29 de dezembro de 2009

Camisa padrão 3 do Vitória poderá ser amarela

O Departamento de Marketing e Sustentabilidade do Vitória apresentou na tarde de ontem os padrões da Penalty para a temporada de 2010 (foto), tendo como modelos dois jogadores da divisão de base, o meia Arthur Maia com o uniforme 2 (branco com detalhes em vermelho e preto) e zagueiro Alan Henrique com o uniforme 1 (tradicional, vermelho e preto, com listras horizontais). Veja as fotos divulgadas na semana passada.

Segundo Ricardo Azevedo, diretor do Marketing, o Vitória nos primeiros anos de sua fundação (em 1902) enfrentou a Inglaterra, representando a seleção brasileira. "Esse foi o primeiro jogo pré-seleção do Brasil" já que na época ainda não a Seleção Brasileira (e muito menos Confederação), quando o futebol ainda engatiava e não era popular.

Com esse fato histórico e a Copa do Mundo da África 2010, a ideia é que o padrão 3 do Vitória tenha como tema a Seleção Brasileira e a Copa do Mundo. O desenho da nova camisa será feito através de concurso, assim como a camisa comemorativa dos 110 anos de fundação do clube, e a data para divulgação da nova camisa está prevista para 13 de maio, data do aniversário do clube.

Sobre a mudança do escudo, Ricardo lembrou que antigamente os escudos das camisas não tinham a listra branca, e que hoje está acontecendo o resgate das tradições do clube. A nova camisa com largas listras horizontais vermelhas e pretas são parecidas com modelos de décadas passadas. Ricardo disse ainda que daqui há alguns anos esse mudança será incorporada entre os torcedores e não mais se discutirá sobre o tema. Nota-se que o escudo no painel atrás da foto já tem o novo escudo e o novo patrocinador (OAS).

Foi anunciado também a atualização do Manual de Identidade do clube, um conjunto de normas para a utilização dos símbolos do Vitória. Veja o conceito de "Manual de identidade visual" do wikipédia:

"... documento técnico, normalmente concebido por designers gráficos, contendo um conjunto de recomendações, especificações e normas essenciais para a utilização de uma determinada marca, com o objetivo de preservar suas propriedades visuais e facilitar a correta propagação, percepção, identificação e memorização da marca."

Eu ainda não tenho a cópia deste novo manual, mas as principais mudanças fica por conta do mascote criado por Ziraldo e o escudo sem a listra branca no meio.

Por: Lucas Serra

2 comentários: