Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Sobre efemérides e Síndrome de Peter Pan

Franciel CruzNão bastassem os dissabores causados por minha maltratada conta bancária, que me fazem ter pesadelos piores do que os de Gregor Samsa, ontem acordei com a seguinte indagação a atormentar minhas vastas emoções e pensamentos imperfeitos: pra que porra servem as efemérides?

Para resolver tão inquietante e fundamental questionamento, apelei à fórmula infalível. Qual seja: a mistura da medicina tradicional (puxei mais uns tragos daquelas substâncias não recomendadas pela Carta Magna) com a moderna tecnologia. Traduzindo: Marijuana e Google.

E, como sói ocorrer nestes momentos dramáticos, eles não negaram fogo. Assim, completamente emaconhado, digitei em negrito: Qual a serventia das efemérides? E, ato contínuo, as respostas apareceram à mancheia.

“Servem para (re) construir a memória”; “para lembrar e esquecer, comemorar, recordar coisas, fatos e pessoas”; “Para o homem se redimir de suas maldades”; “para resgatar as idéias”; “aquecer as vendas do comércio e fornecer motes para espetáculos”; “não deixar que se apaguem as memórias dos grandes autores”; “funcionam apenas como referência ou para avaliar a atualidade de uma obra”; “servem de pretexto para quem não tem coragem de dizer que ama”.

Pois muito bem.

Na semana em que o Vitória completa 112 anos, o presidente do clube, Alexi Portela, acrescentou mais uma serventia para efemérides: “É a época de abandonar o barco”. E como demência pouca é bobagem, ainda saiu fazendo beicinho. Às aspas: “Não gostei da forma como isso foi divulgado. Não vou largar o clube, nem deixá-lo, pois meu nome que está em jogo também. Quero apenas cuidar da minha saúde e dos meus negócios. Estou precisando disso. (Carlos) Falcão vai assumir nesse período e eu estarei sempre próximo, não vou abandonar nada”.


Sei que análise do discurso está fora de moda, mas as frases iniciais e finais do comunicado do desinfeliz são reveladoras. Senão, vejamos. Ao dizer que “Não gostei da forma como isso foi divulgado”, ele não consegue esconder todo o caráter autoritário. Já o “estarei sempre próximo, não vou abandonar nada” é apenas a versão futebolística para aquele ”não se preocupe, amor, é só a cabecinha”.

Traduzindo: Alexi Portela Júnior tirou o dele da seringa na hora crucial. É óbvio que a indignação da galera Rubro-Negra não é somente por causa da afronta à efeméride. Há algo muito mais grave em jogo. O clube está na véspera de uma das decisões mais importantes de sua história. Num momento de afirmação. Sim, afinal o que está em jogo amanhã contra o poderoso Bahia de Feira de Santana não é somente mais um título baiano, mas também a possibilidade do Vitória, pela primeira vez em sua história, ser um campeão de mão cheia. Até hoje o time é igual à mão esquerda de Lula: só vai até quatro.

Então, amigos de infortúnios, o fato é que o gesto tresloucado do presidente demonstra duas coisas. A primeira é que, uma vez mais, ele trata a paixão de quase metade dos baianos como se fosse apenas um brinquedo que herdou do pai. (Sim, seu genitor Alexi Portela também foi presidente do clube nos anos de 75 e 76 do século passado). E a outra questão é que, assim como o pai, ele parece sofrer da síndrome de Peter Pan. Na hora em que o clube pode dar um passo adiante e se tornar efetivamente grande, ele tira o fiofó da reta.

Alguns, de alma sensível, podem dizer que a saída foi justa porque ele “está doente”. Mané doente! Nestes graves momentos, como já ensinou o lendário Bill Shankly, todas as dores devem ser jogadas para escanteio, até porque o futebol não é apenas uma questão de vida ou morte. É muito mais importante do que isso.

Então, a lógica cartesiana mandava fazer exatamente o seguinte. Primeiro, morre; depois pede a porra da licença.

Afinal, está em jogo o primeiro pentacampeonato, Carajo!

P.S Na época de aniversário do brioso Vitória, nem sempre a ira comanda os textos deste injuriado locutor.

Franciel Cruz
__________
Comentários
2 Comentários

2 comentário(s):

Anônimo disse...

Sensacional!!!! Parabens.

Anônimo disse...

Vc. é um babaca, transloucado que se acha o melhor de todos. mais não passa de um merdinha. Futebol tem que ser tratado como entretenimento, por isso o Brasil é uma bosta. pessoas como vc. só tem merda na cabeça.

Z.P.

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM