Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Pão e Cirque: Ricardo Azevedo fala da parceria entre Vitória e Governo do Estado

Este artigo foi publicado na revista eletrônica BarradãoOnLine, achei interessante e decidi republicar aqui, confiram:


Pão e Cirque

Muito interessante o movimento em prol de uma melhor captação de eventos para nossa cidade. Veio a Stok Car, a Seleção Brasileira, o Cirque du Soleil. Vem por aí Copa do Mundo, talvez a Fórmula Indy e, quem sabe, Paul McCartney.

Pode parecer a velha política romana do "pão e circo", e, aliás, há uma forte desconfiança sobre isso. Mas, em pelo menos um projeto vejo uma transversalidade de propósito entre diversão e ação: a parceria entre Vitória e Governo do Estado.

A atuação deste projeto irá melhorar as coisas para o clube, que muito pouco tem recebido dos gestores públicos, apesar desta não ser uma obrigação nem tampouco prioridade para qualquer que seja a política pública em questão.

O comentário surge apenas pelo fato de vermos muito sendo feito e mobilizado em prol de uma instituição esportiva similar a nossa, mesmo que esta esteja claramente sem caminho aparente, o que traz um grande risco à qualquer investimento, seja de que natureza for.

Evitando a comparação direta, podemos avaliar que o projeto deve acrescentar ao clube maior comodidade e segurança em seus arredores, oferecendo uma valiosa contra partida, a doação de um terreno para a construção de escola.

Isto é sensato, pois se ajuda de um lado e recebe de outro, diferente das concessões oferecidas ao Bahia, onde se ajuda de um lado e... só. Aqui não há como não comparar, pois podemos imaginar que o sentido daquele investimento é de ordem sentimental. Há quem ache isso louvável.

Mas, o real sentido deste texto é apenas um alerta aos olhos desatentos que comemoram o circo e o Cirque: esporte, diferente do que muitos gestores pensam, não significa apenas diversão e entretenimento.

Todo o mundo desenvolvido sabe que o esporte, antes de tudo, é um projeto de saúde e de educação, o que parece ainda estar longe de nossa realidade, menos no caso da parceria entre Governo e Vitória.

E mais uma vez o clube se apresenta como modelo para alguma coisa. Muitos podem achar banal, mas fazer algo acontecer dessa forma, por mais lógico que seja, é difícil até mesmo para os mais políticos e regulares negociadores. Mais um ponto para a atual gestão do clube.

Esperamos que este projeto saia o mais rápido possível e que sirva de exemplo como modelo para ações futuras. O único risco que corremos é o de sermos uma potência esportiva internacional. Mesmo que com pouco pão, o Cirque será apenas uma cereja neste bolo.

Ricardo Azevedo

Jornalista, é coordenador da Fundação Memorial do Vitória e conselheiro do clube. Na atual diretoria, exerce a função de diretor de marketing.

Foto: Luiz Bartollo
__________
Comentários
3 Comentários

3 comentário(s):

Saulo disse...

Bem interessante mesmo.

Edson Santana disse...

http://esporte.ig.com.br/futebol/2009/09/07/fifa+estuda+diminuir+o+numero+de+sedes+para+2014+8296927.html

Anônimo disse...

não irei ficar surpreso de salvador não for mais sede da copa.

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM