27 de novembro de 2008

Obrigado, Mancini! Por Petter Silva

Ótimo texto publicado pelo site CanalECVitoria.com.br.

Obrigado, Mancini!

Por Petter Silva.

Pra mim o Vitória é o melhor time do mundo, e não tentem me convencer do contrário. Ponto final.

Mas me digam, depois de ver o Vitória conquistar o título estadual por apenas um gol (o senta que é de menta de Ricardinho) na goleada sobre o itinga por 3 x 0, em Feira de Santana (uma das casas de aluguel do itinerante), o que o torcedor, em sã consciência, queria para o campeonato brasileiro de 2008?

Apesar do título o Vitória vinha de uma campanha sofrível, ficou em terceiro lugar na fase classificatória em um campeonato sem adversários e nunca tinha perdido tantos jogos em um campeonato baiano nos últimos vinte anos.

Respondendo à pergunta do segundo parágrafo, lhes digo: O torcedor do Vitória, em sã consciência, queria apenas se manter na primeira divisão. Se pudéssemos escolher uma posição antes do campeonato brasileiro começar, todos diriam, até o décimo sexto o que vier vem bem.

Quem mudou tudo isso foi Vagner Mancini.

Primeiro nos deu o bicampeonato baiano, depois de uma campanha sofrível do seu antecessor.

Depois deu um padrão de jogo ao time, com as peças que já tinha no elenco.

Veio o campeonato brasileiro e viramos sensação, ficamos várias rodadas no G4 ou próximo dele, chegamos à vice liderança, ganhamos do Flamengo no Maracanã, goleamos Botafogo e Vasco, ganhamos do Santos e do Internacional, empatamos em plena Ilha do Retiro com o Sport na época que eles ganharam a Copa do Brasil.

Aí veio a euforia, vamos ser campeões brasileiros.

Só que éramos recém chegados da terceira e segunda divisões, nossa receita beira os trinta milhões, nossos adversários tem receitas em torno de cem milhões, três vezes mais, não dá para competir.

Mas o time jogava bonito, Mancini nos fez sonhar... Esse, talvez seu único erro, nos fazer sonhar.

Perdemos nosso matador, Dinei, que se encaixava perfeitamente nesse padrão de jogo e não conseguimos repor com a mesma qualidade e característica, algumas peças deixaram de produzir o futebol envolvente apresentado no primeiro turno, problemas de contusão e suspensão e não tínhamos peças de reposição tão necessária em um campeonato longo feito o brasileiro.

Apesar de tudo isso, Mancini colocou a imprensa tricolorida no seu devido lugar, mostrou e exigiu que eles respeitassem o Leão, e esse foi um dos seus maiores acertos, que dessa vez, de forma corajosa teve o respaldo da diretoria do Vitória, que bancou Mancini no cargo até o final da competição, não dando ouvidos aos abutres, encarando a pressão dos maldosos; e como prêmio ganhamos a classificação para a Copa Sul Americana, participaremos de uma competição internacional após onze anos.

Espero que a diretoria do Vitória, assim com a diretoria do São Paulo, adote uma política que aposte em um trabalho duradouro, mantendo Mancini no cargo, que já foi provado que é o melhor caminho para colher os bons frutos.

Precisamos desde já planejar 2009, disputaremos o Campeonato Baiano, a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul Americana.

Mancini, se em 2008 queríamos a manutenção na série A, agora que você nos acostumou com alegrias e vitórias, vamos sonhar muito mais alto. Em 2009, queremos o Tricampeonato Baiano (obrigação), a Copa do Brasil, no mínimo uma vaga para Libertadores no Brasileiro e porque não um título internacional na Sul Americana?

Nos fazer sonhar com certeza foi seu único erro Mancini.

Pelas alegrias, pelo orgulho renovado, como torcedor do melhor time do mundo, só tenho que agradecer.

OBRIGADO, MANCINI!

Por um Leão sempre Valente!

Petter Souza e Silva é Contador e Torcedor Apaixonado do Vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário