26 de agosto de 2010

Um passo à frente e você não estará mais no mesmo lugar. Por Franciel Cruz.

Um passo à frente e você não estará mais no mesmo lugar
Por Franciel Cruz

A priori, esta frase acima, proferida por Chico Science, parece de uma obviedade absurda, quase uma tautologia. Afinal, se nos movimentamos é lógico que não estamos mais no mesmo lugar. Porém, nem sempre o que parece óbvio é simples e pode nos indicar caminhos mais amplos. A referida prosopopéia, por exemplo, pode ser lida e entendida como um libelo contra a estagnação. Aliás, foi exatamente esta a marca do líder do movimento mangue beat: uma luta constante contra o conservadorismo.

É óbvio que não vou ficar aqui bancado o crítico musical. Sei que não é prudente abusar da paciência alheia. Apenas recorri à frase do referido músico porque acho que a mesma se encaixa com perfeição no atual momento do Vitória e da Torcida – estas duas entidades indissociáveis.

Conforme já é de conhecimento do Norte e Nordeste de Amaralina, há menos de uma semana, mais exatamente no último sábado, lancei um desafio aos Rubro-Negros: formar uma chapa alternativa para concorrer às eleições no Esporte Clube Vitória.

E, sem querer puxar o saco de seu ninguém, até porque isto não é de meu feitio, em verdade lhes confesso: A recepção dos torcedores, tanto no aspecto quantitativo como qualitativo, me deixou comovido como o diabo.

Perceber e confirmar a existência de inúmeros rubro-negros que também compreendem a imperiosa necessidade de democratizar nosso clube só me deu ainda mais querosene para prosseguir na luta.

Então, é hora agora de avançar. Mas, como diria Lênin, que fazer?

Além das palavras de apoio, incentivo e compromisso com o trabalho, os torcedores indagavam exatamente isso: Que fazer? Por onde começar?

É claro que não acredito em fórmulas prontas e, assim como o poeta espanhol Antonio Machado, compreendo que não há um caminho pré-determinado “faz-se o caminho ao andar”, porém é preciso estabelecer algumas questões práticas.

Por isso, solicitei ao meu amigo advogado André Dantas que fizesse uma avaliação do Estatuto do Clube e de como seria a formação da chapa. Estudioso, o referido elaborou um arrazoado com uma série de questionamentos (talvez o próprio traga-os para o debate aqui depois), mas em resumo informou o que segue abaixo.

1 – Para nós, sócios torcedores, só é permitido votar e ser votado após 18 meses de filiação e os titulares.

2 – Para ser Presidente ou Vice do Conselho Deliberativo, Diretor e Fiscal é necessário ser conselheiro há pelo menos 03 anos. Como o Conselho Fiscal não tem vice, são pelo menos 5 Conselheiros com pelo menos 03 anos para poder compor uma chapa.

3 – A Assembléia Geral elege o Conselho que, assim que é eleito (7 dias), elege o Presidente e o Conselho Fiscal.

(atentem para este item 4)

4- Para concorrer ao Conselho o interessado tem que apresentar uma chapa completa com Presidente, Vice, Conselheiros e suplentes! Isto dá a bagatela de 452 pessoas na chapa! Precisa-se, portanto, de cerca de 450 titulares do SMV (300 para a chapa titular e mais 150 para a suplência) com mais de um ano e meio de filiação, além de, pelo menos, 5 pessoas que já tenham estado no Conselho por pelo menos 3 anos.

5 – O regimento da eleição só sai 20 dias antes do pleito! 30 dias antes é que se divulga a data da eleição, o prazo de inscrição de chapa (que é de 10 dias!!) e quais serão os cargos a preencher. Lembrando que cada chapa deve ter a lista completa dos candidatos! O número de vagas exatas para o Conselho só é divulgado 60 dias antes da eleição.

6 – Ultrapassadas essas fases, o novo Conselho é empossado imediatamente e parte para eleger o Presidente do Clube e o Conselho Fiscal (dentre os novos eleitos e os Conselheiros natos). Aí qualquer um pode se lançar candidato. O Estatuto ainda fala do Regimento Interno que, por sinal, deveria estar publicado no site, mas não está.

Pois muito bem.

Ninguém aqui é menino. É lógico que toda esta odisséia tem como objetivo desestimular (eu diria quase impedir) o ingresso de pessoas que não façam parte do grupo que já tem o Conselho.

Porém, não conseguirão – até porque creio que já vencemos o obstáculo principal. Qual seja. O primeiro passo. E, com este passo à frente, já não estamos mais no mesmo lugar da acomodação.

Mais sobre o tema AQUI & ALI

P.S. 1 Hoje à noite, no Barradão, além de gastar oito litros de cepacol para orientar a equipe na peleja contra o guarani, gastarei o dobro do precioso líquido para ir dialogando com os torcedores sobre tão fundamental assunto. Façam o mesmo.

P.S 2 Dentre os nomes sugeridos para o movimento, eu gostei mais do seguinte: SOU MAIS VITÓRIA E QUERO VOTAR. E Vocês, que acham?

P.S 3 Vamos nessa, rebain de sacanas. Dúvidas, perguntas, indagações, inquirições, suposições e outras mumunhas, mandem-me e-mail. francielcruz@hotmail.com

2 comentários: