28 de setembro de 2012

Nós não conquistamos nada, AINDA... Por Pedro Dórea.

Saudações Rubro-negras!

Depois de mais um início de temporada muito ruim neste ano de 2012, onde perdemos o campeonato baiano por nossas próprias falhas na partida decisiva, de triste lembrança para todos nós e especialmente para o nosso goleiro Douglas, estamos tendo um segundo semestre exitoso.

Líder isolado do campeonato brasileiro, com a melhor campanha da era dos pontos corridos, nas séries A e B, o nosso Vitória está muito próximo de atingir sua meta principal desta temporada, que é conseguir o acesso a série A.

Mas, por todo o esforço realizado pela Diretoria, pelos jogadores e pela torcida, penso que podemos e devemos ir muito mais além. Ninguém é líder há dez rodadas por acaso. Este bom momento do Vitória é fruto de vários fatores que, somados, proporcionaram um ambiente favorável no clube e, de forma competente, humilde, determinada e responsável, vem, passo a passo, se aproximando dos objetivos planejados pela Diretoria do Vitória para o futebol profissional.

Quando um clube estruturado como o Vitória se planeja adequada e profissionalmente, todos os segmentos da instituição tendem a apresentar resultados favoráveis. Seja nas Divisões de Base do Futebol ou nos Esportes Olímpicos (vôlei, basquete, remo, judô, etc.) ou Paraolímpicos (natação), temos tido resultados muito exitosos e promissores. Cabe enaltecer o trabalho desenvolvido pela Diretoria das Divisões de Base e pela Diretoria de Esportes Olímpicos, que já dão e por certo ainda darão muitas alegrias, conquistas e títulos ao Esporte Clube Vitória e a nossa torcida.

Para que o planejamento traçado seja efetivado adequadamente e apresente os resultados esperados é necessária uma sólida e responsável gestão administrativa e financeira do clube, que possibilite os investimentos necessários e possíveis, dentro das metas gerencialmente estabelecidas pela Diretoria. Portanto, também neste aspecto a Diretoria do Vitória está de parabéns.

Voltando a falar sobre futebol profissional, nunca é demais salientar que NENHUM ACESSO OU MESMO TÍTULO SE CONQUISTA DE VÉSPERA. Ainda temos uma jornada com duras disputas a superar.

Até então o Vitória tem protagonizado um grande papel neste campeonato, MUITO MAIS DO QUE QUALQUER OUTRO CLUBE DESTE PAÍS QUE JÁ DISPUTOU O CAMPEONATO BRASILEIRO NA ERA DE PONTOS CORRIDOS, entretanto, cumpre advertir que NADA FOI GANHO, ABSOLUTAMENTE NADA FOI CONQUISTADO, AINDA.

É importante que todos nós (torcedores, diretoria, jogadores, comissão técnica, funcionários do clube e imprensa) mantenhamo-nos focados para que a conquista do acesso e do título da série B para o nosso Vitória ocorram naturalmente e sem maiores sobressaltos.

Méritos da diretoria e da Comissão Técnica, bom elenco de jogadores e competência técnica o Vitória tem demonstrado, até então, que tem de sobra. Mas não podemos dar nenhum vacilo, nem tampouco sermos soberbos, pois a humildade é a essência da sabedoria e sempre acompanha os vencedores.

Há arautos maledicentes cercando e secando o Vitória, e não há como ignorá-los. Por isso, devemos manter o foco direcionado para frente e para cima, pois se queremos atingir o acesso e o título do campeonato, ainda resta superar um pedaço do caminho, bem menos do que antes, mas ainda temos que superá-lo.

Nesta linha, entendo que AOS JOGADORES CABE UMA RESPONSABILIDADE MAIOR, POIS SÃO ELES QUE ESTÃO EM CAMPO E OS RESULTADOS DEPENDEM DA DEDICAÇÃO, PROFISSIONALISMO, ESFORÇO E COMPETENCIA DE TODOS ELES. Este grupo já deu provas que tem todos estes requisitos, mas saliento novamente que a competição não acabou e os objetivos do Vitória não foram alcançados, AINDA...

Mesmo sendo um assunto de menor relevância para os objetivos do Vitória e somente como uma opinião de um torcedor, gostaria de minimizar a celeuma alimentada por parcela da imprensa em torno de um jogador importante que teve a honra de colocar a braçadeira de capitão do Vitória e supostamente estaria queixoso por não estar sendo aproveitado pelo técnico, apesar de curado de lesão.

Sendo ele um atleta originário das divisões de base do Vitória e com contrato próximo do final, somente a ele caberá refletir sobre o seu comportamento e atitude, bem como sobre a oportunidade e o desafio que se apresenta neste momento importante para o clube e para o próprio atleta.

No futuro próximo, ele poderá se destacar profissionalmente como líder e exemplo de jogador a ser seguido, com interesse do Vitória na renovação do seu contrato e com mercado em qualquer grande clube do Brasil, ou, em sentido contrário, ele se destacará como um jogador com comportamento pouco profissional a não ser mais aproveitado pelo clube que o formou, para, quem sabe, ser utilizado temporariamente por algum time considerado isca (tipo sardinha) do futebol nacional, conforme expressão destacada com propriedade pelo treinador Joel Santana.

Saliento que não será este fato menor e isolado que determinará o nosso acesso à Serie A e a conquista do título da Serie B, mas sim a força do grupo e do elenco dos jogadores, da comissão técnica, da diretoria e do apoio dos torcedores, sempre focados na busca do melhor resultado em cada partida, como se aquele jogo fosse o último e decisivo. E, na verdade, cada partida é realmente uma decisão, até que conquistemos o título, é assim que deve ser.

Não conquistamos nada, AINDA...

Entretanto, como depende somente de nossos próprios esforços, digo-lhes:

VAMOS SUBIR NEGO....

Por: Pedro Dórea
Bel. em Direito e Conselheiro do ECVitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário