Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Um freio no otimismo insano. Por Franciel Cruz.

O que dizer quando, nas quatro últimas pelejas, seu time conquista quatro triunfos seguidos, marca 13 gols e sofre apenas quatro? E mais. O que falar se, no meio destas vitórias, há uma que garantiu a passagem para a segunda fase de uma competição nacional e outra que aconteceu diante de um tradicional rival?

Caso gostasse de agradar a turba ignara que se contenta com migalhas, seguiria o caminho fácil do otimismo acrítico que fede a imbecilidade e conclamaria em caixa alta: PODE VIBRAR, TORCIDA RUBRO-NEGRA!!! Porém, tal e qual um Marcio Greyck do ludopédio, j’accuse: As aparências não podem sustentar as nossas vidas.

É óbvio que devemos comemorar a passagem de fase na Copa do Brasil, especialmente porque temos um passado recente de terríveis humilhações http://impedimento.org/2009/01/14/top-10-humilhacoes-do-vitoria/, assim como também possuímos o direito e o dever de sacanear as sardinhas. Este rouco locutor que agora vos sopra estas céticas reflexões, por exemplo, escreveu nada menos que três picuínhas em forma de textos sobre o último ba x VI.

No entanto, contudo, todavia e diversos outros inobstantes, temos que, como pregavam os comunistas de antanho, analisar a nossa situação inserida no contexto. Basta lembrar que, há há menos de um mês, realizávamos a pior campanha dos últimos 20 anos. É fato que, nestes últimos dias, o time cresceu (lá ele) de produção, especialmente depois que aquele pecado capital chamado preguiça, que atende pelo nome de Lúcio Flávio, foi sacado do time. Porém, ainda estamos longe de apagar estas máculas recentes e ter um time que nos encha os olhos.

E, já que falei de visão, cabe uma pergunta: será que, tal e qual aquele povo de itinga que ateia fogo em bordel, sairemos cegos por aí com uma camisa listrada comendo sardinha e arrotando caviar? Não creio que seja atitude das mais recomendáveis oftalmologicamente.

Ah, mas também não estou para cagar regras sobre bom senso e retinas. Cada um é senhor de seu cada qual – e torce, e enxerga, da forma que bem entender. Faço este alerta somente para que, desculpe a redundância, estejamos alertas e lutemos por dias melhores, mais luminosos e menos sombrios. Aliás, vou repetir pela ducentésima, quadragésima, nona vez: O atual campeonato baiano num é parâmetro para porra nenhuma. (Para isso, basta lembrar quem é o atual líder da competição).

E não é parâmetro exatamente porque não temos com quem testar efetivamente nossas forças. Há mais de 20 anos que nenhum outro time (a não ser a sardinha e o Vitória) disputa ao menos a segunda divisão do Nacional. O quadro é tão dantesco que os campeões temporãos, como Colo-Colo e Bahia de Feira, se desgraçam todo nas primeiras fases da…quarta divisão.

Há coisa de 30 anos, o quadro não era tão disgramado. Em 1981, por exemplo, tínhamos o Galícia brocando Corinthians e Botafogo na Taça de Ouro, o equivalente à Série A. Além disso, havia um Leônico ou Catuense fazendo campanhas razoavelmente dignas na Taça de Prata. Porém, os regulamentos foram mudando e os times da Bahia foram perdendo espaço. Estas equipes que citei, coitadas, saíram da posição de destaque e rumaram para o anonimato. E o fato é que, efetivamente, não mais conseguimos romper a dicotomia rubro-negra x tricolor.

Então, já há algum tempo que o Varelão se tornou uma caricatura de si mesmo. Eu, discarado que sou, perco minhas noites de quarta-feira para ver um Vitória x Juazereinse, mas vou porque, como disse, sou discarado, não por acreditar que ali se está praticando algo parecido com futebol. Ontem mesmo, apesar do placar dilatado, foi um jogo muito do meeiro.

É possível que eu esteja neste mau humor dos seiscentos demônhos porque fui obrigado a ver novamente Lúcio Flávio enganando 90 minutos com a camisa 10 do Vitória. Porém, independentemente disso, amigos de infortúnios, tenho a convicção de que para enfrentar a hora Jota, aquela em que o Leão vai beber água, é preciso muito mais do que a sede atual. No entanto, se vocês que assim tá beleza, beleza. Apenas depois não venham para cá dizer que Santo Antônio lhes enganou.

Amém?

Por: Franciel Cruz (@ingresia)

P.S Ah, aos que esperam que eu fale sobre o novo santo da Bahia, o homem, o mito, o pentelho, o atual maior artilheiro do Brasil de todos os tempos da última semana, podem ficar tranquilo. Falarei amanhã.
__________
Comentários
3 Comentários

3 comentário(s):

Cleber Leite disse...

De fato, o problema do Vitória não são os adversários. O problema do Vitória é ele mesmo. Nunca vi um time pra tropeçar nas próprias pernas como nosso Leão. Não dá pra se empolgar que ele vai e frusta a gente.
Aquelas derrotas para Bahia de Feira e São Caetano ano passado ainda estão engasgadas e só serão diregeridas com, no mínimo, o acesso neste ano.
Vamos torcer para um 2012 diferente!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Quanta bobagem!!!!!!

Anônimo disse...

Bobagem um caral... tudo o que foi dito é certíssimo,assino embaixo. Ha algo por trás do Vitória ou melhor dentro do Vitória que não o deixa decolar, coisas estranhas como escalar Lúcio Flavio para jogar e você perceber que no jogo todo em todas as jogadas de perigo do vitória no gol adversário o nome dele se quer é mencionado, essas e outras muitas atitudes me deixam uma varias pulgas atrás da orelha. Como esconder o óbvio ululante???? Como justificar a saída de Douglas do time? Em detrimento deste novo goleiro que as poucos com suas falhas vacilantes vai minando a confiança e certamente causará insegurança aos companheiros em campo?
????
Tithox

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM