Rebaixado em 2009, o Náutico é que o está mais próximo de garantir o seu retorno à elite. Os pernambucanos precisam apenas de um ponto para garantir o acesso. A disputa pelas duas últimas vagas está mais aberta e acirrada.
Dois nordestinos fecham a disputa, mas precisam vencer os dois jogos e ainda torcer por tropeços dos rivais diretos. O Vitória está apenas um ponto abaixo da zona do acesso. Já o Sport tem uma situação um pouco mais difícil e precisa tirar três pontos de desvantagem.
Veja como está a situação de cada time:
NÁUTICO:
63 pontos, 17 vitórias, +11 de saldo – Precisa de apenas mais um ponto para se garantir na elite do futebol brasileiro. Os pernambucanos só ficam na Série B se perderem os dois últimos jogos e se Ponte Preta, Bragantino e Vitória vencerem suas duas últimas partidas.
Próximos rivais: Boa Esporte (F) e Ponte Preta (C)
PONTE PRETA:
59 pontos, 16 vitórias, +15 de saldo – A Ponte estava com a vaga na mão, mas vacilou, está há quatro jogos sem vitória e se complicou na briga. O time campineiro ainda depende apenas de si, mas precisa de duas vitórias para não ter que torcer por tropeços de rivais.
Próximos rivais: ABC (C) e Náutico (F)
BRAGANTINO:
58 pontos, 16 vitórias, +14 de saldo – A situação do Bragantino é parecida com a da Ponte Preta: o time do interior paulista também depende apenas de si e sobe com duas vitórias. A diferença é que o Braga vive um momento bem melhor na competição: venceu as três últimas partidas e não sabe o que é perder desde o dia 27 de setembro
Próximos rivais: ASA (C) e Paraná (F)
VITÓRIA:
57 pontos, 16 vitórias, +13 de saldo – Também em ascensão na reta final (venceu quatro e empatou uma nos últimos cinco jogos) os baianos chegam aos dois últimos jogos com o moral alto para conseguir as duas vitórias que precisam. O problema é que o Vitória não depende apenas de si: precisa torcer por pelo menos um tropeço de Ponte Preta ou Bragantino.
Próximos rivais: São Caetano (C) e ASA (F)
SPORT:
55 pontos, 15 vitórias, +14 de saldo – O Sport é o time que tem a situação mais complicada. Os pernambucanos precisam vencer as suas últimas partidas e torcer por tropeços de dois dos três rivais pelo acesso: Vitória, Bragantino e Ponte Preta.
Próximos rivais: Paraná (C) e Vila Nova (F)
* Com 53 pontos cada, Boa Esporte e Americana ainda tem chances matemáticas de acesso. A probabilidade, porém, é quase zero. As equipes precisam vencer os dois jogos e torcer para o Bragantino perder as duas (se conquistar um ponto, pode ser ultrapassado no número de vitórias ou no saldo de gols), para o Vitória somar apenas um ponto e para o Sport somar, no máximo, mais três pontos. Se a Ponte perder as duas, também pode ser ultrapassada. (ESPN)