25 de fevereiro de 2013

Saúde dos jogadores de futebol: porque é importante ficar atento

Imagine um jogador de futebol sem um bom plano de saúde para cobrir quaisquer emergências, independente de custos e a qualquer momento? Se não fosse este benefício diversos jogadores que já fizeram história de alguma forma não poderiam ter ficado no futebol durante tanto tempo, sendo que vários já passaram por problemas de lesões ou de saúde, como o Ronaldo Fenômeno, Kleber Gladiador, Valdívia e tantos outros.

E por que não falar então da atualidade, onde Ninácio, Neto Coruja, Mineiro, Nino, Fernando Bob e Douglas, do Vitória, ficaram sem treinar por causa de lesões.

Cuidar da saúde é uma forma do jogador manter o bom emprego e o seu salário (que é melhor ainda), então mesmo quem joga somente futebol aos finais de semana sabe que é preciso ficar atento a alguns cuidados para se manter saudável.

A começar pela alimentação, o cuidado deve ser com o equilíbrio de vitaminas e nutrientes na dose correta. A ingestão de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, além da famosa água, deve ser seguida rigorosamente.

Porém, mesmo quando não se trata tanto da saúde alimentar, mas sim da questão muscular, que é tão exigida dos jogadores, algumas situações acabam sendo inevitáveis, já que estão expostos a diversos perigos de lesões que podem ocorrer durante os treinos e jogos oficiais.

Segundo informações da FIFA, as lesões mais comuns em jogadores de futebol são no tornozelo, joelho, isiquiotibiais e na cabeça.

Torção no tornozelo
A torção no tornozelo é a mais comum devido ao tipo de movimento que é praticado durante o jogo. Acontece quando a sola do pé gira para dentro e apresenta sinais como inchaço gradual, dor ao movimentar o local e impossibilidade de colocar os pés no chão. É algo bastante comum até mesmo nas famosas peladas de final de semana, não é?

Os primeiros socorros são do método PRICE: proteção, repouso, gelo, compressão e elevação.

Rompimento do ligamento cruzado anterior
No caso da lesão no joelho, tratando-se de uma profissão onde o mesmo é utilizado a todo o momento, trata-se da mais grave, sendo esta o rompimento do ligamento cruzado anterior. O joelho estala e há grande inchaço, sendo praticamente (ou totalmente) impossível colocar o pé no chão.

Pode acontecer quando o atleta gira ou leva uma pancada e é preciso utilizar o método PRICE também.

Estiramento da coxa
Os isquiotibiais são os músculos posteriores da coxa e ao fazer algum movimento brusco ou até mesmo ao correr e pisar de forma errada, o mesmo pode ser lesionado. Há um estalo, uma dor súbita atrás da perna e dificuldade em caminhar.

Neste caso, o método PRICE deve ser utilizado com o joelho dobrado.


Lesão na cabeça
A famosa bola alta que os jogadores querem pegar e batidas indesejadas durante o jogo podem ocasionar lesões graves. É sempre importante que o médico ou algum especialista examine o jogador depois da batida, pois pode ocasionar lesão no cérebro.

Com certeza, não tem como evitar totalmente os acidentes dentro de campo ou mesmo nos jogos de finais de semana que você tem com seus amigos, então não é verdade que o plano de saúde tem que ser realmente bom? E você, lembra de outro jogador que precisou de um plano de saúde muito bom?

Por Guilherme da Luz, editor do site Plano de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário