo disse...

Ederaldo Gentil, sugeito simples, eu o conheci nos anos 60 quando trabalhei de Divulgador na Copacabana Disco, epoca do Vinil excelente carater otimo compositor sfreu pela humildade, foi descartado maios sua obra ficou, porém como a morte é Democratica, aqueles que de forma tendenciosa o descartou terá o seu momento de ida.
Parabéns Ederaldo Gentil, sinônimo de eternizar seu samba.
Abraços a todos que lembraram desse excelente compositor de bom carater.
Edson

Anônimo disse...

Assistindo o jogo pela TV Bahia com 20 minutos e decepicionado.... o Itabuna é horrível mas o Vitória consegue ser pior....impressionante a incapacidade do Vitória.....juntando os 80 jogos do ano passado com os mais de 20 deste ano são mais de 100 jogos jogando mal.... Já entraram técnicos , jogadores ,diretores de futebol... Falta mudar o presidente para que não seja CEGO ! Franciel faça alguma coisa...alguém aí faça alguma coisa....vamos perder tudo de novo este ano... Já passou do tempo de termos um time competitivo... Assim como no ano passado perdemos tempo...MANSUR , Léo ,Artur Maia ,Lucio Flávio ,, Rodrigo ,etc....não servem,,,,,Roberto

Murilo Almeida Batista disse...

Franciel, as vezes vc me irrita com essa poética "arrudiadoura"... uma série de bereguedê pra falar uma coisa...
e vezes me diverte e me inspira. Acho que isso é papel de grandes obras... e de grandes obreiros. artistas ou comunicadores ( e dão no mesmo). impacto.

Anônimo disse...

temos que mudar essa diretoria,ontem na verdade se não fosse o bandeirinha qd errou o impedimento o itabuna teria saido na frente e até ganhado o jogo,não da pra aguentar toninho cerezo mais e alex portela ja tem 4 anos que o vitoria é um time apatico e sem vergonha.esse cara ta querendo o que mesmo?vejam só ele ta testando indio...imaginem testando indio!idio é jogador pra estar testando?esse cara é louco e ta comendo só donheiro do vitoria vá embora cerezo e leve alex portela .

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM