15 de março de 2013

Quando uma história começa a ser contada. Por Larissa Dantas.

Alô vitorianos bravos e guerreiros,

Sinto-me muito honrada de estar aqui nesse momento histórico pra vida do Vitória. Histórico porque pela primeira vez nesse clube secular, teremos nas eleições uma oposição forte, capacitada e disposta a transformar o Vitória. Tive a honra de ser convidada para participar e lançar uma chapa para as eleições de dezembro próximo. A honra de conhecer torcedores de enorme valor, e a honra de estreitar antigos laços de amizades oriundos justamente dessa paixão que nutrimos em comum pelo clube.

Como diz nosso hino: “Vitória, tu tens grande história!”. E tem mesmo! Uma história contada pelos bons momentos vividos ao longo dos seus quase 114 anos de existência. História igualmente contada pelos seus momentos ruins. Momentos esses que só nos fortaleceram enquanto torcida, momentos como o de agora, muito ruim, tanto dentro quanto fora de campo, que nos entristece demasiadamente por mexer com nossa paixão, mas também que nos tornam ainda mais fortes para lutar por um Vitória gigante.

E é exatamente para tornar o Vitória gigante que aceitei o desafio proposto pelo Vitória Século 21. E, reitero, sinto-me honrada, confiante e com vontade de materializar esse desafio, de dar minha parcela de contribuição no caminho do clube.

Mas como nosso hino diz também: “Procura mostrar todo seu poder!”. O poder de ser gigante, de ser imbatível, de perpetuar nossa história, de fazer o clube entrar de vez no século 21, de ser um modelo de gestão, só poderá ser conseguido com democracia, transparência e profissionalismo. E é o que nossa chapa prega. Precisamos profissionalizar o clube o quanto antes, especialmente neste momentos onde os olhos do mundo estão voltados para nosso país por conta dos eventos esportivos que teremos nos próximos 3 anos.

E por fim, nosso hino diz: “Somos torcedores de grande valor!”. E somos mesmo! Que me permita Euclides da Cunha, mas antes de tudo, o torcedor do Vitória é um forte. Um guerreiro. Mais que isso, um guerreiro em ascensão no entendimento de que pode fazer do Vitória um gigante!

Viemos da arquibancada. Aprendemos a amar o Vitória incondicionalmente e a apoiá-lo quando ele mais precisar. E esse é o momento. Essa é a hora de fazermos história. E, por isso, gostaria de convidar você, torcedor leonino, a conhecer nosso projeto que vem sendo organizado por 2 anos, que tem no seu seio rubro-negros capacitados, fanáticos e, acima de tudo, dispostos a mudar e recolocar o Vitória nos trilhos do crescimento.

O ano de 2013 promete ser um ano marcante. Um ano onde a torcida pode optar por uma mudança, onde a torcida pode optar por vivenciar a última eleição indireta para presidente do nosso amado clube.

Avante guerreiros leoninos! Chegou nossa hora!

Saudações leoninas

Por: Larissa Dantas

7 comentários:

  1. Comcecei a gostar dessa chapa...

    ResponderExcluir
  2. "Como podemos observar, ficou claro o interesse em desqualificar o Projeto Vitória Século 21, que traz propostas e projetos arrojados para que o clube dê o salto de qualidade necessário e figure, definitivamente, entre as cinco mais poderosas instituições esportivas do país." (Fonte: Jornal Tribuna da Bahia - Vitória Século 21)
    Entre as cinco maiores? Alguém acredita que isso seja possível em um único mandato? Sempre acompanhei a Larissa, reconheço sua qualidade como colunista, mais daí a assumir uma diretoria? Realmente não sei. Mais a questão é essa promessa, a coerência me faz desconfiar plenamente de uma chapa que já começa mentindo, obviamente todos nos gostaríamos que isso fosse possível, mais fato é que isso não acontecerá de um dia para o outro, valorizo a democracia e a candidatura da chapa Vitória Século 21, porém é preciso que se apresente propostas fundamentadas. Entre o mesmo e a "?", pior a mentira, fico com a administração que de fato não é a ideal mais é o melhor que temos. Apresente as propostas Vitória Século 21!!!

    ResponderExcluir
  3. A proposta acredito ser a de profisionalizar o clube o mais rapido possivel, nao da mais pra ficar esperando cair fruta do pe' temos que subir na arvore e colher bons frutos, isso so se consegue com profissionalismo e nao com essa confianca eterna no acaso. Nao guento mais isso... ate quando teremos presidente abnegados e fazedores de favor no nosso clube? Chega. Presidente e diretoria renumerada ja' chega de favor.
    Tithox.

    ResponderExcluir
  4. Isso escrito(em 3 partes) é para os abutres de plantão (Larissa,Fabio Monteiro, PC, Valtercio Fonseca...)POR ISSO FRANCIEL CAIU FORA DE VOCÊS!

    Invisto um pouco do meu tempo e peço um pouco do de vocês(amigos rubro-negros, como eu), pois tempo é questão de prioridade e sei que o Vitória é prioridade para todos os torcedores, apaixonados como nós. Tenho livros e trabalhos publicados, nas áreas de Gestão e de Política, além de ser professor universitário e consultor nestes campos, em organizações de todos os continentes do planeta. Portanto, uma certa experiência para assegurar, com conhecimento de causa que, quando as estas duas áreas se misturam, sem critérios e visando atender a interesses individuais ou de pequenos grupos, em detrimento da coletividade, quem perde é o público.
    No caso específico, a nação rubro-negra. Como um dos muitos colaboradores na construção do Planejamento Estratégico e redesenho organizacional do ECV, não pude ficar indiferente a uma “marola”, criada pela “opinião publicada”, veiculada em micro veículos, dando conta do lançamento de candidaturas que, segundo elas próprias, visavam “antecipar o debate” com vistas à sucessão no nosso amado clube.
    Afora o fato de vermos nas imagens destes “atos” TUDO, MENOS TORCEDORES E CONSELHEIROS DO VITÓRIA, o que, por si só, descredibiliza qualquer factoide, dalí emergente, cabe refletir sobre algumas “propostas” descritas em veículos “oficiais” do suposto movimento, para que tiremos nossas próprias conclusões:

    ResponderExcluir
  5. - Sobre Divisões de Base:

    “Vamos implantar a cultura do jogo bonito desde as nossas escolinhas...”
    “Diminuiremos a rotatividade dos profissionais da base [...] daremos suporte aos treinadores e demais membros da comissão técnica da base com investimento em capacitação profissional (educação continuada) e apoio psicopedagógico...”
    “Buscaremos a otimização da política de revelação de talentos...”

    Ora! Quanta novidade!

    O Vitória já tem, reconhecidamente, uma das melhores divisões de base do Brasil! O seu Planejamento Estratégico 2013-2020 já está sendo cumprido e com a implantação de uma “política formal da base”. Temos treinadores e coordenadores, que estão no clube a mais de uma década e são valorizados com intercâmbios, cursos, remuneração arrojada e até programas de MBA em Gestão Esportiva, em instituições de renome. O atual campeão brasileiro sub 20, busca ser a melhor base do Brasil, com planejamento de alto nível e ações consistentes, não com frases de efeito e plágio de artigos de graduação em Administração. Brincadeira tem hora!

    - Sobre Patrimônio:

    “O Vitória estagnou neste campo [...] Vamos atrair parceiros comerciais e oferecer condições para os sócios e torcedores estarem próximos do clube em quantidade cada vez maior...”

    Parece que a CBF, a FIFA e a Federação Italiana de Futebol pensam diferente! O Vitória ostenta uma estrutura patrimonial exaltada por desportistas e gestores de todos os segmentos e está em franco processo de modernização. Têm-se consciência das lacunas existentes e já há um trabalho para saná-las, porém com Planejamento Estratégico profissional, não com propostas de uma linha que dizem “o que”, mas nunca dizem “como”!

    - Programa de sócios:

    “Bastará apresentar seu cartão de sócio torcedor e obter vantagens exclusivas na aquisição de serviços e produtos...”

    Ou não acompanham os noticiários, ou estão tentando plagiar o Novo Sou Mais Vitória! O Vitória acaba de implementar o mais incrementado sistema de gestão associativa para um clube em nossa região, inclusive com a adesão ao movimento “Bhrama: por um futebol melhor” e vários estabelecimentos associados! E as promessas, vazias de compromisso e conceito, vão além. Mas, perguntar não ofende:

    - “Nova arena, própria, autossustentável?” – Igual aquela da paralela, prometida no passado?
    - “50.000 sócios?” – Por que os mesmos que prometem agora, só deixaram alguns “gatos pingados” quando saíram e legaram para o nosso clube uma Série C?
    - “Transparência e Governança?” – Será como nos contratos de certa ONG, com a Secretaria de Educação de um certo município?
    - “Títulos, etc...” – Faltou dizer como?

    ResponderExcluir
  6. Enfim amigos. Não tenho procuração, sequer necessidade, para defender quem quer que seja e este não é meu objetivo. Mas, precisamos, antes de qualquer coisa, focar em gestão e em um grande 2013, no campo e fora dele, valorizando e apoiando um trabalho que teve resultados muito bons no campo e excelentes fora dele. Sugiro, a estas pessoas que querem "contribuir com o Vitória", a leitura dos documentos do Planejamento Estratégico do ECV, que estão no site do clube e foram amplamente divulgados pela imprensa. Todos os temas tratados por este “movimento”, em frases curtas e sem nenhum verniz técnico, foram pensados com sobras, por torcedores, conselheiros e funcionários.

    As soluções estão sendo implementadas, com bases científicas, que emergiram da ausculta de toda a nação rubro-negra. Não se constrói um clube da grandeza do nosso, com “achismos”, “politicagem”, frases de impacto e “boas intenções”! Nunca é demais reforçar, que não faço parte da Direção do Vitória, mas compreendo que esta é composta por seres humanos, portanto, com erros e acertos. Porém, teve a coragem de “cortar na carne”, realizar um profundo diagnóstico organizacional e Planejamento Estratégico (inclusive, plagiado em partes, por alguns “movimentos”), para perceber, através do Projeto “Vitória: um presente para o futuro” (nome familiar não!?), lançado em 2012, tudo o que há de positivo e precisa continuar; tudo que há de fragilidade e precisa ser sanado; bem como, tudo que ainda não fora feito no passado e começa a ser implementado:

    - Programa de Desenvolvimento da Gestão;
    - Núcleo de Tecnologia, Monitoramento e Análises Técnicas;
    - Comitê de Comunicação;
    - Requalificação Patrimonial;
    - Diretorias de Relações Institucionais e Governança Corporativa;
    - Novo SMV;
    - Etc.; etc.; etc.

    Devemos mudar sim! Mas, a cada dia, num esforço de melhoria contínua, valorizando quem está fazendo muito e apoiando, na hora certa, pautados pelo sentimento coletivo, quem possa vir a fazer muito mais! Saudações Rubro-Negras!

    ResponderExcluir
  7. Caros amigos rubro negros,
    Nosso amigo anônimo que faz parte da diretoria tem muita razão e muita emoção pois deve ser remunerado pelos trabalhos realizados e luta para se manter n a atual gestão. Já publiquei alguns comentários onde digo " nada contra ninguém, tudo pelo Vitória "....acho que o embrião da discussão positiva e a opção de 2 ou 3 chapas é até muito maior que este blá blá antes da hora....vivemos basicamente do futebol ( nossa felicidade e nosso choro ) e esta gestão tem sido infeliz nos resultados....fato suficiente para ser contestado o sucesso desta gestão.....muitos, repito muitos, amigos deixaram de ir ao Barradão na atual gestão pelas derrotas horrorosas que sofremos no período e antes que pensem que sou enfileirado de PC ( nunca sequer o conhecí pessoalmente ), gostaria de dizer que gostaria que aparecesse uma pessoa com as qualidades dele, pois nunca fomos tão grandes, tão campeões, tão supremos na região, nossa torcida nunca cresceu tanto, nunca tivemos tantos ídolos, nunca tivemos tanto orgulho como na gestão de PC....seria fantástico se todos pudessem se unir em prol do nosso Leão....o mal de PC foi ter se travestido de Sardinha!

    ResponderExcluir