22 de maio de 2013

[Entrevista] Alexi Portela: "Na hora de contratar, nós avaliamos muito o extracampo esse ano"

Entrevista com o presidente do EC Vitória, Alexi Portela, ao Globo Esporte. Nela o dirigente fala sobre o título do Campeonato Baiano 2013, reforços, jogos contra o Bahia e sua gestão.

GLOBOESPORTE.COM - Logo depois do Ba-Vi do último domingo, você disse que este foi o melhor grupo que montou. O que mudou neste ano na montagem do elenco e quais foram os acertos?
Alexi Portela - Primeiro foi um investimento maior que fizemos. Estamos com uma folha maior. O valor é maior do que a gente tinha nos outros anos. A gente conseguiu investir mais. Pagamos dívidas antigas e sobrou mais dinheiro. Na hora de contratar, nós avaliamos muito o extracampo esse ano. O critério não foi só a qualidade, mas também o extracampo.

Com esse modelo, imaginava tanta superioridade do Vitória sobre o Bahia? (nos quatro clássicos foram três triunfos – 5x1, 2x1 e 7x3 – e um empate - 1x1)
Alexi Portela - Não imaginava. Estou vendo até uma reportagem sobre a valorização do plantel. Isso mostra o que eu falei antes sobre o elenco. Nós temos o 11º elenco em termos de valor da Série A. A gente hoje tem um plantel muito melhor.

Mas esse elenco está pronto para a Série A? Caio Junior sempre diz que precisa de reforços. Na sua opinião, quais os setores que precisariam de novos jogadores?
Alexi Portela - Acho que a gente precisa de um zagueiro, um volante, um atacante e um meia.

Essas contratações serão feitas agora ou somente depois da Copa das Confederações?
Alexi Portela - Se a gente tivesse a garantia de que, daqui a 30 dias, vai arranjar um jogador, seria melhor. Mas a gente tem que começar a procurar agora, não podemos perder tempo. Não vamos trazer jogador para compor o grupo, vamos trazer para ser titular. Tipo Escudero, tipo [Renato] Cajá. Temos jogadores assim e não temos nenhum tipo de problema no time. Por isso, temos que manter o perfil.

Acredita que foi por esse perfil procurado pelo clube que não houve nenhum tipo de desentendimento no elenco depois de Caio Junior ter afastado Fernando Bob?
Alexi Portela - Isso mostra o profissionalismo de nosso time. A gente acertou também com o treinador. Caio está fazer um trabalho muito bom. A gente conversa muito. É um treinador que ouve, que escuta. Claro que quem escala é ele, mas nós estamos fora e também podemos opinar sobre o que vemos.

Em sua gestão, esse foi o estadual mais fácil de ganhar?
Alexi Portela - Foi fácil no final, mas, na última partida da fase classificatória, a gente estava perdendo para o Feirense e conseguimos virar. Se a gente perde, não estaria nas finais. Começou fácil, mas o Vitória perdeu para o Botafogo-BA e para o Juazeiro, aí o time se complicou, mas depois voltou a ser fácil. A final foi a mais fácil que teve. O que fico feliz é que, tirando o ano passado, que a gente deu azar em três falhas do nosso goleiro, eu gosto de final contra o Bahia, porque a gente sempre leva vantagem. Eu gosto de jogar contra o Bahia.

O que o Vitória fez diferente neste ano em relação aos dois últimos, quando perdeu o título para o Bahia de Feira e o Bahia?
Alexi Portela - Acredito que, nos dois anos, nós não fomos campeões, porque tivemos falhas dos goleiros, tanto em 2011 quanto em 2012 (Viáfara era o goleiro do Vitória na final contra o Bahia de Feira e Douglas era o titular no ano passado).

Conquistar o estadual, logo depois de voltar para a Série A, é como fechar com chave de ouro a sua gestão no Vitória?
Alexi Portela - Com certeza. Acho importante para o próximo presidente receber o time campeão baiano e na Série A. Ainda vamos ver o que a gente consegue na Copa do Brasil.

Acha que o título dá mais força para a eleição no final do ano ou acredita que o trabalho tem que ser avaliado desde 2006?
Alexi Portela - Claro que não posso dizer que dá mais força, mas acho que tem que ser avaliado o trabalho como um todo. Como era em 2006 e como está hoje. O último ano tem força, mas tem que avaliar como era e como está.

Qual o balanço que faz de sua administração?
Alexi Portela - Não fiquei sozinho. Foi uma diretoria. A gente conseguiu agregar muitas pessoas. Conseguimos que os conselheiros, os rubro-negros, voltassem a ajudar. Não só ajudar financeiramente, mas também com ideias, com trabalho. Conseguimos unir os rubro-negros para melhorar o clube.

Já tem um nome para sucessão ou isto será decidido mais para frente?
Alexi Portela - Vamos decidir isso mais para frente. Vai ser uma pessoa que está próxima da diretoria. Uma pessoa que pesou na alça do caixão com a gente. Ninguém vai cair de paraquedas no Vitória.

Você vai agora para a final da Liga dos Campeões. Vai torcer para quem entre Bayern e Borussia?
Alexi Portela - Meu time é o Vitória. Vou lá para assistir mesmo. Gosto de futebol. Acho que o Bayern tem um time mais qualificado. Fui no ano passado, e o Bayern mereceu ganhar contra o Chelsea, mas deu Chelsea. Futebol é isso ai. Espero que seja um bom jogo. (Raphael Carneiro / GloboEsporte - Foto: Eric Luis Carvalho)

Um comentário:

  1. Extra Campo???

    Querendo tapiar Mocota, Portelinha???

    Nan nani nani nan não!!!

    Estimado presidente, vai ser difícil Mocota acreditar que num plantel de mais de 30 jogadores ninguém coma água e nem goste de raparigar.

    Portela, parabéns por dirigir o Vitória em mais um título. Mas aqui para nós, o que Mocota enxerga de muito positivo nesse elenco de 2013, com relação aos de outras temporadas, é a boa qualidade técnica e não o fator extra campo.

    Principalmente no gol, que depois de Viáfara foi uma negação após a outra.

    Talvez, você tenha esquecido, mas Deola, Nino, Gabriel Paulista, Victor Ramos, Mansur e Michel foram titulares absolutos em 2012.

    Dinei era o 3º reserva e já Marcelo Nicácio o 4º, ou 5º, ou 6º...

    O segredo do sucesso no Baianão/2013 foi ter mantido a boa base de 2012 e repor com qualidade as outras posições.

    E a pergunta que não quer calar...

    O fator extra campo estava a onde no Nordestão/2013?

    Depois do Nordestão/2013 quem gostava de comer água e outras coisas salobras deixou de comer?

    Hã? Hum? Hein?

    PS I - Portela, você querer insinuar que os atletas de 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012 não tinham bom extra campo, é você desconsiderar que foram eles que correram para tirar o Vitória das Series C e B. Além de ter colocado o Leão em uma final da Copa do Brasil.

    Valido lembrar que os injustiçados de 2012 recolocaram o Vitória na Serie A/2013 batendo recorde de pontos no primeiro turno.

    Esqueceu foi?

    Dos dois um:

    Com esse discurso ou você ta querendo fazer media como os corneteiros rubro-negro ou ta querendo assumir que não soube gerir os ataques sem provas provenientes das redes sociais.

    PS I - Portela, por gentileza, já que você vai para Europa veja alguns modelos de Arenas voltadas para jogos, eventos e turismo que a gente possa melhorar e construir na Paralela para o Leão residir a partir de 2016. Ok?

    PS II - ATENÇÃO!!!

    Só não leve para a viajem Ney Campelo. Se não ele vai colocar as duas mãos na cintura, rodar a baiana e dizer:

    - Oxe, Alexi!

    - Pra que construir Arena Rubro-Negra na Paralela? Você quer que Jaques Wagner me demita?

    - Aff, Alexi!

    - Par quer seguir 80% da torcida, se 20% já enche 10 Arenas Fonte Nova?

    PS III - Alexi, pelo amor que você tem ao Vitória, se você levar a mala sem alça do Ney Campelo para Europa, deixe qualquer aeroporto extraviar aquela coisa para bem longe do Brasil!

    ------------------------

    Diga não a Fonte Nova. Diga $im ao Novo Barradão na Paralela em 2016.

    Avante Leão!!!

    ResponderExcluir