26 de março de 2011

A Torcida do Leão está fazendo história

Franciel Cruz
A Torcida do Leão está fazendo história
Por: Franciel Cruz

A impoluta Confederação Brasileira de Futebol, que costuma distribuir taça de bolinhas e outras mumunhas à mancheia, recentemente fez a seguinte caridade. Como o time de Dias D’ávila não ganha nada desde a primeira guerra mundial, resolveu presentear as injúrias da Região Metropolitana de Salvador no Prêmio Craque Brasileirão, concedendo-lhes o título de Torcida de Ouro.

Pois muito bem.

A impoluta CBF concedeu tal honraria porque eles conseguiram uma média de 18.654 pessoas por jogo. Agora, vejam vocês. Muito não sabem, porque a imprensa não divulga e a diretoria faz questão de ir às rádios apenas reclamar do torcedor do Leão, mas em 2007, ano que também conquistamos o acesso à primeira divisão, colocamos 18.762 por jogo, exatamente 108 a mais que eles, por jogo.

Portanto, este mito de torcedor fiel, único que resta a eles, ultimamente tem sido apenas isso: um mito.

No campeonato baiano do ano passado, por exemplo, o Leão teve uma média de 9.585 pessoas por partida, exatamente 177 a mais do que o time de Jailson Macedo de Freitas, que levou (lá ele) 9.408 por jogo.

Alguns podem argumentar que isso aconteceu apenas porque as injúrias estavam na segundona e o Vitória na elite, lugar que voltará no ano que vem. Tal argumento, porém, não resiste à lógica.

Senão, vejamos.

Neste ano da graça de 2011, por um acidente de percurso, a equipe preferida de Arilson Gerasamba Anunciação foi para a primeirona e o Vitória está temporariamente na 2ª divisão.

Pois muito bem.

Na primeira fase do Varelão/2011, o Vitória colocou 38.994 No Barradão. Já o time do bandeirinha Belmiro levou (lá ele) 38.844. Se levarmos em consideração que no último jogo deles contra o Serrano o desespero batia à porta e conseguiram juntar o maior público (fora os BA x Vis) a diferença é ainda maior. Exatamente 4.665.

Ah, sim. Todos estes dados são oficiais e podem ser conferidos nos borderôs da FBF. Qualquer dúvida, é só clicar neste linque aqui, ó http://www.fbfweb.org/index.php?menu=classificacao&tabelaMenu=borderos&tabelaCod=4

No entanto, mesmo com os números mostrando uma realidade completamente diferente, os radialistas escrotos (desculpem a redundância) continuam a ladainha de que a torcida do finado é a porreta, a bacana e o caralho aquático.

Porém, os números estão aí para desmistificar os mitos. Mesmo com um estádio com acesso complicado, sem um transporte público minimamente digno e com um time malamanhado, a Torcida do Leão tem feito História.

Aliás, por falar em história, o comportamento dos rubro-negros mudou não somente nas arquibancadas, mas também no processo de conscientização. E foi exatamente por isso que surgiu o Movimento Somos Mais Vitória lutando para que a melhor torcida do estado seja senhora dos destinos do melhor clube.

5 comentários:

  1. Do jeito como as coisas vão andando nesse Varelão 2011, estou vendo o time do PINICÃO(Pituaçú)já com o novo uniforme.Camisas pretas com escudo da FBF e calçaõ gerasamba preto, jogando com 14 (11 peladeiros e tres arbitrários

    ResponderExcluir
  2. A torcida, de um jeito ou de outro,vem fazendo , dentro do possivel, a sua parte, porém, sem a ajuda da diretoria fica dificil. O nosso querido Antonio Lopes ainda não deu um padrão de jogo de time guerreiro, marcando muito no meio do campo e com variação de jogadas no ataque com pelo menos 8 tentativas de finalizações em cada tempo; com um ataque que imponha respeito aos adversários.Temos um time fragilissimo.Falta material humano ou tecnico?

    ResponderExcluir
  3. No ano passado, o vitória rebaixado teve média de 15.800 e o Jahia que subiu teve 18.600 de média. Qual a verdadeira torcida fiel?

    ResponderExcluir
  4. belo esclarecimento para a midia só o torcida do jahia presta...VAMO VAMO NEGO!!

    ResponderExcluir
  5. Mto bom esse texto! mto bom mesmo... merece todo tipo de divulgação!!!
    parabéns!
    Gil
    P.S. sou um leitor assíduo desse blog!

    ResponderExcluir