Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

O que é que o Leão não tem? (Vontade de vencer)

Vinte e sete jogos: 11 triunfos, 7 empates, 9 derrotas. Quarenta pontos conquistados em oitenta e um disputados – aproximadamente 50% de aproveitamento. Oitava colocação. É esse o contexto no qual o Vitória está inserido na Série B do campeonato brasileiro desse ano. Faltam apenas onze rodadas para o fim da competição e ainda não conseguimos nos firmar no seleto grupo que sobe à nata do futebol nacional.

Segundo a maioria dos matemáticos, no fim da 38ª rodada, com 63 pontos a ascensão à Série A já é garantida. Vinte e três pontos distante da meta, o Vitória precisa aumentar o seu rendimento, nos onze jogos restantes, para 70% para que os planos da subida não precisem ser adiados para 2012.

Dos onze jogos restantes, seis são dentro de casa. Precisamos vencer todos e empatar os outros cinco jogos fora, no mínimo, para tornar o sonho da volta uma realidade. Em outras palavras, é necessária uma arrancada incrível, com 13 jogos de invencibilidade (contando com os dois últimos – triunfo contra a Ponte e empate contra o Paraná). Entretanto, o máximo que o Leão conseguiu até agora foram 7 jogos imbatível, ou seja, praticamente a metade do que precisamos agora. Diante de tantas dificuldades, será que dá?

Bom... impossível não é, já que a matemática nos reacende uma esperança. É aquela fé desmedida que, no coração do torcedor do Vitória, não se apaga mesmo que cem pontos ainda fossem necessários. É aquela imutável veemência em gritar “Bote fé, meu Leão vai subir!”, mesmo sabendo que a caminhada ainda é difícil. Por mais que a gente diga que não vai mais acreditar, que vai abandonar o time... ou que façamos protestos, xinguemos a diretoria, o elenco, ou até a nós mesmos, uma coisa é certa: cada gol, cada ponto, cada vitória, cada tropeço adversário e cada rodada positiva será motivo para que acreditemos, até o fim, que somos capazes, que somos melhores e que esse não é o nosso lugar.

Então, o que fazer para conseguir o resultado esperado por milhões de torcedores?

Depois de ter atravessado a Ponte (Vitória 2x0 Ponte Preta), em 27/09 e de ter sido freado pela própria incompetência em Curitiba (Paraná 1x1 Vitória), três dias depois, o Leão enfrentará hoje, 20h30, no santuário Barradão, a limitada equipe do Grêmio Barueri, que ocupa a 14ª posição na tabela. Só um resultado positivo nos interessa, e podemos consegui-lo com propriedade se não repetirmos os erros cometidos, por exemplo, no último jogo, contra o Paraná. Ganhávamos de um a zero, com gol no primeiro minuto, mas o nervosismo e a dificuldade de manter um bom ritmo de jogo, somados a uma falha coletiva do juiz, do goleiro Fernando e do sistema defensivo como um todo, fizeram com que perdêssemos dois preciosos pontos.

O que o elenco do Vitória não tem, porque não apresentou durante todo o campeonato, é espírito de guerra. Porque, na verdade, não é só de uma competição entre times de futebol que estamos participando. Série B é guerra. É briga, é luta, é força, é o mais forte engolindo o mais fraco. O mediano não consegue nada, e é como o Vitória tem se apresentado. Só conseguiu metade dos pontos disputados e está na parte intermediária da tabela, quatro posições abaixo da ideal.

O que o Leão não tem, mas precisa dar um jeito de ter, para subir – além de triunfos, pontos e gols – é essa vontade de vencer que falta ao medroso elenco rubro-negro. É o comprometimento, o respeito à nação, o espírito competitivo, a confiança sempre em alta, o reconhecimento da própria capacidade e da do grupo. É, também, o incentivo da diretoria, que poderia facilitar o apoio do torcedor nessa reta final abaixando o preço dos ingressos.

É sobretudo, a volta da fidelidade do torcedor apaixonado, que precisa apoiar o time incondicionalmente... que precisa gritar o “Vamos subir, negô” como uma forma de dizer “eu tô contigo e não abro”. É berrar até perder a voz, bater palma até assar a mão, pular até cansar os pés. É ser feliz, é ser primeira divisão, é fazer a diferença, é sentir orgulho, é estar mais apaixonado todos os dias. É amar, é confiar, é jamais abandonar. É ser mais Vitória. É jamais jogar a toalha.

É botar fé. Porque o Leão há de subir.


Por: Davi Cordeiro (Blog das Torcidas)
__________
Comentários
2 Comentários

2 comentário(s):

WILSON disse...

WILSON DISSE:

GRANDE COMENTÁRIO,LUCAS.

SE A DIRETORIA É FRACA.

NÓS SOMOS FORTES.NOSSO VITORIA É GRANDE.

Anônimo disse...

ERA !!!!!! DE AGORA EM DIANTE TEMOS Q NOS CONFORMAR.....ALEXI MATOU O VITÓRIA GRANDE COM A INCOMPETÊNCIA ! Roberto

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM