4 de outubro de 2010

Entrevista de Eduardo Rocha sobre o Campeonato do Nordeste 2010 e 2011

Logo Campeonato do NordesteSegue abaixo uma pequena entrevista com Eduardo Rocha, presidente da Liga do Nordeste, entidade responsável pelo Campeonato do Nordeste, concedida à Elton Serra.

Só para constar, uma pequena informação sobre a situação do Vitória no Nordestão 2010. O leão ocupa a 3ª posição com 20 pontos em 11 jogos, o líder tem 27 pontos em 13 jogos. Para a próxima fase se classificam os 4 primeiros. O Vitória ainda enfrentará o Ceará (20/10), o Náutico (27/10) e o Treze-PB (17/11).

Muito especulou-se sobre a não exclusão do último colocado deste ano para a edição de 2011. Qual a posição da Liga?
Isto nunca existiu. Não podemos ir de encontro ao regulamento. O que aconteceu foi uma reunião preliminar, onde alguns clubes eram contra o rebaixamento por questões financeiras. Mas, não podemos rasgar o regulamento, que diz que o último colocado será rebaixado e substituído por outro clube indicado pela federação correspondente. Já enviamos um comunicado à todas as federações reforçando isto.

Sergipe, Fortaleza, Confiança e Fluminense ainda estão ameaçados. Já houve um entendimento com as federações de Sergipe, Ceará e Bahia?
Sim. Todos eles estão conscientes de que haverá rebaixamento. Estas federações têm contribuído bastante para que a Liga tenha sucesso. Mas, é preciso ressaltar que o Sport deu um tiro no próprio pé em não participar do campeonato, já que Náutico e Santa Cruz não têm chances de serem rebaixados, o que possibilitaria a Federação Pernambucana de indicar um novo representante.

Já existe premiação definida para os vencedores desta edição?
Lógico. Os valores serão rateados entre todos os participantes, em ordem de classificação. O campeão leva maior parte, e assim por diante.

Como estão os entendimentos com os clubes e as federações para o Nordestão 2011?
Como disse, as federações estão bastante sensíveis e acredito que chegaremos a um denominador comum. Com uma competição forte, no primeiro semestre, fugindo da concorrência do Campeonato Brasileiro, a expectativa é de que tenhamos um campeonato muito mais atraente para o público.

A realização do Campeonato do Nordeste em 2010 foi uma necessidade da Liga. A competição está correspondendo às expectativas?
Com certeza. Sabíamos das dificuldades do calendário, mas a intenção era trazer de volta uma competição que trará muitos benefícios aos clubes do nordeste. Veja o CSA, por exemplo, que está numa situação complicada em seu estadual [atualmente disputa a segunda divisão], mas já está nas semifinais do Campeonato do Nordeste. ABC e Treze são outros exemplos. A tendência é de que a competição se fortaleça a cada edição e volte a cair no gosto de todos. E pode me cobrar: ano que vem teremos média de público superior a 8 mil torcedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário