30 de março de 2011

Vitória está próximo de marca histórica

Vencendo o próximo jogo (03/04, contra o Feirense), o oitavo seguido, o Vitória alcançará sua melhor sequência de vitórias em campeonatos baianos… A primeira vez que aconteceu uma sequência dessa foi no final de 53 e início de 54 quando o time era comandado por Volante e acabou levantando a taça do torneio vencendo os 8 últimos compromissos.

Em 73, com Paulinho de Almeida no comando, o Vitória também chegou a 8 triunfos consecutivos ao longo do torneio, no entanto caiu o rendimento não conseguindo chegar a final para defender o bicampeonato.

Em 95 sob o comando de Péricles Chamusca o Viória estava insinuante e novamente emplacou uma sequencia de 8 vitórias, e foi além, venceu o campeonato baiano com mais do dobro de pontos do rival (que finalizou na quarta colocação), sem precisar decidir em uma final, sequer o turno (venceu todas as 4 fases do torneio de forma inconteste).

Vale à pena relembrar que o Vitória já foi campeão baiano de forma invicta em 3 oportunidades, sendo uma delas com 100% de aproveitamento.

A maior sequência invicta em jogos válidos pelos campeonatos baianos durou nada menos que 2 anos (fev/04 a mar/06) com 39 jogos sem conhecer o dissabor da derrota.

Considerando jogos corridos, independente do torneio, a maior sequência de vitórias do Leão da Barra foi no início de 97 com Arturzinho. Foram 11 jogos seguidos vencendo, entre campeonato baiano, campeonato do nordeste e amistosos (4/3/97 Vitória 3 x 1 Corinthians). Foram 35 gols marcados ao longo das 11 partidas.

A expectativa da torcida é não só que essa sequência de Antônio Lopes chegue em uma marca histórica, mas que venha junto com o inédito penta, e quem sabe com uma campanha irretocável rumo ao retorno da elite do futebol Brasileiro. Pelo menos é o que essa torcida apaixonada merece!

Por: Michel Silva, com informações gentilmente cedidas por Alexandro Ribeiro.

3 comentários:

  1. Em quais anos o Vitória foi Campeão invicto?

    Em qual ano ganhou todas as partidas?

    ResponderExcluir
  2. Tb fiquei curioso... vou perguntar à Alexandro.

    ResponderExcluir
  3. Pronto, perguntei à Alexandro e ele respondeu:

    No início dos campeonatos baianos, ainda em sua fase amadora (eu diria até mesmo pré amadora), poucos clubes disputavam o torneio... Os primeiros anos eram apenas 4 clubes, e no bicameponato do Vitória em 1908 e 1909 foram apenas 3 clubes... o torneio eram apenas 6 partidas (todos contra todos ida e volta). Em 1908 o Vitória venceu todos os 4 jogos, e em 1909 venceu 3 e empatou 1.
    Já em 2005 o Vitória voltou a ser campeão invicto vencendo 9 e empatando 5 vezes...

    SRN

    ResponderExcluir