6 de dezembro de 2010

Orgulho ferido, mas amor inabalável! Por Michel Silva.

Michel SilvaO day-after dos rubro-negros, certamente será o mais difícil dos últimos cinco anos. No entanto, o amor pelo Vitória só faz crescer. Lembro-me bem de uma frase de Humberto Gessinger (Engeheiros do Hawaii), logo após o rebaixamento do Grêmio em 1991, mesmo ano em que também fomos rebaixados: "Por amor, dor e sofrimento, sou ainda mais gremista". Tomei esta frase pra mim, alterando para o Vitória: "Por amor, dor e sofrimento, sou ainda mais Vitória". Nos momentos em que o Vitória atravessou as maiores dificuldades, dediquei um pouco mais do meu tempo a este clube que aprendi a amar, buscando maneiras de ajudá-lo. Foi assim que surgiu a Associação Vitória Forte - AVF, formada por um grupo de apaixonados rubro-negros que se transformou numa verdadeira família.

Acabado o jogo contra o Atlético-GO, a triste constatação... o Vitória não está mais na Série A, mas estará na elite, pois para o verdadeiro rubro-negro, a elite é onde o Vitória estiver. Permaneci no estádio por mais de uma hora, sem conseguir dizer uma palavra a ninguém, mas consegui ouvir e enxergar absurdos, a começar pelo despreparo da Polícia Baiana, que não é tão eficiente no combate ao tráfico, mas sabe como ninguém espancar a já sofrida torcida rubro-negra. Não posso afirmar se ocorreu uma falta de comando, ou uma ordem do comando.

Refleti muito sobre o que ouvi. E o que mais ouvi foi a caça às bruxas e a condenação da política acertada de "pés no chão", que de fato, não ocorreu na Toca do Leão. Primeiro, peço aos rubro-negros que ao invés de buscar culpados para o fracasso, ajude-nos a reerguer o Vitória. Já conseguimos isto duas vezes (1992 e 2006) em condições muito mais desfavoráveis e, certamente conseguiremos novamente em 2011.

Quanto à caça às bruxas, ela não nos trará de volta à Série A. É difícil dizer isto, mas o momento é de juntar os cacos e, juntos, fazer um Vitória forte. Mesmo porque existem muitas bruxas que deveriam ser caçadas nos mais diversos setores: diretoria, comissão técnica, jogadores, imprensa e até entre nós, torcedores.

Antes que me crucifiquem por defender a "política pés no chão" tão propalada pelo nosso presidente Alexi Pelágio Portela Júnior, que merece todo meu respeito pelo amor e dedicação ao clube, afirmo que embora alardeada, a política "pés no chão" não foi implantada no Vitória em 2010. A política "pés no chão" que seria melhor denominada como "política de responsabilidade de gestão", evitaria gastos desnecessários e certamente seria acompanhada por um planejamento para evitar desperdícios.

Um clube que em apenas um ano contratou dois diretores de futebol e acabou sem nenhum; que teve três treinadores e, utilizou 71 jogadores na temporada e gastou mais do que podia, certamente não fez uso da política de gestão responsável.

Uma gestão responsável não permitiria que o clube saísse às compras em busca de liquidação em brechó para suprir suas necessidades só vistas no momento de desespero. Kléber Pereira foi um grande artilheiro, mas chegou ao Vitória fora de forma, anunciando aposentadoria, com um salário altíssimo e acabou sendo reserva de jogadores muito mais barato e que já estavam na casa. Em sua passagem pelo Vitória, Kleber Pereira marcou apenas um gol, que saiu muito mais caro ao Vitória que os gols de Neymar e Robinho para o Santos e, até mesmo que os gols de Ronaldo, no Corinthians.

Mas Kléber não é o único exemplo da má contratação por falta de planejamento. O zagueiro Thiago Marinelli, estava encostado no Vasco e chegou ao Vitória com "status" de xerife, mas acabou sendo reserva de Wallace e Anderson Martins, posteriormente perdeu a posição no banco de reservas para Gabriel Paulista e Reniê. Em 11 jogos com Thiago Martinelli em campo, o Vitória sofreu 17 gols.

Vou parar nesses dois exemplos que servem apenas para ilustrar, afinal, este texto não tem por objetivo se transformar numa caça às bruxas (deixarei Egídio de fora).

Se em 2010 enfrentamos sérias dificuldades financeiras, em 2011, os recursos serão ainda mais escassos. A verba de televisão será muito menor, os patrocinadores resistirão ainda mais em pagar um preço justo para estampar suas marcas na camisa rubro-negra e, não podemos deixar que a nossa média de público diminua, pois mais do que nunca, o Vitória precisará de sua torcida. Afinal, das fontes de receita citadas, esta é a única que é movida pela paixão... o resto são business.

Mais do que nunca precisaremos da política de "pés no chão", ou melhor, da política "de responsabilidade de gestão" devidamente implantada. Não podemos mais errar em contratações como erramos este ano. Temos que valorizar nossas divisões de base, assim teremos jogadores bons e baratos e, que na hora do aperto, são os que decidem e ficam para dar a cara a bater. Os contratados a peso de ouro saem para afundar outros times. Ademais, colocando a garotada pra jogar, estaremos valorizando ainda mais o nosso patrimônio.

Lee, Reniê, Gabriel Paulista, Anderson Martins, Wallace, Neto Coruja, Uelliton, Elkeson, Édson e tantos outros oriundos da base não deixam nada a dever a jogadores vindos de fora. Com este discurso não estou defendendo que devamos levar a campo apenas os jogadores da base, mas defendo que só devemos contratar jogadores para serem titulares, que cheguem e vistam a camisa, que chamem a responsabilidade para si, que oriente e conduza o time às vitórias. para formar o banco de reservas, temos jogadores de sobra precisando de espaço Jogador contratado não pode ficar no banco de reservas onerando a folha salarial.

Torcida rubro-negra, os nossos pés devem estar o chão, mas a cabeça deve permanecer erguida. O orgulho está ferido, mas o amor é inabalável.

Por um Vitória forte.

Por: Michel Silva

13 comentários:

  1. Concordo plenamente com as palavras de Michel. Neste momento tão dificil para nós rubro-negros, o que devemos fazer é juntar-nos e buscarmos a solução para soeguer o nosso tão glorioso clube. Vamos levantar a cabeça e juntos recolocar o VITÓRIA e seu devido lugar: A PRIMEIRA DIVISÃO.
    VAMOS VITÓRIA

    ResponderExcluir
  2. Lucas,


    Você continuará postando nessas 'Férias' até o primeiro jogo do Campeonato Baiano?

    Paulo

    ResponderExcluir
  3. Lucas,


    Você continuará postando nessas 'Férias' até o primeiro jogo do Campeonato Baiano?

    Paulo

    ResponderExcluir
  4. Lucas,


    Você continuará postando nessas 'Férias' até o primeiro jogo do Campeonato Baiano?

    Paulo

    ResponderExcluir
  5. Com certeza Paulo,

    Estarei aqui postando as principais notícias do Vitória.

    Eu até tenho planos para melhorar ainda mais o ECVN, mas não sei se implantarei logo no início do ano.

    SRN

    ResponderExcluir
  6. O Bahia é alvo de homenagem também. Após sete temporadas, o Tricolor está de volta à elite e sua torcida ganhou o prêmio de melhor da categoria. Ao longo da Série B, mais de 400 mil pessoas foram ver o time jogar. O Ministro do Esporte, Orlando Silva, fez um discurso e entregou a honraria ao presidente do clube, Marcelo Guimarães.


    pessoal, me desculpem por colocar o nome da ingraça aqui, mas vamos tomar isso como incentivo. Eles estao recebendo honrarias porisso. Vamos ser mais, vamos ser melhores. Nosso Vitoria merece muito mais do que isso. Vamos mostrar que nós podemos, e vamos conseguir. Vamos lotar nossa arena, Barradão. Vamos trazer nosso Vitória de volta pra 1ª Divisão!!!

    Saudações Rubro Negras!

    ResponderExcluir
  7. MICHEL MEU GRANDE AMIGO CONCORDO COM AS SUAS PALVRAS,MAS PERGUNTO A MIM MESMO QUANDO TEREMOS UM TIME COMPETITIVO E QUANDO SEREMOS UM TIME GRANDE? SERÁ QUE VIVEREI PRA VER MEU TIME SER CHAMADO DE GRANDE UM DIA OU CAMPEAO NACIONAL? MINHAS FILHAS NA SEMANA PASSADA ME PERGUNTARAM DA ALEMANHA "E AI MEU PAI O NOSSO VITORIA VAI CAIR???? "IMAGINA AI UMA TORCEDORA A MAIS DE 7.000 KM DE DISTANCIA!!!!!! O QUE POSSO ESPERAR DESSE TIME DAQUI PRA FRENTE ?ABRAÇOS COMPANHEIRO

    ResponderExcluir
  8. Esse sempre foi o plano do clube, a tendência natural, time da base com poucas e absolutos titulares de fora, vender elkson(indolente e sem objetividade) e martins(que ja deu oq poderia, já temos subistitutos em casa) e fazer um caixa pra pagarmos achar alguem realmente bom para o lugar de ramon e um lateral esquerdo...

    Alguem q bata uma falta na gaveta q essas bolas nunca mais entraram

    Quero ver um diretor de futebol e uma equipe que garimpe jogadores.

    Quero ver lopes montando o time das entranhas. é um tecnico q olha para a base e para novas possibilidades.

    ResponderExcluir
  9. as quengas gastaram mundos e fundos pra subir, se certificaram q subiriam, vender elkson e martins deve render uns 8pau, mais as receitas presentes podemos ter folha de 1pau mês na serie B..., realmente nos certificando q vamos pra A.

    ResponderExcluir
  10. Parceiro, que ótimo texto! Gostaria mto que vc sempre escrevesse.
    Eu penso a mesma coisa que vc. Acho que um time como o Vitória que não tem capacidade endógena de endividademento (como é o caso dos times do RJ que devem até as cuecas, mas ainda assim consegue esticar suas dívidas), tem que usar de austeridade mesmo. E o que menos foi executado. Gastos totalmente desnecessários. Precisamos de um Diretor de Futebol que de fato entenda de bola e conheças os jogadores, o momento deles e não apenas seus nomes!
    Mais uma vez, meus parabéns e ancioso por outra belíssima análise!

    ResponderExcluir
  11. Lucas Ferreira, também acho que com uma folha de 1 mi dá pra subir.

    É isso aí Gil, Michel escreve muito bem. Ele é um dos torcedores do canalecvitória.

    SRN

    ResponderExcluir
  12. Um erro lástimável foi vender Neto Berolla e trazer "Renam e Evandro" a nossa torcida tem que opinar e cobrar cada vez mais das desastrosas contratações evitando assim um desgaste desnecessário.

    ResponderExcluir
  13. Concordo com alguns comentários postados neste blogger,mas não podemos permitir, certos resultados estranhos acontecendo em pleno Barradão ex;Ceará,Guarani e Atlético de Goias.Nossa torcida precisa urgentemente de um título nacional para gerar uma grande receita e consequentimente lucro.

    ResponderExcluir