26 de setembro de 2012

Em caso de título da Série B, uso de estrela gera polêmica no Vitória

No estatuto do Esporte Clube Vitória, o artigo 4º, parágrafo 5º, ilustra a discussão que vai se prolongar até o final da temporada: "Serão integrados ao símbolo do Clube os marcos relativos às principais conquistas no âmbito desportivo".

O Leão vive um grande momento. Faltando 12 rodadas para o fim de Série B, lidera o certame com 57 pontos e tem 75% de chances, segundo o site Chance de Gol, de levantar o caneco. Isso faz com que o assunto acesso - a primeira meta - ceda espaço a uma polêmica: colocar ou não uma estrela na camisa em caso de título.

O presidente do clube, Alexi Portela, diz que nada foi conversado ainda e que a diretoria só vai se pronunciar depois do caneco assegurado. "Nem parei para pensar nisso. Nosso foco é o título, mas ninguém vai falar sobre estrela no peito agora. Não posso nem dizer se existe possibilidade. É muito cedo para falar disso", disse.

Estrelas sobre os escudos são colocadas para simbolizar grandes feitos do clube, mas seu uso costuma ser bem variado (veja abaixo). O Palmeiras, por exemplo, tirou as estrelas das quatro conquistas da Série A e deixou apenas as oito estrelas dentro do escudo, que representa agosto, mês da fundação. O Corinthians, que até ano passado, antes da conquista de Série A, tinha uma constelação na camisa, representando o Mundial e os Brasileiros, decidiu tirar tudo: ficou apenas com o símbolo.

Nas estrelas do São Paulo, as duas douradas representam os recordes mundiais e olímpicos conquistados pelo saltador Adhemar Ferreira da Silva nas Olimpíadas de 1952 e 55. No estatuto do tricolor paulista, são proibidas estrelas para campeonatos nacionais.

Não há um critério vigente no seu estatuto do Vitória que defina parâmetros a colocação da estrelinha. Pelo contrário. Qualquer conquista importante do clube pode ser representada com o símbolo, incluindo as de outras modalidades, como o remo, outro esporte em que o Vitória possui diversas glórias. O executivo do Vitória pode, inclusive, inserir uma delas sem pedir autorização a ninguém, apenas consultando o conselho, se quiser. Segundo o documento oficial, a estrela não fere o desenho do escudo.

Na Segundona, alguns clubes considerados grandes também homenagearam os títulos da Série B. O Sport e o Atlético-PR, que já ganharam as duas séries, mantém estrelas para seus títulos na Segundona, só que na cor prateada. O Goiás, por sua vez, tem uma, dourada, representando a Série B de 1999.

Galera dividida - Na chance de conquistar seu primeiro nacional, o torcedor do Vitória se divide sobre o tema. No Facebook, num grupo chamado Resenha Rubro-negra, com pouco mais de 200 integrantes, uma enquete foi feita e o resultado foi interessante. Os que são a favor empataram com os contrários a ideia. Entre os que se negam a ver um símbolo da possível conquista, a maioria pensou no rival Bahia, que tem duas estrelas devido a títulos na Série A. Boa parte preferiu evitar gozações.

Para os que são a favor, como Tiago Beléns, o título, além de ser o primeiro nacional do Leão, tem um sabor histórico para todo o Nordeste. "Se campeão, será o primeiro clube nordestino a ser campeão brasileiro na era dos pontos corridos. Mesmo na Série B, nenhum clube da região conseguiu. Como pode ser um título desmerecedor?", indaga o rubro-negro.

Agora é aguardar que o time faça sua parte, que é conquistar o acesso e levantar o caneco. Com ou sem estrela, do título os rubro-negros não abrem mão. (Moysés Suzart / A TARDE)

Quem usa estrelas de títulos da segundona:

Paysandu: Duas douradas (1991 e 2001)

Paraná: Duas de prata, dos títulos de 1992 e 2000

Sport: Prateada pelo título de 90, entre 2 douradas (Copa do Brasil-2008 e Copa União- 87)

Guarani: Ao lado da dourada da Série A de 78, fica uma de prata, pela Série B de 81

Brasiliense: Uma de prata pela Série B de 2004 e uma de bronze pela Série C de 2002

Criciúma: Três douradas Copa do Brasil de 91, Série B de 2002 e Série C de 2006

Goiás: Estrela dourada representa a Série B de 1999

Gama: Ostenta uma dourada pela Segundona de 1998

América-MG: Dourada (Série B- 97) e Vermelha (deca mineiro)

Atlético-PR: Dourada pela Série A de 2001 e prateada por Série B de 95

Juventude: Prata para Segundona de 94 e ouro para Copa do Brasil de 99

Villa Nova: Ouro por título de 71. Verde por tri mineiro

5 comentários:

  1. Vamos pensar primeiro jogo-a-jogo e tentar vencer o campeonato ao invés de falar só de estrela. Nós não estamos dando sorte já que os times de trás não estão dando trégua em termos de pontos. Se fosse em outros anos teríamos aberto quase dez pontos em relação ao segundo colocado.

    ResponderExcluir
  2. Grêmio Tbm tem prateada.
    Uma prateada, uma dourada e uma vermelha

    ResponderExcluir
  3. Tem que colocar uma estrela comemorativa provisória. Ficar um ano na camisa, por exemplo...

    ResponderExcluir
  4. Depois daquele 1x2 contra o São Caetano, ano passado, fiquei traumatizado. Vamos conquistar o acesso e depois conquistar o título pra depois falar disso. Lembrando ainda, como já postei anteriormente, que o acesso só ocorre matematicamente quando, considerando-se os adversários diretos vencendo todas as partidas e o Leão perdendo todas, ele NÃO pode ser ultrapassado na soma de pontos. Portanto, só quando faltarem +/- 5 rodadas será possível fazer esse tipo de conta.

    ResponderExcluir