20 de maio de 2012

[Vitória na Série B] Largou bem. Por Maurício Naiberg.

O Vitória começou a Série B do jeito que deveria: vencendo, e fora dos seus domínios (Barueri 0 x 1 Vitória). Tecnicamente não foi como o rubro-negro sonhou, mas segunda divisão, amigo, é terra de ninguém e ganhar é o mesmo que conquistar um troféu de campeonato mundial.

Pouco importa se o gol saiu de um pênalti. De qualquer forma, ele saiu e ponto.

Não sei se vocês perceberam, mas neste confronto aconteceu justamente o que eu previa anteriormente, assim que Paulo César Carpegiani assumiu a equipe. Gabriel Paulista não será lateral-direito e isso é um fato. O garoto formará o trio defensivo com Rodrigo e Victor Ramos, liberando Pedro Ken e Marquinhos para avançarem por esse lado. Acho que é uma variação tática interessantíssima, até o retorno de Nino Paraíba, é claro.

Quem me surpreendeu de forma positiva, mais uma vez, foi Wellington Saci. Ainda tenho um milhão de restrições a ele, contudo, não atrapalhando, já vai ajudar bastante. Apesar de deixar muitas lacunas na esquerda, seu posicionamento tem agradado, mesmo achando que seu futebol está longe do ideal.

O meio de campo, por sua vez, trabalhou a bola muito bem e uma coisa é certa: se Tartá tocar mais a redonda, a equipe renderá ofensivamente. O problema é ele fazer isso. Quando é para fazer o simples, ele inventa. É um bom jogador e já provou isso, mas precisa aprender a ter mais o espírito coletivo.

E também prefiro nem ficar aqui criticando muito. Iniciar um torneio como esse, ganhando longe de casa, é bom demais. Serão mais trinta e sete finais daqui até dezembro. Uma batalha foi vencida.

Agora é pensar no Coritiba, quarta-feira, pela Copa do Brasil. Jogo duro, mas acredito no Vitória. Tenho certeza que o rubro-negro sairá do Couto Pereira com a vaga nas semifinais da competição.

Por: Maurício Naiberg

6 comentários:

  1. espero que voceis de uma chance para riudo no lugar de pedro kem que nao ta rendendo nada so vao da valor quando ele tiver la no santos

    ResponderExcluir
  2. Uma observação: se o técnico preferiu improvisar Gabriel na lateral a colocar o recém contratado lá da equipe do São Domingos, especialista na função, é porque o futebol dele é inferior ao de Nino, de Léo, de Romário e do próprio Gabriel. Isso é preocupante.

    ResponderExcluir
  3. Até o site da CBF divulga a informação errada. O Vitória está em 6º e o ASA em 7º pelo 6º critério de desempate. O Vitória tem 1 cartão amarelo contra 2 do ASA.

    ResponderExcluir
  4. Todo guerreiro ja ficou com medo de entrar em combate.
    ...
    Todo guerreiro já perdeu a fé no futuro.
    Todo guerreiro já trilhou um caminho que não era dele.
    Todo guerreiro já sofreu por bobagens.
    ...
    Todo guerreiro já achou que não era guerreiro.
    Todo guerreiro já falhou em suas obrigações.
    Todo guerreiro já disse "SIM" quando queria dizer "NÃO".
    Todo guerreiro já feriu alguém que amava.
    Por isso é um guerreiro; porque passou por estes desafios, e não perdeu a esperança de ser melhor do que era.
    CONTINUO BOTANDO FÉ! O LEÃO VAI SUBIR!

    ResponderExcluir
  5. concordo com vc mauricio, e acho que carpegiane vai adotar um esquema com 3 zagueiros no vitoria.

    ResponderExcluir
  6. Belo texto Mauricio.

    A filosofia é essa: "Cada jogo será uma final."

    Vencemos a primeira de muitas que virão rumo ao título da Serie B/2012.

    Avante Leão!!!

    ResponderExcluir