Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

UM CAMPEÃO HISTÓRICO. Por Franciel Cruz.

Com o término oficial do primeiro turno, no último sábado, alguns incautos começaram a gritar: “SOMOS CAMPEÕES MORAIS”. Que Mané morais, o quê? Esta condecoração vale tanto quanto uma moeda de três reais.

A propósito, informo aos desprovidos de conhecimento histórico que tal patacoada verbal foi proferida pela primeira vez no final da década de 70, mais especificamente no ano da graça de 78, pelo técnico Cláudio Coutinho.

Naquela época, o referido sujeito, que então treinava a seleção brasileira, também inventou de cunhar nomes exóticos para jogadas simples. Assim, o mero deslocamento do lateral até a linha de fundo, para receber a criança mais adiante, foi classificado com o nome pomposo de overlaping, ponto futuro.

Resultado? o time canarinho terminou a competição de modo invicto, cheio de gueri-gueri, mas quem, de fato, levantou o caneco foi a argentina, com o auxílio luxuoso da seleção peruana.

Porém, tudo isso são águas passadas que não movem redemoinhos.

Além disso, tempos depois, esta história de campeão moral foi completamente desmoralizada, especialmente aqui na Bahia, porque a escrota imprensa (desculpem a redundância) começou a entregar diversos títulos de campeão moral para uma agremiação que num ganhava nada desde a segunda guerra mundial. E estes títulos, ao tempo em que serviam de consolo para os iludidos, acabaram por proporcionar sua própria ruína, já que eles começaram a se contentar com glórias inexistentes. E, como diria o grande Orestes Barbosa na voz vibrante e vibrática de Sílvio Caldas, tornaram-se apenas palhaços das perdidas ilusões.

Mas, chega de tratar de assuntos da zona. Este é um recinto honrado, e não um puteiro.

Vamos, então, falar de jangada, que é pau que bóia.

A verdade, esta menina traquina que salva e liberta, é uma só. O Esporte Clube Vitória está prestes a se tornar o primeiro time de todo o Norte e Nordeste a ser campeão brasileiro de fato e de direito. Repetindo para fixar a lição na cabeça dos distraídos. O Esporte Clube Vitória caminha a passos céleres e seguros para se tornar o primeiro campeão brasileiro de nossa sofrida região.

Ah, sêo françuel, mas num teve um time aí, de dias dávila ou de itinga, que venceu uma torneio nacional?”, pergunta-me a moça do shortinho Gerasamba.

E eu, sempre paciente com a referida, respondo. Sim, minha comadre, é fato. As referidas injúrias ganharam torneios, não campeonatos. Teve uma vez até que, num mata-mata, receberam (lá elas) 6 x 0 do Sport e ainda assim ficou com o desmoralizado caneco.

Porém, agora, não. Desta vez é diferente. É título pra valer. Campeonato de pontos corridos onde efetivamente sabe-se quem é o melhor do Brasil.

E o fato é que, até este momento, além de se dirigir rumo ao inédito titulo, O brioso Leão apresenta, de chaleira, a mais ESPETACULAR campanha da história.

Aos números.

Depois do consistente e convincente triunfo diante do tinhoso Ceará, o Rubro-Negro atingiu a marca de 44 pontos no primeiro turno, feito jamais conseguido por nenhuma outra agremiação.

Às comparações.

O Atlético Mineiro, campeão de 2006, terminou o primeiro turno com 29 pontos. No ano seguinte, o Coritiba fez 35. Já o todo poderoso Corinthians atingiu 39. O Vasco foi quem foi mais adiante, fechando este primeiro ciclo com 40. A Portuguesa, último time a conquistar o Dilmão do B, conseguiu 38 pontos.

Portanto, amigos, é óbvio que não devemos comemorar título de campeão moral até porque, como já disse, isto serve apenas para os peixes pequenos.

No entanto, contudo, todavia, entretanto, devemos e podemos comemorar esta BRILHANTE campanha que vai nos levar a um histórico título de campeão. Título este que honrará, lavará e enxaguará a alma de todos os nordestinos, que assim terão efetivamente um verdadeiro campeão brasileiro.

Como deveremos ser o primeiro a conquistar um campeonato de tal magnitude destaco que a honraria seja também extremamente digna. Uma estrela de diamante. Sim, de diamante.

O resto é choro, ranger de dentes e secação, secação esta que fez bem à cidade. Afinal, eles secaram tanto que a chuva foi embora e o sábado amanheceu brilhando. Pena que neste domingo, voltam as lágrimas para alagar as esburacadas ruas da província.

Mas, né comigo, não. Eu quero apenas botar meu bloco na rua e gritar com o povo do Norte e Nordeste de Amaralina. “Puta que pariu, o Vitória é o melhor time do Brasil

Por: Franciel Cruz (@ingresia)
__________
Comentários
3 Comentários

3 comentário(s):

Anônimo disse...

tu andas igual ao futebol de marquinhos Seo Facksuel...Sumido..kkkk
mais sempre que aparece vem com esses textos muinto bem bolados e inteligentes...parabens


att Ramon

cyclone disse...

Parabens Facksuel, vç deveria ganha um titulo de cidadão rubrunego, belas palavras e isto ai o unico campeão do norte nordeste esta vindo ai,estraçalha LEÃO.....

Anônimo disse...

O Vitória está mesmo quebrando todas as expectativas dos tricoletes e da imprensa!

José Sena!

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM