16 de fevereiro de 2012

[VITÓRIA] O caminho é esse. Por Maurício Naiberg.

O jogo contra o Camaçari (3 x 1) não foi bom e o rendimento de alguns jogadores pode ser melhor, mas o técnico do Vitória, Toninho Cerezo, fez o que todo torcedor rubro-negro quer: time ofensivo e gols.

Não disse que a fórmula é simples? É difícil ver um clube como Vitória atuar contra uma equipe de interior – com todo respeito que tenho a todas – utilizando três ou quatros homens de marcação no meio de campo.

Diante do time do Pólo, no papel, Cerezo fez tudo certinho. Um atleta de marcação pesada (Michel), outro que sabe marcar e sair para contra-ataques (Mineiro), além dos dois meias (Arthur Maia e Lúcio Flávio). Simples assim. O Leão teve mais liberdade ofensiva e segurança na defesa. Houve um equilíbrio necessário em qualquer equipe.

Gostei de ver os dois garotos nas laterais. Romário, voltando de uma lesão na canela, e Mansur, estreando entre os profissionais, precisam jogar e o teste deles é justamente no Baianão mesmo. Lógico que ainda são apostas, mas podem se tornar realidades em breve na Toca.

Outro destaque positivo foi o zagueiro Victor Ramos, fazendo sua reestreia no rubro-negro. Seguro e mostrando muita vontade, o jogador se destacou de forma positiva neste confronto e deve ser o titular deste setor junto com o experiente Rodrigo ou Gabriel. Todos esses merecem confiança.

Para não deixar de falar nele, mais uma vez Neto Baiano provou que é o dono da nove e para tirá-lo vai ser complicado. Com o cara não tem jogada perdida. Arma, marca e, principalmente, faz gol. Sua importância é fundamental para o esquema de Cerezo e a dupla com Marquinhos parece que o faz bem.

Perda considerável - Sobre a saída do diretor Newton Drummond, já sabia há algumas semanas. Ele não estava insatisfeito, mas a saudade da sua família em Porto Alegre pesou muito. Agora é esperar que a diretoria rubro-negra procure um nome que ocupe esse cargo com mais competência ainda.

Por: Maurício Naiberg

9 comentários:

  1. Parabéns por mais um belo texto Mauricio.

    O fato de você ter 04 textos aprovados na sequência por Mocota demonstra que você manja muito.

    Continue assim.

    Plac, Plac, Plac...

    Avante Leão!!!

    ResponderExcluir
  2. Embora sempre excelentes seus comentários,Mauricio, há algumas considerações a fazer.
    O grande problema do técnico Cerezo é que a cada jogo o Vitória apresenta um time diferente, tanto assim que até, hoje, já se passaram quase a metade dos jogos do Campeonato, o torcedor não sabe qual o time titular do Vitória. Assim fica difícil se conseguir formar um conjunto.
    Leio muitos comentários de torcedores criticando o Artur Maia. Mas observo que um dia ele joga o tempo inteiro, na partida seguinte fica no banco de reservas e entra ou não no decorrer da jogo. Já na terceira partida nem aparece na lista dos relacionados para o jogo.. Sm uma seqüência de jogos fica difícil qualquer jogador se firmar.
    Outro aspecto a considerar é a comparação entre Vitor Ramos e Gabriel. Pelo que vem jogando, inclusive com uma atuação soberba no BAVI, seria injusto Cerezo barrar o Gabriel.
    Quanto a Neto Baiano, discordo, já que só atua bem e faz gols contra times pequenos. No BAVI foi completamente anulado pela zaga do Bahia. Uma atuação mais do que apagada.
    Já Chumbinho, embora tenha feito um bom trabalho, teve seus erros, principalmente na demora para realizar as contratações. Como conseqüência, até hoje temos jogadores sem o condicionamento físico exigdo para uma partida de futebol O Vitória deveria desistir de trazer Diretor de Futebol de outros estados. Eles querem, geralmente, trazer seus amigos para treinar ou jogar no Vitória e acabam saindo por problemas familiares. Ficam em Salvador, mas com a cabeça em suas famílias, em seus estados de origem. Um Diretor de Futebol baiano não teria esse problema. Temos excelentes profissionais nessa área. É só pesquisar.

    Emerson

    ResponderExcluir
  3. Lucas Serra ou Mauricio Naiberg,

    Vocês sabem informar quanto custou o placar eletrônico do Barradão e se houve alguma parceira para aquisição do mesmo?

    Att,

    J Mocota

    ResponderExcluir
  4. Emerson.

    Só vou intevir no seu comentario sobre Neto. Nunca fui fã nº 1 dele porém temos que admitir o cara é goleador sim! tanto que é o artilheiro isolado do campeonato. Não importa ter molejo de craque o que importa mesmo é que ele define. Se você não quiser se contradizer vai admitir que Neto não fez gols no Ba-Vi porque cada jogo Cerezo "apresenta um time diferente" e neste ultimo então foram 4 volantes, ou seja criação nenhuma.
    Logo, entrar em campo com uma formação indecente e exigir que Neto faça gols... mim faça uma garapa!

    Abraços Paulo.

    ResponderExcluir
  5. J Mocota, na época que estava comprando o placar eletrônico foi especulado um valor, mas não me lembro, sei apenas que veio do Santos.

    SRN

    ResponderExcluir
  6. Falta agora um som decente, acho que no mínimo merecemos isso!
    Um som de qualidade no Barradão já!

    ResponderExcluir
  7. SRN!Essa nossa torcida é dificil de agradar.Em 2011 foi questionado a falta de entrosamento da equipe no Brasileirão devido as contratações atrasadas,que só deu ar da graça nos jogos finais,agora começamos o ano de 2012 contratando e nada é mais lógico que o Baiano servirá de testes para que o técnico ache o time ideal para ser titular,e isso demora um pouco,não é em 8 rodadas que se avalia um elenco de mais de 30 jogadores não e as diferentes escalações fazem parte da montagem.portanto eu acho que devemos dar tempo pois é visivel a evolução que o time deu em relação ao ano anterior pois só fazia rifar bola e hoje vc ver um time trabalhando com a bola fazendo lançamentos com mais convicção.

    ResponderExcluir
  8. Emerson, se for pedir um Diretor de Futebol local com Portela na presidência é pedir mais um Beto Silveira. Eu quero é um profissional, independentemente de estado.

    Ah, Neto Paraguaio pode fazer 100 gols no estadual que eu ainda vou achá-lo uma carniça. Vocês torcedores que se iludem com estadual não podem ter o direito de chamar os torcedores do finado de irracionais. Só vou concordar que esse Neto é brocador, se ele não ficar perdendo gols feitos na Série B como fez o ano passado inteiro, e virar um dos artilheiros isolados da competição. Mas não acredito em um milagre assim, e ter um jogador dependente de baianinho é demais. Na minha cabeça Dinei ainda é titular.

    ResponderExcluir
  9. Sidney Souza Nascimento22 de fevereiro de 2012 às 18:01

    Mauricio, comente sobre a preparação fisica do nosso time.Geovane,Arthur Maia, Uelinton, L.Flávio e mais outros já deveriam estar em bastante forma.
    Será que vamos passar mais um ano com os cara mortos em campo como em 2011. Parece sina ou praga.

    ResponderExcluir