27 de março de 2012

[Elenco 2012] Habemus Elenchus? Por Franciel Cruz.

Desde as 18h do último domingo que não consigo mais circular nos becos, vielas, ladeiras e outros lugares maizomenos insalubres, pois o povo culto e pacato do Norte e Nordeste de Amaralina vem logo me questionar em latim castiço: Habemus Elenchus?

Reluto em responder de forma objetiva porque entendo que tão importante quanto ter elenco bom é ter um técnico que saiba extrair o melhor de cada um em prol do grupo, além de outras bugigangas, como ótimo ambiente de trabalho, mulheres, cachaça (Ops, isso é só para o meu baba).

Mas, derivo, derivo pouco para que não me acusem de tergiversador. Assim, repetirei o que já fiz em 2009: uma fundamentada, detalhada e kamasutriana análise grupal, posição por posição. Vamos lá.

Para defender a meta, basta não inventar. Douglas está em sua melhor fase e pode e deve ser o titular. Num era nem pra passar por aquela palhaçada de rodízio, pois ali não é churrascaria. Renan não me parece ser tão ordinário quanto tem aparentado. Ao contrário, sabe sair jogando com velocidade e tem uma certa liderança. Porém, neste curto período, tem dado uns vacilos inaceitáveis, parecendo que passou a noite lambuzando as luvas no dendê. Nas situações emergenciais, podemos contar com o menino Gustavo.

Na lateral direita (ala é a em puta que o pariu) também estamos razoavelmente bem servidos. Basta Nino parar de se contundir – até porque Romário está aí para fungar em seu cangote na luta pela posição. Nino ainda deve continuar sendo o titular. A terceira opção é Léo, que precisa, além de jogar muito mais bola, começar a trocar aquelas chuteiras coloridas por uma preta. Aliás, deveria existir um artigo na Carta Magna proibindo o uso de chuteiras coloridas, chamativas. Idéia errada da porra.

A zaga titular deve, uma vez mais, ser formada pela base, com Victor Ramos e Gabriel. A única mudança é que, pelo futebol que tem jogado, Gabriel é que merece tá lascando a tal da Nicole. Mas Victor tá bem na fita. Neste setor, porém, precisamos de reforços urgentes. Rodrigo ainda não me passou confiança e Dankler pratica um futebol tão feio quanto seu nome.

Lateral-esquerda (ala vocês já sabem quem é, né). Saci, eu já disse desde o início do certame é jogador de uma perna só, sem trocadilhos. É fato que pode vestir a 6, se jogar o que jogou antes de se contundir, apesar da dificuldade de bater na criança com a direita. O problema é que não temos reservas. Léo já num é estas tubaínas toda em sua posição original, imaginem improvisado. Já o tal do Mansur, não me engana. É, por enquanto, um bom reserva…para o time de juniores.

Na zona do agrião, cabeça de área e meio campo temos bons nomes, mas ainda não temos bom futebol. O camisa 5, aquele que gosta de simular contusão, tem feito um bom início de temporada. Michel, se continuar na batida atual, poderá se firmar como um Vanderson melhorado. Pedro Ken tem evoluído bastante, mas ainda tá cansando muito na segunda etapa. Mineiro tem involuido bastante. O anonimato está a lhe subir a cabeça. Tartá e Robston já mostraram em outros clubes que conhecem, mas aqui ainda não foram efetivamente testados. Neto Coruja, que joga bola para ser titular em meu time, está numa onda de Cheiro de Amor: “Num sei se vou ou se fico…”. Aliás, o rapaz está mais deslumbrado e desorientado do que cantor de axé.

O camisa 10 coloco a parte porque time que num tem um cérebro não funciona. Em alguns momentos Geovanni dá mostras de que pode cumprir este papel. Porém, ato contínuo, semeia dúvidas. Aquele outro não vou gastar nem tinta. Temos ainda o menino Arthur Maia que poderá em breve ser o dono da 10, mas ainda não chegou a sua vez. Tem que ir pegando mais cancha no Varelão. Então, é preciso procurar um especialista. Caso eu não tivesse tantas atribuições e atribulações cotidianas poderia envergar o manto, mas deixa quieto.

Atacantes. Precisa contratar urgente. Não podemos, por exemplo, ficar refém de Rildo. Basta lembrar o que ele aprontou o ano passado. Na ocasião, Marquinhos cumpriu a função com muito mais categoria e eficácia. Porém, além da tradicional canela de vidro, há, atualmente, um agravante: entre outras mumunhas, ele está insatisfeito com o esquema tático e já reclamou disso publicamente. Ademais, apesar de conhecer futebol, tem produzido muito pouco, quase nada. Não dá para conviver com tal instabilidade. Por falar em instabilidade, Índio, que poderia ser uma das soluções, parece que tá de sacanagem.

Centroavante. Ainda acredito que Dinei, com uma sequência de jogos, poderá render, especialmente em competições nacionais. Já mostrou que conhece do riscado. Não acredito que tenha desaprendido, apesar de suas últimas apresentações demonstrarem que o inverso. Ainda aguardaria um pouco. Sobre Neto, deixa quieto. Vou silenciar para não ferir almas sensíveis.

Traduzindo. Temos um elenco de razoável para bom, o que é algo muito alvissareiro, especialmente porque ainda nem chegamos em abril. Daqui até o início do campeonato brasileiro podemos e devemos contratar um zagueiro, um lateral-esquerdo e um atacante de velocidade. Porém, Cerezo precisa mudar sua postura. Como bem disse o menino Silas Lopes “Nosso maestro não parece ter controle sobre a equipe e o que eu acho que ocorre é um pingo de vaidade e um pingo de truculência”.

Ah, sim. Resta também torcer e cobrar para que a diretoria atue com firmeza e eficiências na hora Jota, o que, infelizmente, não tem ocorrido.

No mais, aguardemos, oremos e cobremos.

Por: Franciel Cruz (@ingresia)

P.S Quem tiver interesse em saber o que falei sobre o elenco de 2009, cliquem no linque abaixo. Posso antecipar que acertei bem mais do que errei. Mas, muito mais mesmo. Mudaria muito pouco o que disse naquela época. E, engraçado, mantenho algumas convicções, que não direi quais. Confiram.

http://victoriaquaeseratamen.wordpress.com/2009/04/04/habemus-elenchus/

3 comentários:

  1. Se o Vitória continuar nessa irregularidade que está aí, não vai ganhar nada, nem bahiano,copa do brasil,classificação série "b", nada.

    ResponderExcluir
  2. Franciel voltou até que enfim a fazer bons textos.

    ResponderExcluir
  3. Acre'scimo: Mineiro, depois que colocou cabelo neymar e chuteira fosforecente no vi x sa de pitua¢u, esqueceu o futebol.

    ResponderExcluir