
Viáfara é um goleiro diferenciado, pois tem muita habilidade com os pés, essencial para tranquilizar a zaga em jogadas que seja necessário o recuo de bola com os pés. Além disso, tem um jeito irreverente de jogar, comparado muitas vezes com o conterrâneo Higuita, porém em campo tem muita responsabilidade. Por ser um bom goleiro, simpático e solidário, o paredão Viáfara é o atual ídolo rubro-negro.
HISTÓRIA
A primeira partida do "El Paredón" pelo leão aconteceu no dia 17/05/08 na 2ª rodada do Brasileirão contra o Sport Recife na Ilha do Retiro, o jogo terminou empatado em 0 a 0. Depois de uma atuação praticamnete perfeita, Viáfara deixou sinais de que o goleiro Ney não teria mais espaço na titularidade, e foi isso que aconteceu. Naquele Brasileirão o colombiano atuou 33 vezes, e o Vitória teve a terceira melhor defesa entre os 20 participantes. Ajudou o leão a ficar na 10ª posição e a se classificar para a Copa Sul-Americana 2009, a campanha foi bem razoável para um time que vinha da série B.

No final de 2009 torcedores demonstraram o carinho com o paredão e fizeram faixas para que seu contrato fosse renovado e poder ficar mais tempo na toca do leão. Em 2010, atuando apenas pelo Baianão, Viáfara defendeu o leão em 8 jogos, sofrendo apenas 6 gols, o time menos vazado da competição ao lado de Bahia de Feira.
BAVIS

Em 2010 já teve um clássico BAVI e o leão venceu os tricolores por 2 a 0. Ao todo foram 5 jogos, 2 vitórias, 2 empates, 1 derrota e 5 gols sofridos.
RECORDE
Viáfara quebrou o recorde como o jogador estrangeiro que mais vestiu a camisa do Vitória na noite de ontem (18/02/10) contra o Fluminense de Feira, o leão venceu por 3 a 1. Veja a relação dos 99 jogos do Vitória no CanalECVitória. O recorde pertencia ao atacante nigeriano Ricky que em 1984, 1985 e 1994 atuou em 99 jogos com o manto sagrado. Como o contrato de Viáfara é até o final de 2011, é bem provável que Viáfara ultrapasse os 200 jogos e será por muito tempo o recordista.
Na partida de ontem Viáfara recebeu uma placa em homenagem pelos 100 jogos, que foi entregue por um dos funcionários mais antigos do clube, o pedreiro José Alberto Gomes da Costa, o "Zezão". "Tudo que faço pelo Vitória é com amor. Sou grato a este time e também a sua torcida", disse Viáfara emocionado.
Estiveram presentes o presidente Alexi Portela Júnior, o vice Carlos Sérgio Falcão, o superintendente de futebol Mauro Galvão e o supervisor Mário Silva. Viáfara entrou em campo com sua pequena Lua no colo. A mulher do goleiro também participou da homenagem dentro do campo. "Estou muito feliz com este momento e agradeço a todos de coração. Dirigentes, meus companheiros, a torcida e também à imprensa", finalizou Viáfara.

Estiveram presentes o presidente Alexi Portela Júnior, o vice Carlos Sérgio Falcão, o superintendente de futebol Mauro Galvão e o supervisor Mário Silva. Viáfara entrou em campo com sua pequena Lua no colo. A mulher do goleiro também participou da homenagem dentro do campo. "Estou muito feliz com este momento e agradeço a todos de coração. Dirigentes, meus companheiros, a torcida e também à imprensa", finalizou Viáfara.
NÚMEROS
2008
Brasileirão - 33 jogos - 36 gols sofridos - média de 1,09 gol/jogo
2009
Baianão - 23 jogos - 13 gols sofridos - média de 0,56 gol/jogo
Copa do Brasil - 08 jogos - 12 gols sofridos - média 1,5 gol/jogo
Copa Sul-Americana - 1 jogo - 4 gols sofridos - média 4 gols/jogo
Brasileirão - 27 jogos - 33 gols sofridos - média 1,22 gol/jogo
2010
Baianão - 08 jogos - 06 gosl sofridos - média de 0,75 gol/jogo
TOTAL - 100 jogos - 104 gols sofridos - média de 1,04 gol/jogo
FORA DE CAMPO


O goleiro ainda ganhou mais destaque com os torcedores pela simpatia e educação ao encontrat rubro-negros em eventos, no Barradão e até nas ruas de Salvador. O último evento foi a noite de autógrafos na loja Centauro no Salvador Shopping em janeiro deste ano.
Você pode ler várias entrevistas, matérias e ver muitas fotos de Viáfara no blog criado pela torcedora do Vitória Naty Colucci: http://viafaraparedao.blogspot.com/
Por: Lucas Serra
Homenagem mais que merecida. Viáfara é um grande jogador e uma ótima pessoa fora de campo. Parabéns! Que ele posso nos dar muitas alegrias.
ResponderExcluirLucas excelente trabalho cara. Ficou muito bom mesmo! Por essas e outras que ñ deixo de ler esse blog.
ResponderExcluirAgora aguardo ansiosamente seus comentários diante da recusa de Sinval Vieira ao convite feito pelo clube de Itinga.
Abraço!
Homenagem merecida mesmo Vivi.
ResponderExcluirObrigado Tierri!
Sobre Sinval, ainda não sei se vou comentar sobre o assunto, foi algo tão rápido, e ficou parecendo que a notícia foi "plantada".
SRN
Viafára é o cara
ResponderExcluireu te amo viafara lhe idolatro
ResponderExcluir