Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Brasil 0 x 0 Portugal - 25/06/10 - Brasil avança em primeiro, mas joga mal e irrita Dunga

Júlio Batista - Brasil
Brasil avança em primeiro, mas joga mal e irrita Dunga
Portal TERRA

A Seleção Brasileira fez o que precisava. O empate por 0 a 0 desta sexta-feira com Portugal, no estádio Moses Mabhida em Durban, pela última rodada da primeira fase da Copa do Mundo da África do Sul, garantiu o primeiro lugar do Grupo G. Mas a equipe jogou mal. Tanto que nem o técnico Dunga escondeu a irritação com o time.

Muito agitado no segundo tempo, o treinador gesticulou e gritou protestando principalmente contra os erros de passe e falta de produtividade do time. Discutiu no calor da partida, por exemplo, com o capitão Lúcio, o zagueiro Juan e o lateral Maicon. Ao apito final, ouviu vaias da arquibancada - não diretamente direcionada a ele, mas ao jogo fraco diante do que se esperava das seleções repletas de craques.

O adversário das oitavas de final será conhecido ainda nesta tarde - poderá ser Chile, Suíça ou Espanha. Já classificado antecipadamente após as vitórias sobre Coreia do Norte (2 a 1) e Costa do Marfim (3 a 1), o Brasil alcançou a marca de sete pontos na liderança isolada do grupo E, avançando em primeiro lugar, conseguiu caminho - teoricamente - mais fácil até a final.

Antes de a bola rolar, uma surpresa: Dunga colocou Nilmar no lugar de Robinho. Depois do jogo, explicou que o titular sentiu dores musculares e foi poupado para a próxima fase. E, como já era esperado, escalou Júlio Baptista e Daniel Alves nas posições de Kaká - suspenso - e Elano - em recuperação de uma lesão no tornozelo.

Por outro lado, o principal atacante brasileiro, Luís Fabiano, teve poucas chances de balançar a rede - errou uma cabeçada de frente e sem marcação. E Nilmar correu bastante. Na melhor chance brasileira, chutou de pé esquerdo por trás da zaga após cruzamento, o goleiro Eduardo desviou de leve e a trave impediu a o gol.

Já Júlio Baptista não conseguiu fazer muito bem a função de principal armador das jogadas de ofensivas. Tocou mais a bola de lado e não conseguiu boas arrancadas. Nem chutes de longa distância, sua principal arma.

Também foi um jogo de lances ríspidos. Destaque especial para o duelo entre Felipe Melo e o brasileiro naturalizado português Pepe. Primeiro o volante da Seleção levantou o pé a centímetros da cabeça do rival, quer teve no caminho o braço atingido. Depois o grandalhão de Portugal revidou e pisou por trás no tornozelo do adversário.

Felipe Melo, muito nervoso, tentou em outro lance acertar Pepe por baixo. Ganhou cartão amarelo. Dunga percebeu que a história não ia acabar bem e sabiamente jogou a toalha. Substituiu ainda no primeiro tempo o volante titular por Josué.

Com a primeira colocação do Grupo G, o Brasil enfrentará o segundo no Grupo H, cuja definição acontecerá ainda na tarde desta sexta-feira. O confronto está marcado para Johannesburgo, no Ellis Park Stadium.

Por ora, o Grupo H tem a liderança do Chile, com seis pontos, seguido pela Espanha, com três - os suíços também têm três pontos. Em caso de vitória nas oitavas, o adversário brasileiro sairia do duelo entre Holanda e Eslováquia.

Ponto Forte de Portugal: Marcação de todos os jogadores atrás da linha da bola, neutralizando todas as armas ofensiva do Brasil;
Pontos Fortes do Brasil: Disposição em campo e a atuação razoável de Nilmar;
Ponto Fraco de Portugal: Isolou Cristiano Ronaldo na frente;
Ponto Fraco do Brasil: Controle emocional: entrou em jogo de provocações com os portugueses;
Personagem do jogo: Felipe Melo, sacado antes do intervalo por desentendimentos com Pepe.

FICHA TÉCNICA - Portugal 0 x 0 Brasil
3º jogo da fase de classificação
Data: 25/06/10
Horário: 11:00h (hor. de Brasília)
Local: Durban, África do Sul
Estádio: Moses Mabhida
Árbitro: Benito Archundia (México)

Portugal: Eduardo; Ricardo Costa, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Coentrão; Pepe (Pedro Mendes), Raul Meireles (Miguel Veloso) e Tiago; Danny, Cristiano Ronaldo e Duda (Simão). Técnico: Carlos Queiroz.
Esquema Tático: 4-3-3

Brasil: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva e Felipe Melo (Josué); Daniel Alves, Júlio Baptista (Ramires) e Nilmar; Luís Fabiano (Grafite). Técnico: Dunga.
Esquema Tático: 4-2-3-1

Cartões amarelos: Duda, Tiago, Pepe e Coentrão (Portugal); Juan, Luís Fabiano e Felipe Melo (Brasil).

Foto: Terra (AFP)
__________
Comentários
0 Comentários

postar comentário(s):

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM