29 de setembro de 2011

Ex-zagueiro do Vitória e hoje no Corinthians, Wallace, é destaque no UOL pelo seu "extra-campo"

Estava navegando pelo UOL quando na seção de destaques na primeira página uma foto de chamou atenção, Wallace, ex-zagueiro do Vitória que foi negociado ao Corinthians no final do ano passado, com o título "Dupla de zaga corintiana aprecia livros, quadros e xadrez e foge da rotina de 'boleiro'".

Não pensei duas vezes e fui ler o artigo. Durante a leitura me lembrei que nunca tinha ouvido nenhum absurdo sobre Wallace enquanto estava jogando aqui no Vitória. Um jogador responsável e profissional, um exemplo para muitos jogadores, não só do Vitória, mas de qualquer clube do Brasil.

Falamos isso porque sabemos da importância da saúde física e mental dos jogadores de futebol para a sua profissão. Um jogador que se preserva desse modo é mais respeitado pelos torcedores. Parabéns Wallace, a nação rubro-negra tem orgulho de você.

Por: Lucas Serra (@ecvnoticias)

Confira a matéria escrita por Carlos Padeiro, publicado no UOl:

Reservas durante toda a temporada, Paulo André e Wallace ganharam destaque de uma semana para cá, quando barraram o capitão Chicão e aproveitaram a lesão de Leandro Castan para formarem a dupla de zaga titular do Corinthians. Ambos deram conta do recado no empate por 0 a 0 com o São Paulo e na vitória por 1 a 0 sobre o Bahia.

Fora de campo, chama a atenção a rotina que os dois beques levam. Ambos fogem à regra dos ‘boleiros’ e praticam atividades sofisticadas, pouco comuns no meio do futebol, como jogar xadrez.

Paulo André vai além. No tempo em que viveu na França, quando atuou pelo Le Mans, pegou gosto por pintar quadros. Na capital paulista, mantém o hábito de visitar feiras de artes e concertos musicais. Em seu blog, onde escreve sobre diversos assuntos, exibe fotos de sua vida cultural.

No meu primeiro ano na França me lesionei e acabei ficando sem ter muita coisa para fazer. Aí inventei de pintar, fui aperfeiçoando sozinho uma técnica”, conta o atleta de 28 anos ao UOL Esporte.

Já o baiano Wallace tem como hobby jogar xadrez e trava um duelo particular com o colega de elenco. “Está 4 a 3 para mim. Tenho um tabuleiro desde os 12 anos. Quando cheguei ao Corinthians, o Paulo soube que eu gostava de jogar e viramos adversários.”

Ele fala que está 4 a 3 para ele, e eu falo que está 4 a 3 para mim. Eu jogo xadrez desde moleque, jogava com meu pai. Desafiei o Wallace e tomei uma porrada, 3 a 0 logo de cara. Aí peguei um livro velho em casa sobre xadrez, dei uma lida, lembrei de umas técnicas e ganhei quatro seguidas”, rebate Paulo André.

Além disso, Wallace é motivo de brincadeira entre os demais atletas porque costuma aparecer nos treinamentos vestido de blazer. “As pessoas não estão acostumados a ver um jogador de blazer, mas eu uso”, sorri.

O zagueiro de 23 anos revela também que nas suas horas vagas costuma visitar uma livraria. “Gostei muito do livro ‘O Homem que matou Getúlio Vargas’, do Jô Soares. Abriu as portas da leitura para mim. Agora estou lendo a biografia do Schopenhauer [filósofo alemão Arthur Schopenhauer]. Gosto também de CDs e DVDs, como Norah Jones e Jack Johnson.

Paulo André diz que, diferentemente do que as pessoas imaginam, no futebol não é tão raro assim encontrar jogadores com uma vida cultural ativa.

A gente faz coisas alternativas, como ir ao teatro, cinema, restaurante. Quando encontro alguém com gosto parecido, como o Wallace, me aproximo. Vejo que o nível cultural de formação dos atletas está evoluindo e crescendo, são cada vez menos frequentes os exemplos ruins”, opinou o corintiano.

Em campo, Paulo André é nome quase certo para o duelo de domingo contra o Vasco, às 16h, em São Januário. O camisa 13 alvinegro ganhou a titularidade e agradou Tite. Já Wallace corre o risco de perder a vaga para Leandro Castan, que se recuperou de uma contusão muscular.

Um comentário: