20 de outubro de 2010

CADE acaba com exclusividade da Rede Globo na transmissão do Campeonato Brasileiro

Ótima notícia! Concorrência aumenta o valor do direito de transmissão, e poderá aumentar também a cota para os times participantes. Além de outros fatores, como possibilidade de transmissão de jogos de interesse de determinada região.


CADE acaba com exclusividade da Rede Globo na transmissão do Campeonato Brasileiro
Do R7, em Brasília

O CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) derrubou nesta quarta-feira (20/10) a cláusula de exclusividade que dava preferência à Rede Globo na negociação pelos direitos de TV do Campeonato Brasileiro.

O acordo, costurado pelo tribunal com a emissora e o Clube dos 13, vale para a negociação das edições a partir de 2012, uma vez que a transmissão do campeonato do ano que vem já está definida.

A maioria dos conselheiros do CADE foi contra a preferência dada à Rede Globo pelo Clube dos 13 por entender que estava configurada a prática de cartel (acordo explícito ou implícito entre duas partes para fixação de preços). Na prática, é o Clube dos 13 que define quem transmite os jogos, porque reúne os maiores times de futebol do país e negocia os direitos de imagem dos clubes.

Na configuração da transmissão que está em vigor até 2011, e que agora foi derrubada, a Rede Globo contava com uma série de pontos que a favoreciam. Mesmo que outra emissora oferecesse mais dinheiro pelos direitos do Campeonato Brasileiro, a Globo tinha a possibilidade de ser consultada e decidir se cobriria ou não a oferta.

Apenas o presidente do CADE, Arthur Badin, preferiu não homologar o texto proposto pelo relator César Mattos por acreditar que as mudanças no atual modelo de contrato deveriam ser maiores.

A decisão do CADE não acaba por si só com a exclusividade de transmissão, mas abre a possibilidade que outras emissoras interessadas no Campeonato Brasileiro possam concorrer pelos seus direitos com mais equidade. Quem vencer as disputas a partir de 2011 ainda poderá ter exclusividade na transmissão dos jogos.

3 comentários:

  1. O RESPONSÁVEL PELO BLOG QUANDO ESCREVER UM ÓRGÃO ABREVIADO COLOCAR MAIÚSCULO. Cade ?

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela observação. O texto é do R7, do jeito que estava eu publiquei.

    Consertei, valeu!!

    SRN

    ResponderExcluir
  3. Muito bom q tenhamos nossos Leão mais na tv, essa pesposição certamente vai valorizar o patricinio de camisa. uma luta que deve ser travada é para a diminuição da diferença entre as cotas de TV..., se as quengas voltarem pra serie A receberam mais dinheiro que nos por serem fundadores do Clube dos 13.

    ResponderExcluir