22 de novembro de 2010

A dor é momentânea. Por Elton Serra.

A dor é momentânea
Por: Elton Serra

A minha frase-título, afirmativa, pode soar como ousadia de um profissional que desafia as improbabilidades do Campeonato Brasileiro. Mas não é. O Vitória só depende dele, mesmo estando na zona de rebaixamento.

Vencendo os dois próximos jogos, o Leão estrará fora da degola sem depender de ninguém. Vencer Internacional e Atlético-GO não é impossível. O problema é que, na situação atual do clube, a desconfiança torna-se natural.

O Vitória errou muito durante o ano, é verdade. Contratou mal dentro e fora de campo. O planejamento foi extremamente mal feito. A campanha como mandante no Brasileirão é apenas a 15ª, e como visitante a 16ª. Os números soam contra.

Desde que o campeonato de pontos corridos foi instituído no Brasil, há sete anos, alguns clubes escaparam da zona de rebaixamento nas duas rodadas finais. Grêmio (2003), Atlético-MG (2004), Goiás (2007) e Fluminense (2009) conseguiram a façanha. Em apenas três temporadas, o G4 permaneceu inalterado nas duas rodadas finais apenas em três edições.

A hora é de fazer em 180 minutos o que não fez no Brasileirão inteiro. Quis o destino - e a incompetência de alguns - que o Vitória lutasse contra o rebaixamento justamente no ano em que chegou à sua segunda final de uma competição nacional. Duas facetas de um mesmo grupo, de uma mesma diretoria, de um mesmo clube.

Em tempo: mais uma vez, parabéns aos guerreiros que foram ao Manoel Barradas apoiar seu time. A prova de amor inequívoca só reforça a tese de que nossos clubes merecem mais respeito de seus próprios dirigentes.

A torcida rubro-negra não merece tal dor.

7 comentários:

  1. Concordo com você em tudo, Elton.

    ResponderExcluir
  2. Elton Serra vem se tornando pouco a pouco um dos grandes nomes do jornalismo esportivo baiano.

    Isso que toda a imprensa esportiva deveria estar fazendo no momento: mostrando o caminho para sairmos desta situação e não ficar botando mais lenha na fogueira.

    ResponderExcluir
  3. Alias...nem precisa vencer as duas.
    Basta empatar com o Inter e vencer o Atlético. Independente do que Atlético e Avaí possam fazer.
    Totalmente possível.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite torcedores rubronegros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Este é o comentário que postei agora no site canalecvitoria.
    Leiam:
    Por que o site insiste em publicar entrevista de futuros e atuais dirigentes do Vitória, já que nos impediram de partcipar? A ditadura está imposta. Isso que vcs do canal fazem é vender uma imagem da qual não é a realidade, e o sr. Juarez Vanderley heim? ainda fala em democracia né , e é o principal ditador das eleições, sem transparências, sem dignidade, sem nada. Mas o tempo há de reparar essa ferida. Não abro mão disso. DEMOCRATIZAR É DAR ESPAÇO A TODOS DE EXPOR SUAS OPINIÕES E MUDARMOS DO LEGADO DA PERPETUAÇÃO. DEMOCRACIA RUBRO NEGRA JÁ. AINDA HÁ TEMPO.

    ResponderExcluir
  5. Por qu meu comentário não foi publicado?
    Existe censura tambem?
    Vamos parar com isso.
    Chega de censura.
    Vou insistir até publicar.

    ResponderExcluir
  6. O medo estar ai depender dele mesmo o time imprevisível cheio de medios e baixos fica complicado seja que o que Deus quiser

    ResponderExcluir
  7. Duilio,

    A censura aqui é para os incolores, como não posso moderar as mensagens 24h por dia, às vezes demora um pouco.

    Sobre o Juarez, ele está entrevistando os principais nomes do Vitória, para que os torcedores conheçam um pouco mais dos conselheiros e dirigentes.

    Vale lembrar que o canaç é um site independente, lá se publica de tudo sobre o Vitória, contra ou a favor da atual gestão.

    SRN

    ResponderExcluir