29 de junho de 2012

[Rodízio de goleiros] Até quando estas mentiras e patacoadas? Por Fábio Monteiro.

O assunto de hoje visa atingir a nossa diretoria, que a cada dia se torna mais parecida com os episódios mais sem graça dos Trapalhões e dos Patetas. A atual gestão do clube adotou a mentira para encobrir interesses pessoais de agentes de jogadores e do próprio clube com o esquecido mas ainda existente (Fundo de Investimentos em atletas) bancados por alguns privilegiados dirigentes e conselheiros do Rubro-Negro, além de usar da covardia para enxotar ídolos do clube como fizeram com Vanderson e Viáfara.

A deste ano é um absurdo que nenhum clube já viveu coisa parecida. Falo do rodízio de goleiros (conheço outros tipos de rodízio, como os de carne e/ou pizza), mas de goleiro é ultrajante e vem prejudicando demais o clube e os dois goleiros. Falando a real. Douglas terminou bem a temporada 2011 e prosseguia bem em 2012 até a chegada de Renan, goleiro que viveu grande momento no Avaí FC em 2010 e teve uma passagem meteórica entre os titulares do Corinthians.

Douglas terminou tão bem 2011 que seu contrato foi renovado até 2014. Já Renan vinha em baixa, mas é um atleta promissor de 21 anos e ao que tudo indica parece que faz sentido a informação de que no contrato dele, ele tem que ser o titular sobre a pena do Corinthians pega-lo de volta e emprestá-lo a outro clube.

Dizem às más línguas, que Renan estaria indo pro Náutico no começo desta temporada, mas o Vitória insistiu e Alexi Portela esteve in loco na sede corintiana para conseguir melar a ida de Renan ao clube pernambucano. Pois bem, ele veio e parece que com a obrigação de ser titular, pois até aquele momento era grande a expectativa dele ser convocado pra seleção olímpica, pois em 2011 ele foi convocado para a Seleção Principal do Brasil/CBF-Nike.

É incrível, que desde que Renan pisou os pés aqui e foi regularizado, a diretoria começou a inventar um bocado de lorota pra ele ser o titular. No baiano foi a questão do rodízio maluco, em que fez os goleiros ficarem sem ritmo de jogo, sem entrosamento com os companheiros e mais inseguros, pois se decidiria qual dos dois seria titular. Os caras iam pra campo já com aquele excesso de cautela pra não errar e isso prejudica ao invés de ajudar.

Renan começou muito mal no clube e quando começava a pegar ritmo e amansar a veia corneteira de nossa torcida, teve uma séria lesão em um dos joelhos. Douglas volta, completamente desprestigiado pela diretoria, e por estar em completa falta de ritmo e até de motivação toma três perus na final do estadual, a qual na ocasião eu até achei que foi proposital dele.

Só foi Renan se curar da lesão do joelho, que inventaram que Douglas tava acima do peso em 2,5kg. Uma coisa sem noção, pois Douglas está em plena forma física e vejam como é o tipo físico do goleiro do Goiás, o Harlei, muito mais cheinho que Douglas e nem por isso fica na reserva. Mais uma mentira desta diretoria, que teve em Ricardo Azevedo, o pinóquio mor nos anos de 2008-2010 no Marketing do Clube.

Aí no jogo da vergonha explícita diante do Goiás, o goleiro que nunca justificou a sua titularidade toma um frango no primeiro gol goiano e no primeiro coletivo é sacado e tentaram novamente dizer que foi por problema médico, só que Renan abriu o verbo e falou que não tava sentindo diacho de dor alguma em nenhuma parte do corpo. E em menos de 3 dias Douglas perdeu 2,5kg…é digam esta fórmula aí, pois nem a Herbalife consegue tal feito.

A mentira sempre é vencida pela verdade e os chamados “Deuses do Futebol” existem e punem mesmo. O Vitória já pagou na bola a inércia e amadorismo da diretoria com o rebaixamento em 2010, quando toda a imprensa e todos os blogueiros apontaram as falhas do elenco daquele ano e do interino Ricardo Silva, imposto pelo clube a ser o técnico efetivo do time e de ter entrado e saído da função 3 vezes durante o ano.

A explicação da não contratação de reforços para o Brasileiro por Alexi ter medo dos jogadores finalistas da Copa do Brasil ficarem desmotivados foi ridícula, assim como a demonização de Viáfara, que pra AP passou a ser Zé Ninguém, e um ano antes ele mesmo tinha renovado o contrato do goleiro por dois anos e pintado ele no muro das grafitagens. Sempre tirando o dele da reta e publicando mentiras deslavadas para justificar as suas atitudes sempre equivocadas, impressionante.

Seja homem Aléxi Portela, abra o jogo e diga porque Renan tem que ser titular, quem é que ganha com isso (financeiramente e tecnicamente). Chega de mentir pra torcida. Não subestime nossa inteligência. A culpa de nossos dois goleiros estarem em má fase é da diretoria e não dos atletas. Douglas vinha bem e agora joga pressionado, assim como Renan que teve que encarar os apaixonados por Douglas assim que chegou e virou titular.

Com esta indecisão e sucessivas patacoadas NÃO SUBIREMOS. O elenco precisa de HARMONIA, CONFIANÇA E TRANQUILIDADE.

Por: Fábio Monteiro

6 comentários:

  1. ... e tem mais, repete tudo que PC realizou, e muitos (digo a direitoria presente e alguns segmentos da emprensa) o criticam até hoje; MAS, a diferênça é que PC era competente em contratar e tivemos os melhores dias em campo; é isso que queremos. Agora,essa atual gestão vive propagando o que é o Vitória (de algune feitos e revelação) que na grande maioria feitos por PC. Então, se for nessa prática nova-antiga prefiro PC que era corajoso e competente e participativo no rumo do time.
    CHEGA DE INCOPETENCIA FUTEBOLÍSTICA E GESTÃO DIMINUTA SEM CORAGEM DE SER FELIZ!

    Sérgio Vigas

    ResponderExcluir
  2. Belo e preocupante texto!
    Diante disso coloco em suspeição algumas outras ações do Vitória:
    1 - sacar Geovani do elenco;
    2 - relacionar e botar Reniê pra jogar contra o Goiás, EM GOIÂNIA, e depois o jogador ser emprestado para o ATLÉTICO GOIANIENSE. Por que não botou Dankler pra jogar?!!!
    3 - relacionar esse Willie para o jogo contra o Avaí quando o Vitória está cheio de jogadores da posição em condição de jogar (já citei isso em outra postagem)

    Bom, vou parar por aqui pra não viajar demais nas teorias da conspiração. Até hoje não esqueci a COPA DO BRASIL de 2004, única vez em vi o Vitória ter uma chance de verdade de ser campeão nacional e ver o time ser eliminado por problemas internos idênticos ao do texto acima.

    ResponderExcluir
  3. Cuidado com o que você escreve!!!!
    Viáfara foi ídolo prá alguns!!!O que êle vinha fazendo dentro de campo, não é postura de ídolo. O Viáfara não era ninguém, antes de chegar ao Vitória. O Vitória é que fez o nome dêle. Não dava o direito de êle ficar esculhambando. Entregou vários jogos. Hoje êle está suspenso por dopping!!!Que ídolo é esse? O Vanderson, me desculpe nos últimos jogos êle já não vinha apresentando grande futebol, tinha que sair.Faz parte. Você deveria falar de Índio. Você deve achar que é melhor passar a mão pela cabeça. Rapaz, lidar com jogador não é fácil. Já que você é tão bom assim, tem uma visão boa você deve ser uma pessoa de grande sucesso. Como é seu nome mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Verdade,concordo com Fábio Monteiro.O que fizeram com Vanderson e Viafára foi sacanagem. Sem contar Douglas. Desse jeito fica dificil com uma direitoria que é controlada por conselheiros (F.D.P)ameaça até a nossa subida.
    Mas mesmo assim prefiro continuar acreditando.
    Vamos Subir Nêgo......

    ResponderExcluir
  5. Anônimo disse...

    "Cuidado com o que você escreve! Viáfara foi ídolo prá alguns! O que ele vinha fazendo dentro de campo, não é postura de ídolo. O Viáfara não era ninguém, antes de chegar ao Vitória. O Vitória é que fez o nome dele. Não dava o direito dele ficar esculhambando. Entregou vários jogos. Hoje ele está suspenso por dopping! Que ídolo é esse?

    O Vanderson, me desculpe, nos últimos jogos já não vinha apresentando grande futebol, tinha que sair.Faz parte. Você deveria falar de Índio. Você deve achar que é melhor passar a mão pela cabeça. Rapaz, lidar com jogador não é fácil".

    Muito apropriado e interessante o comentário acima por se tratar de uma visão equilibrada. O Viáfara antes de vir para o Vitória passou sobriamente pelo Atlético Paranaense e logo atrás, na Colômbia, teve sérios problemas com o clube e bofetes dentro de campo. Não era ídolo de nada. Aqui no Vitória teve ascensão notadamente por notas veiculadas num blog criado para festejar sua atuação. Palavras ocas e vazias. Um ídolo de barro. Rescindiu o contrato com o Vitória sem reclamar 250 mil reais de multa a que tinha direito. Por que ele abriu mão desse tutu? Por que o titular do blog não investigou e não esclareceu? Fica a fustigar e a levantar suspeitas? Viáfara, um ídolo de barro. Quebrou-se!

    No mais o texto postado registra um elenco de agressões do jaez de "patacoada, adotou a mentira, inércia e amadorismo, demonização de Viáfara, e adiante finaliza com um "seja homem, não subestime nossa inteligência. Não Subiremos".

    Que torcedor peba! Que pretensioso! Merece ir para o xilindró, ou um pouco menos, mover-se uma ação de danos morais como uma que aconteceu há uns dois ou três anos atrás de um jornalista que teve de se retratar ao presidente dos sardinhas, em juízo, por agressão de mesmo gênero. Conserte-se rapaz, você não é o dono da verdade!

    ResponderExcluir
  6. WILSON DISSE:
    CARO ANONIMO ,O ÍDOLO VIAFARA.
    FOI O UNICO PROFISSIONAL QUE VENDEU TANTAS
    CAMISAS COM SEU NOME.
    .
    NÃO TENHO CONHECIMENTO,DE UM OUTRO PROFIS-
    SIONAL TER SEU NOME VINCULADO,A CAMISAS
    PARA VENDA.
    VAMOS SUBIR LEÃO ESSES PORRAS FICARAM PARA
    O ESQUECIMENTO.
    SOBRE O TEXTO,ESTOU COM FÁBIO.

    ResponderExcluir