Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Uma volta esperada. Por: Ricardo Soares de Azevedo Lima

Ricardo Soares de Azevedo Lima - Diretor de Merketing do VitóriaNão deixem de ler os artigos do Barradão On-Line, estão excelentes.

Destaco para o artigo de Ricardo Soares de Azevedo Lima, o novo diretor de Marketing do Esporte Clube Vitória, Uma volta esperada.

Ainda editor da revista do Vitória, posição que ocupei por pouco tempo, presenciei o empenho da antiga diretoria (verdade seja dita, afinal, faço jornalismo) em recuperar e preservar os troféus que fazem parte de um precioso acervo do clube.

Não sabia o número ao certo, mas sempre tive curiosidade de ver este patrimônio, que tem em seu aspecto simbólico sua maior importância. Eram peças estragadas que estavam quase perdidas. A história do clube estava em agonia.

Quando o rebaixamento técnico e moral veio, só consegui pensar nisto. Entrei em contato com a empresa e me assegurei de que tudo estaria bem guardado até que o clube pudesse resgatar suas jóias. A história estava em mãos alheias, mas sobrevivia.

De lá para cá comecei a fazer algo na prática por ela. A pesquisa para um livro, o primeiro sobre a história completa do clube, foi o maior desafio. Amparado por estes dados, vejo que tudo mais pode vir a reboque.

O memorial, por exemplo, começou a tomar forma na internet, recebeu inúmeros apoios e agora tem boas chances de sair do mundo virtual para ganhar espaço no mundo real. Assim surgiu a Fundação Memorial do Vitória para amparar a ousada iniciativa.

Não posso jamais me vangloriar disso sozinho, pois muita gente ajudou e vem ajudando na realização deste sonho do Vitória: ter sua rica e linda história preservada. Afinal, um clube com tamanha tradição jamais poderá ser superado nisso, a não ser que permita.

Pois bem, aqui volta a "novela" dos troféus. São cerca de uma centena deles que estão para retornar ao domínio do clube. Grandes, pequenos, brilhantes, de madeira ou alumínio, não importa, são peças que simbolizam nossas batalhas.

Os números não são precisos ainda, mas avalio que 50% estão em ótimo estado, 30% podem ser recuperados e 20% terão de ser reformados completamente. Independente disso, o fato de estarem de volta ao clube é motivo de comemoração.

Preciso dizer que isto ainda não ocorreu de fato, mas, graças a um esforço conjunto entre a Fundação Memorial do Vitória, que coordeno, e a diretoria do clube, que depois disso passei a fazer parte (ou seja, não tenho este mérito), vai ocorrer em breve.

Todos ficaremos felizes, com certeza, independente da geração que ocupemos. Nossos antepassados terão seus feitos, bravos e que muito lhe custaram, novamente trazidos à tona. Nos legaram uma das primeiras e mais belas histórias do esporte no Brasil.

A geração futura, aqueles pequenos rubro-negros e os que sequer ainda estão em projeto de vida, poderão entender melhor e mais facilmente seu amor por este clube. E nós, meus contemporâneos, apenas a alegria de testemunharmos essa revolução sociológica.

Lembro daquela virada no Baiano de 2008. Que força espetacular! Tirada de onde? De nossa história, com certeza. Somos gigantes, fortes, dignos. E haja o que houver, teremos que lutar sempre para o Vitória jamais ser rebaixado de sua merecida e bravamente conquistada condição de ser Vitória. Feliz 2009 para todos!

Ricardo Soazeli Azevedo

Jornalista, é coordenador da Fundação Memorial do Vitória e conselheiro do clube. Na atual diretoria, exerce a função de diretor de marketing.
__________
Comentários
1 Comentários

1 comentário(s):

Anônimo disse...

desejo boa sorte para Ricardo, ele parece ser um cara comprometido com o Vitória

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM