27 de janeiro de 2010

O Vitória e Campeonato do Nordeste 2010

O Campeonato do Nordeste está prestes à voltar, e já pode começar em maio. O assunto sobre a volta desta competição é antiga, desde a sua extinção em 2002/2003. Para encurtar a história, o Campeonato do Nordeste foi extinto porque a CBF não queria mais, talvez para sobrar mais datas livres no calendário. Como é a CBF que regulariza as competições, o jeito foi entrar na justiça, e ela perdeu. Condenada à pagar uma indenização milionária, A CBF "permitirá" a disputa do Campeonato do Nordeste desde que não pague a multa.

Já foi cogitado até para que seja disputado no 2º semestre, nas datas da disputa da Copa Sul-Americana, entretanto se esbarrou no EC Vitória, único time do Nordeste que participa desta competição internacional. Por isso tem previsão de durar até o final do ano.

Acredito que todos os clubes participantes tem muito interesse no Campeonato (ou Copa) do Nordeste, e isso vale também para os torcedores. Sobre isso, Carlos Falcão, vice-presidente do Vitória, falou ontem à noite na Tudo FM.

Falcão disse que aguarda a proposta concreta para avaliar. O Vitória terá uma posição diferente dos outros times, pois irá disputar 4 competições (Estadual, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Brasileirão), ou seja, são cerca de 76 jogos por ano. O clube precisará avaliar bem e talvez incluir os jogos nas poucas datas vagas.

Nos moldes que existia antes, no 1º trimestre, era interessante para o Vitória, pois neste período é mais fraco, com o estadual e início de Copa do Brasil. Se ocorrer no 2º semestre terá que pensar bem para não prejudicar o time, finalizou Falcão.

Vale lembrar que este ano ainda teremos a Copa do Mundo da África. Eu gostaria que o Vitória disputasse o Campeonato do Nordeste, entretanto cada vez mais vejo o quanto será complicado. No final do ano tem o cansaço da temporada, e não acho interessante disputar com um "time B". Talvez seja a hora de rever a competição para começar em 2011, mais organizado, com com planejamento e sem corre-corre.

Por: Lucas Serra

2 comentários:

  1. Concordo contigo, torço muito pra que o Campeonato do Nordeste volte, mas tá muito em cima pra acontecer já esse ano.

    No meu ponto de vista, o melhor seria fazer um bom planejamento pro ano que vem, buscando conciliar as datas, melhores patrocínios e usando esse ano para "conscientizar" os torcedores sobre a importância do campeonato para os times e região e também a importância do apoio de nosso povo. Só não pode deixar a idéia esfriar... trabalho para a boa imprensa, criar aquela boa e saudável rivalidade entre estados, etc, etc.

    Quanto à nosso LEÃO, não existe Campeonato do Nordeste sem seu maior vencedor.
    Campeonato do Nordeste sem o VITÓRIA seria Campeonato do Resto do Nordeste.

    No primeiro semestre ficaria mais interessante e até mais definido: Estadual e Regional e CB.
    Segundo Semestre: campeonatos de maior expressão, como o Nacional e Sulamericana ou Libertadores.

    Mas acredito que isso vai ser definido em comum acordo entre os dirigentes dos clubes e as entidades e, como somos a maior atração do Nordeste, acho que nossa voz vai ser muito bem ouvida.

    Fico na torcida pela realização e sucesso desse belo Campeonato!

    ResponderExcluir
  2. Verdade Victor, sem o Vitória não existirá um Campeonato do Nordeste!!

    Pra voltar mais organizado e planejado, pra mim só em 2011.

    SRN

    ResponderExcluir