26 de janeiro de 2012

Nossa aldeia e o universo da bola. Por Franciel Cruz.

Muitos poderão dizer, não sem razão, que o campeonato baiano é muito malamanhado e num serve de parâmetro pra porra de nada. E mais. Poderão, ainda, acrescentar que a qualidade dos times é tão disgramada que, não à toa, os competidores do interior, raramente, passam de fase nas terceironas e quarta divisões da vida.

No entanto, em verdade vos digo: faz-se necessário ir além deste óbvio olulante (alô, Nelson Rodrigues).

A questão não é tão simplória assim. Há outras facetas. Inclusive, o inverso pode ser também verdadeiro. E para ampliar o debate, saco do coldre o menino Liev Tolstoi que, há tempo, já cantou a pedra, quando largou as seguintes palavras que salvam e libertam: Se quer ser universal, cante/pinte sua aldeia.

É isso. O melhor caminho para conquistas nacionais e internacionais, é mantermos e ampliarmos nossa hegemonia aqui. É ela, a hegemonia, que nos dará força e auto-estima, aumento de torcida e outras mumunhas para que possamos enfrentar obstáculos maiores.

Bom. Encerro agora estes prolegômenos literário-filósoficos porque a moça do shortinho gerasmba está aqui, impaciente, dizendo que num tá entendendo zorra de nada e quer saber é de bola na rede.

Então, vamos à arraia miúda do cotidiano do ludopédio.

Seguinte.

Ontem à noite, contra o Conquista, finalmente o Vitória estreou (alô, Saulo Daniel) no Valerão/2012. Não que tenha feito uma exibição de gala. Longe disso. Porém, já apresentou um futebol com certa consistência, levando-se, em consideração, é óbvio, o (baixo) nível do Baianão.

Aliás, um parênteses. Ontem, novamente, Neto brocou três vezes e já é o artilheiro do campeonato e etc e coisa e tals. No entanto, a verdade é uma só: para se tornar um centroavante mediano, ele ainda tem que melhorar muito.

E aos que acham que estou sendo exigente, lembro o exemplo recente de Rodrigão. Na ocasião em que ele estava balançando as redes sem parar aqui, os apressados sairam às ruas, em procisssão, colocando-o acima de Senhor do Bonfim. Pois bem. Chegou a competição nacional e ele se acabou. Alguns disseram que foi Hortência que fez macumba ou chá de caçoula. Pouco importa. O fato é que um centroavante já trintando que nunca brilhou (caso de Rodrigão e Neto) não podem ser avaliado por torneios regionais. São limitados. Torço, sem muita fé, para que Neto melhore e nos ajude na volta à elite

Parênteses fechado, volto à análise do jogo. Ao contrário do que pensa a maioria, acho que Cerezzo acertou na escalação de Michel. Afinal, o técnico está na labuta cotidiana e já deve ter percebido que nossa zaga, especialmente pela fragilidade de Dankler, não inspira confiança. Por isso, é preciso reforçar a zona do agrião. Mesmo assim, se não fosse a ruindade daquele tal de Pantera, a casa teria fedido a homem.

Por falar em homem, o menino Mineiro começa a se soltar e jogar como gente grande. Está seguindo direitinho o ensinamento do mestre cambuizinho. Qual seja: Está subindo e descendo igual Elevador Lacerda e abrindo e fechando igual a tesoura. Uma beleza.

Ah, sim. Voltando à filosofia de budega, devo destacar que uma outra função importante do Baianão é testar os valores da base para que a garotada possa pegar cancha e ser utilizada quando existir necessidade. Este processo é fundamental para que não façamos como no ano passado, quando jogamos Arthur Maia na fogueira das vaidades, dando-lhe o epiteto (recebam, hereges) de salvador da pátria. Aliás, temos que acabar com esta cultura de salvador da pátria. Não precisamos deles, mas sim de um trabalho planejado. Se fizermos isso, com o orçamento que temos, estaremos na primeirona no ano que vem tranquilamente e lá nos manteremos.

Que mais? Opa. Lembrei. Seguinte. Vou encerrar a resenha agora, pois tenho que ir ali comprar um grande estoque de cepacol já que domingo a madeira vai gemer sem dó nem piedade no fraco time do Itabuna e num sei se minha garganta vai aguentar.

Fui, mas volto, com gosto de querosene e cepacol.

Por: Franciel Cruz

P.S E Lúcio Flavio, hein? Precisa, urgentemente, tomar um ligante do almirante, um cravinho com roupinol, qualquer porra desta para ver se fica ligado.

6 comentários:

  1. concordo plenamente com suas palavras Lucas. Estamos precisando urgentemente de dois zagueiros de maior experiência.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Franciel ,
    É ótimo ter rubro negros como vc .
    Concordo com quase tudo .
    Fui dormir feliz .
    No ano passado , o ano inteiro não ví um Vitória tão rápido , tão pra frente .
    Não interessa se o Conquista e o Juazeiro são fracos .No ano passado jogamos o Baiano contra times iguais e não conseguimos empolgar em nenhum jogo .
    Nada extraordinário mas ví uma mudança de postura do time .
    Estou esperançoso .
    Vamos acreditar e prestigiar esta nova fase .

    ResponderExcluir
  3. nao sinto confiança na zaga, no jogo de ontem percebir que nas bolas areia dankler ficava perdido na marcação e quando a bola sobrava pra ele tinha a bola tinha gestos de jogador sem conviaça. sei que er um grande zagueiro mais eese ano ele tem que ficar no laboratorio no profissional. na gostei tambem da saida de jogo com dois volantes destruidor confesso q no comeso a sindrome benazzi bateu em mim, mais gracas a deus o segundo tempo mostrou diferente. so que percebe que com michel e uelington no meio um fica roubado a posição do outro., prefiro o time com. DOULAS. NINO. GABRIEL E ROGRIGO. W SACI. MICHEL. ROBSTON, PEDRO KEM OU MINEIRO, GEOVANE, MARQUINHOS E DINEI.

    ResponderExcluir
  4. É muito fácio dar 5x0 no vitoria da conquista. Dificil mesmo é apagar a deçepção que foi diante do S.Caetano na rodada que nos daria a vaga antercipada para a primeira divisão do brasileirão 2012. Acorda pra vida vitória já estamos cansado de te ver nadar e morrer na práia.

    ResponderExcluir
  5. Uma coisa é certa, o campeonato baiano é fraco. Contudo as mudanças na equipa atual são visíveis, o astral é outro. Com relação ao elenco é necessário reforçar a zaga, mais experiência, alguém para formar com Gabriel e que chame a responsabilidade. Acredito que o time está no caminho certo, o trabalho vai ser árduo mas com certeza vai dar certo.

    ResponderExcluir
  6. só precisa contratar dois zagueiros bons e experientes agora, aí depois é só ganhar

    ResponderExcluir