26 de julho de 2013

Técnico Caio Júnior: "Time equilibrado é o time que não tem cartão vermelho"

Tornou-se frase batida na Toca do Leão: para vencer, não precisa bater. É uma fixação de Caio Junior. Desde que chegou ao Vitória, o treinador tem lutado por um time equilibrado. E isso não significa equilíbrio somente no esquema tático, entre os setores defensivo e ofensivo.

Para Caio Junior, o equilíbrio está também em ser um time leal durante os 90 minutos.

O pedido é repetido a cada treinamento, conversa, palestra. É, do mesmo modo, exaltado a cada entrevista. Ou em um simples bate-papo com a imprensa. Não é à toa. Nas oito primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, o Vitória é o time que menos levou cartões amarelos. Foram somente 12 advertências e nenhum vermelho.

- Time equilibrado é o time que não tem cartão vermelho. Vai acontecer em um ou outro jogo. Nossa equipe tem pouquíssima expulsão e, nesse Brasileiro, não tem. E é uma das equipes que mais faz gol. Não precisa dar pancada, ser violento, para jogar um bom futebol – sentencia Caio Junior.

A preocupação com os cartões é tamanha que até mesmo o goleiro Wilson já assimilou os pedidos.

- Caio Junior sempre toca nesse ponto. A gente sabe como o campeonato é difícil, sabe as dificuldades que tem em cada partida, e a gente sabe o quanto complica perder um jogador em uma partida. Ele toca muito nesse ponto, e a equipe vem mantendo o equilíbrio a cada partida e tomando poucos cartões, porque a gente sabe que isso é um ponto importante para essa nossa boa campanha no campeonato – comentou o dono da camisa um do Vitória.

Novo estilo, novos hábitos
A perseguição de Caio Junior por um time com menos faltas e cartões tem mudado o estilo de jogo de alguns atletas. O volante Michel, por exemplo, mudou seu perfil completamente em três anos. Em 2010, o jogador recebeu 15 cartões amarelos e foi chamado de "o carniceiro" do Brasileirão. Neste ano, até agora, não foi advertido nenhuma vez.

- O Caio Junior conversa com a gente que é preciso entrar no jogo com 11 jogadores e sair com 11. Claro que, se não estiver bem de perna, chega atrasado na jogada e toma o cartão amarelo. Por isso a parte do treino conta muito. O Caio faz muito treino em campo reduzido, para que a gente aperte a marcação e aprenda a antecipar as jogadas. Nossa equipe está sempre composta, sem jogar na violência, tentando antecipar as jogadas – disse Michel nesta semana.

Os cartões amarelos estão se extinguindo. Das oito rodadas, o Vitória não foi advertido em três jogos, incluindo aí o clássico Ba-Vi. Por outro lado, contra o Náutico, na segunda rodada, foram cinco cartões amarelos nos 90 minutos. O Leão venceu por 3 a 0.

As faltas vão no mesmo caminho. Em oito jogos, o Vitória cometeu 131 faltas – 60 a menos que o time mais faltoso da competição, o Bahia. O ranking geral da Série A, no entanto, mostra que o Rubro-Negro ainda pode evoluir para ficar ao gosto do treinador. Apesar de ser o time com menos cartões amarelo, o Leão ainda é o 11º mais faltoso da competição. (Raphael Carneiro / GloboEsporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário